Вы находитесь на странице: 1из 37

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO-UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS-CESC DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: EDUCAO EM SADE

Caxias/MA 2009

Professora: Magnlia Magalhes

Componentes Emlia Priscila Flvia de Almeida Carvalho Valquria Borges da Silva Wezil Silva Sousa

uma fase de transformaes no corpo, na mente e na forma de relacionamento social do indivduo. nessa etapa da vida que ocorre a maturao sexual. Segundo a Organizao Mundial da Sade, a adolescncia ocorre entre os 10 aos 19 anos de idade.

Busca

de si mesmo e da identidade; Tendncia grupal; Necessidade de intelectualizar e fantasiar (mudar o mundo); Crises religiosas (no acredita em nada ou pode se tornar um fantico); Atitude social reivindicatria (ser do contra);
Separao

dos pais progressiva;

Mudana

de humor constante.

RGOS GENITAIS
MASCULINOS EXTERNOS?
O que se v exteriormente o pnis e o escroto. A extremidade do pnis chama-se glande. A glande est coberta por uma pele elstica, o prepcio. O pnis tem um pequeno orifcio, o meato urinrio, atravs do qual sai a urina e tambm o esperma. O escroto a bolsa de pele rugosa que contm os dois testculos.

QUAIS OS RGOS GENITAIS MASCULINOS INTERNOS?


Os testculos: glndulas que fabricam espermatozides. Os epiddimos: local onde o espermatozides amadurecem. Os canais deferentes: canais atravs dos quais os espermatozides se deslocam at s vesculas seminais. As vesculas seminais: local onde se acumulam os espermatozides e se misturam com o lquido seminal que lhes serve de veculo e de alimento. A prstata: glndula que produz o lquido prosttico de caractersticas semelhantes ao anterior. O conjunto formado pelo lquido seminal e prosttico e pelos espermatozides constitui o smen ou esperma, lquido branco e espesso que sai no momento da ejaculao atravs da uretra. A uretra: canal que atravessa a parte esponjosa do pnis por onde passa a urina e o esperma.

QUAIS OS RGOS GENITAIS FEMININOS EXTERNOS?

Na vulva podemos distinguir os grandes lbios, duas grandes pregas de pele com pelos que cobrem os restantes rgos. Por dentro esto os pequenos lbios, que se unem por cima do clitris, um pequeno rgo saliente extremamente sensvel e que a fonte de maior prazer sexual da mulher. Mais abaixo encontra-se o orifcio da entrada vagina. Entre esta e o clitris h o meato urinrio, por onde sai a urina.

QUAIS SO RGOS SEXUAIS FEMININOS INTERNOS?

Os ovrios: glndulas que produzem os vulos, as clulas reprodutoras femininas; os ovrios so tambm produtores de hormnios sexuais. As trompas de Falpio: dois canais compridos e estreitos que captam os vulos quando saem do ovrio e os conduzem ao tero.

O tero: rgo internamente revestido por uma mucosa onde em caso de gravidez, o vulo fecundado (ovo) se aloja e desenvolve. Todos os meses esta mucosa se modifica, preparando-se para uma possvel gravidez. A vagina: canal flexvel situado entre o tero e o exterior

ADOLESCNCIA
A adolescncia um perodo fundamental do desenvolvimento humano e deve ser considerada a partir dos seguintes aspectos:
Biolgicos
Psicolgicos Sociais

Jurdicos

O responsvel por estas mudanas so os hormnios, que determinam onde e como nosso corpo vai se modificar e/ou crescer. Os hormnios -o estrgeno e a progesterona- produzidos pelo ovrio na mulher e a testosterona- produzido no testculo no homem.

Estas mudanas no acontecem iguais para todos e nem ao mesmo tempo. Importante: cada pessoa tem o seu prprio ritmo de crescimento e desenvolvimento.

As mudanas no menino acontecem mais ou menos nesta seqncia: -Crescem os testculos. - Crescem os plos pubianos. - Cresce o pnis (em dimetro e comprimento). - Crescem os plos do rosto (barba) e das axilas. - Engrossa a voz. -Entre 11 e 16 anos acontece um crescimento muito rpido em altura (chama-se "estiro do crescimento"). - Mais ou menos entre os 13 e 14 anos pode acontecer a primeira ejaculao.

Na menina as mudanas acontecem assim:


As mamas comeam a crescer entre os 8 e 13 anos.
A forma do corpo comea a mudar, a cintura fica mais fina, os quadris se alargam. Crescem os plos das axilas e da regio pubiana. Os rgos genitais tambm mudam: a vagina fica com a parede mais espessa, o tero aumenta de tamanho, aumenta a irrigao sangunea do clitris.

O crescimento em altura se acelera e logo depois acontece primeira menstruao (menarca).Nas adolescentes brasileiras acontece em mdia entre os 12 e 13 anos, podendo variar de adolescente para adolescente;

Os ciclos menstruais marcam um importante marco na vida das jovens.

ASPECTOS PSICOLGICOS

Luto pela infncia (perda do corpo e da identidade infantil e separao dos pais)
Aceitao da definio sexual Maior independncia com responsabilidades

Angstia existencial (busca de si mesmo, da identidade adulta) Incio da busca da realizao pessoal Idealizaes sociais

ASPECTOS SOCIAIS
Corresponde a sada do adolescente do ncleo familiar para o social para integrar-se s estruturas socioculturais da sociedade em que se vive.
O contexto social e cultural no qual este grupo est inserido tem uma grande influncia em suas atitudes, bem como, em suas escolhas.

