Вы находитесь на странице: 1из 18

Feira de Santana 2013

Enfermagem 3 Semestre Disciplina: Gentica Humana e Evoluo Orientadora: Vnia Machado Discentes: Clara Zilli; Queite Andrade; Selene Chaguayo; Tcia Carvalho.

CONCEITO
Cncer o nome dado a um conjunto de mais de 100

doenas que tm em comum o crescimento desordenado de clulas, que invadem tecidos e rgos.
Dividindo-se rapidamente, estas clulas tendem a ser

muito agressivas e incontrolveis, determinando a formao de tumores malignos, que podem espalharse para outras regies do corpo. INCA

CNCER DE PELE
A pele composta por duas camadas: a epiderme e

derme, regula a temperatura do corpo, protege contra agentes externos, como luz do sol e calor, contra agentes infecciosos e agentes qumicos.
Os cnceres de pele so muito comuns no Brasil

(25% dos tumores malignos diagnosticados), e a maioria ocorre por causa do excesso de exposio aos raios ultravioleta do sol.

CNCER DE PELE
MELANOMAS: um tipo de cncer de pele que tem origem nos melancitos (clulas produtoras de melanina, substncia que determina a cor da pele) e tem predominncia em adultos brancos, representando apenas 4% das neoplasias malignas do rgo, apesar de ser o mais grave devido sua alta possibilidade de metstase.

CNCER DE PELE
NO MELANOMA: pode apresentar tumores de

diferentes linhagens. Os mais frequentes so carcinoma basocelular, responsvel por 70% dos diagnsticos, e o carcinoma epidermoide, representando 25% dos casos. O carcinoma basocelular, apesar de mais incidente, tambm o menos agressivo.

ORGO AFETADO

GENTICA DA DOENA
Est associado exposio da pele aos raios

ultravioleta da luz solar, que causam quebras no DNA de clulas epiteliais.


Os genes XPC, XPF e P53 esto envolvidos no

mecanismo de reparo de leses de DNA por raios ultravioleta e, consequentemente, da proteo ao cncer de pele.
Estes genes so polimrficos, isto , so mais

ou menos eficazes para o reparo de leses de DNA por raios ultravioleta.

GENTICA DA DOENA
Assim,

indivduos distintos apresentam capacidade diferenciada para o reparo de leses de DNA e herdam esta capacidade de seus ancestrais.

Aqueles com menor habilidade ao reparo de

leses de DNA em clulas epiteliais esto, hipoteticamente, mais suscetveis a tumores cutneos.

SINTOMAS
Feridas na pele; Cicatrizao maior que quatro semanas; Variao na cor de sinais pr-existentes; Manchas que coam, ardem, descamam ou sangram; Aparecimento de uma pinta escura de bordas irregulares.

DIAGNSTICO
MELANOMA : A colorao pode variar do castanho-claro

passando por vrios matizes chegando at cor negra (melanoma tpico) ou apresentar rea com despigmentao (melanoma com rea de regresso espontnea).

O crescimento ou alterao da forma progressivo e se faz no sentido horizontal ou vertical. Na fase de crescimento horizontal (superficial), a neoplasia invade a epiderme (camada mais superficial da pele), podendo atingir ou no a derme papilar superior (camada intermediria da pele).
No sentido vertical, seu crescimento acelerado atravs da espessura da pele, formando ndulos visveis e palpveis.

DIAGNSTICO
NO-MELANOMA: pode apresentar dois tipos de

diagnstico. O carcinoma basocelular diagnosticado atravs de uma leso (ferida ou ndulo), e apresenta evoluo lenta.
O carcinoma epidermoide tambm surge por meio de

uma ferida, porm, evolui rapidamente e vem acompanhado de secreo e coceira.


A maior gravidade do carcinoma epidermoide se

deve possibilidade dele apresentar metstase (espalhar-se para outros rgos).

PREVENO
Como os outros tipos de cncer de pele, o melanoma

pode ser prevenido, evitando-se a exposio ao sol no horrio das 10h s 16h;
O maior fator de risco para o seu surgimento a

sensibilidade ao sol (queimadura pelo sol e no bronzeamento).


Mesmo

em outros perodos recomenda-se a utilizao de proteo como chapu, guarda-sol, culos escuros e filtros solares com fator de proteo 15 ou superior.

OUTROS FATORES DE RISCO


A pele clara, a exposio excessiva ao sol, a histria

prvia de cncer de pele, histria familiar de melanoma, nevo congnito (pinta escura), maturidade (aps 15 anos de idade a propenso para este tipo de cncer aumenta), xeroderma pigmentoso (doena congnita que se caracteriza pela intolerncia total da pele ao sol, com queimaduras externas, leses crnicas e tumores mltiplos) e nevo displsico (leses escuras da pele com alteraes celulares pr-cancerosas).

CONCLUSO
Nas

fases iniciais do cncer, o tratamento geralmente agressivo, com objetivo de cura ou remisso, e isso compartilhado com o doente e sua famlia de maneira otimista. Quando a doena j se apresenta em estgio avanado ou evolui para esta condio mesmo durante o tratamento com inteno curativa, a abordagem paliativa deve entrar em cena no manejo dos sintomas de difcil controle e de alguns aspectos psicossociais associados doena. Na fase terminal, em que o paciente tem pouco tempo de vida, o tratamento paliativo se impe para, atravs de seus procedimentos, garantir qualidade de vida.

REFERNCIAS
Instituto

Nacional do Cncer, disponvel em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal /home, acessado em 04 de abril de 2013 s 10:00hs.

Вам также может понравиться