SEXUALIDADE NA ADOLESCNCIA... responsabilidade

RELAO PRECOCE

A primeira relao costuma acontecer aos 15 anos para as meninas e aos 17 para os meninos.

Fonte: Sec. Sade SP, OMS, SBRASH, Dossi Universo Jovem MTV e Saldiva & Associados

VULNERABILIDADES SEXUAIS NA ADOLESCNCIA:


-

um perodo de mudanas e adaptao ao novo


jeito de ser.

um momento de construo da identidade. Ainda h inabilidade e inexperincia para lidar com as situaes.

A sobrecarga hormonal produz sensao de


agitao, instabilidade segurana, atrao fsica e 19 instabilidade.

RISCOS LIGADOS PRTICA ADOLESCNCIA:


-

SEXUAL NA

Gravidez indesejada. Abortos. Infeces por doenas sexualmente transmissveis, que podem resultar em: esterilidade, perda de rgos, cncer, mal-formao fetal e aborto.

20

A GRAVIDEZ

As relaes sexuais, mesmo que seja a primeira vez ou s uma vez, podem ter como conseqncia a gravidez. Uma gravidez no desejada na adolescncia pode ter conseqncias negativas no desenvolvimento fsico, psicolgico e social da jovem me.

CONSEQUNCIAS DE UMA GRAVIDEZ PRECOCE?

Dificuldade na relao com os pais e familiares. Rejeio dos pais. Dificuldade na relao consigo mesma e em ser aceita pelos outros. Receio de possveis alteraes no relacionamento com o seu namorado.

CONSEQUNCIAS DE UMA
GRAVIDEZ PRECOCE

Abandono da escola Falta de maturidade para educar uma criana Destruio de planos de vida Falta de apoio financeiro para cuidar da criana

gravidez na adolescncia
18% das jovens de 15 a 19 anos j ficaram grvidas alguma vez; 1 em cada 3 mulheres de 19 anos j so mes ou esto grvidas do primeiro filho;

49,1% desses filhos foram indesejados.


Fonte: BENFAN Sociedade para o Bem-Estar Familiar , para o Ministrio da Sade

PANORAMA DA SITUAO DA SADE SEXUAL E


REPRODUTIVA NA ADOLESCNCIA E JUVENTUDE BRASILEIRA

Quanto prtica do sexo seguro (uso do preservativo), 52% dos adolescentes com vida sexual utilizaram o preservativo nas relaes sexuais. (Unicef). 23% dos nascidos vivos so filhos de adolescentes na faixa de 10 a 19 anos (MINISTRIO DA SADE).

Apenas 30% dos jovens usam algum tipo de anticoncepcional na primeira vez, embora 90% conheam bem os mtodos (OPAS).

AIDS
adolescncia

De 1980 at 2006, foram registrados 371.827 mil casos da doena no pas.

Desse total, 4.573 foram registrados entre pessoas de 13 a 19 anos.

Mtodos Contraceptivos

A CONTRACEPO
Contracepo hormonal (plula, injetvel, implante, adesivo) Dispositivo intra-uterino (DIU) Preservativo masculino e feminino Espermicida Abstinncia peridica Contracepo cirrgica (laqueao de trompas e vasectomia) Contracepo de emergncia (plula do dia seguinte)

CAMISINHA MASCULINA

PLULA

ANTICONCEPCIONAL INJETVEL

TABELINHA

Coito Interrompido

ORIENTAO SEXUAL
Pode-se distinguir em heterossexual, homossexual e bissexual. Geralmente, quando se ouve a palavra Homossexualidade associa-se apenas a homens, mas na realidade engloba o sexo masculino e feminino. Os homens designam-se de gays e as mulheres de lsbicas. H poucos anos atrs a homossexualidade era considerada um distrbio psiquitrico que necessitava ser tratado. Hoje acredita-se que a orientao sexual dos indivduos possa ser resultado de fatores biolgicos e ambientais. Muitos investigadores consideram que, em geral, ela j se encontra definida nos primeiros anos de vida.

QUE FAZER SE UM AMIGO OU AMIGA SE ASSUMIR COMO HOMOSSEXUAL / BISSEXUAL?


Ao assumir-se, ele(a) pensar que pode contar com o teu apoio, esta atitude demonstra que tem confiana na vossa amizade. Deves procurar no o/a julgar; deve ser um momento para apreciar a vossa amizade. No reveles a outras pessoas o que te foi contado: o teu/tua amigo(a) quem deve fazer essa escolha. Se tiveres curiosidade, podes sempre fazer perguntas, mas deves estar ciente de que ele(a) nem sempre poder responder a tudo. O importante lembrares-te de que o teu/tua amigo(a) a mesma pessoa de sempre, devendo ficar feliz por ele(a) ter tido a confiana de te revelar algo to importante na sua vida.

Estar na hora? Ser que existe uma idade certa para iniciar a vida sexual?

AJUDAR OS ADOLESCENTES A SE TORNAREM PESSOAS SEXUALMENTE CONSCIENTES E INDEPENDENTES...


Na vida adulta, toda pessoa deve poder ter condies para:

refletir sobre sua sexualidade


escolher COMO vai exercer sua sexualidade decidir com QUEM vai dividir sua sexualidade ter acesso a informaes e meios para desfrutar da sexualidade da melhor forma possvel
35

Вам также может понравиться