Вы находитесь на странице: 1из 18

NOVA AGENDA EM ESTUDOS AVANADOS:

ILEA - GESTO 2012 - 2016

Jos Vicente Tavares-dos-Santos Diretor do ILEA Instituto Latino-americano de Estudos Avanados da UFRGS

Institutos de Estudos Avanados


Estados Unidos: Fundao Russell Sage, de Nova Iorque (1907) Instituto de Estudos Avanados de Princeton (1930). A misso era incentivar a investigao fundamental na rea das cincias e humanidades, estimulando os avanos no conhecimento, mudando a maneira como entender o mundo e aplicar tais descobertas melhoria das condies sociais da vida.

H 47 Institutos de Estudos Avanados Europa, Amrica do Norte, sia, Amrica do Sul e frica. Criados em momentos cruciais: de 1907 a 1963, 5; de 1968 a 1978, 4; e mais 5 at 1991. Desde 1992, assistimos implantao de 33 institutos: Era da Mundializao das Conflitualidades, - Fenmeno acadmico mundial.

Institutos de Estudos Avanados


Duas redes mundiais. SIAS - Some Institutes for Advanced Study UBIAS Institutos de Estudos Avanados baseados em Universidades 37 IEAs Coordenao: Freiburg Institute for Advanced Studies, na Alemanha. IEA - uma instituio para estudos avanados em termos de um compromisso com os mais elevados padres cientficos, voltada pesquisa, reflexo crtica e relevncia social do conhecimento, com a ideia de liberdade permeando a multiplicidade de vises cientficas e humanistas.

BRASIL
Instituto de Estudos Avanados da USP, 1986; ILEA UFRGS (1994); Instituto de Estudos Avanados Transdisciplinares da UFMG (2007); Instituto Mercosul de Estudos Avanados, UNILA (2009); Centro de Estudos Avanados da Unicamp (2009).

ESTATUTO DO ILEA
O ILEA Instituto Latino-americano de Estudos Avanados da UFRGS - tem por finalidade criar condies efetivas para o desenvolvimento de atividades, programas e projetos de abrangncia nacional e internacional que contribuam de forma significativa para o progresso acadmico, cientfico, tecnolgico e cultural. Privilegiadas as propostas de colaborao acadmica interinstitucional, o intercmbio de professores, pesquisadores, tcnicos e estudantes entre Universidades e instituies nacionais e internacionais. As atividades do ILEA abrangem tanto o estudo das cincias quanto o das humanidades, com abordagem multidisciplinar, Instalao do Centro de Informaes e Documentao.

PRINCIPIOS DA NOVA GESTO do ILEA


Programa da Reitoria da UFRGS: uma

Universidade Pblica Com Qualidade, Incluso Social e Sustentabilidade, para construir uma UFRGS criativa, com responsabilidade social, e estimulando a mundializao acadmica. Uma Universidade de Classe Mundial.

PRINCIPIOS DA NOVA GESTO do ILEA


Estratgia Inovao: Nacional de Cincia, da Tecnologia e e da

tecnologias

informao

comunicao; o complexo da Sade, do Petrleo e

Gs,

Aeroespacial

Nuclear;

bio

nanotecnologia; o fomento s energias renovveis e biodiversidade. E a aplicao das pesquisas ao desenvolvimento: a melhoria do Ensino cientfico, a incluso produtiva e as cidades sustentveis.

PRIORIDADES
1. Dilogo interdisciplinar entre as cincias e as humanidades: matemticas, engenharias, cincias da computao, fsica quntica, biologia molecular ; 2. cincias da sade e da medicina, 3. artes, letras, cincias humanas e cincias sociais aplicadas, 4. metodologias informacionais, 5. Por um padro de trabalho cientfico do sculo XXI.

Programas estruturantes
Projetos e atividades, em redes acadmicas interdisciplinares e interinstitucionais, de abrangncia local, nacional e internacional, com o intuito de estimular o avano do conhecimento cientfico e humanstico, fomentar as novas tecnologias, subsidiar as polticas pblicas e promover a divulgao da cincia e da cultura.

PROPOSTAS DE REDES DE PESQUISA

Energias renovveis e Sustentabilidade Sade mental e Preveno Genoma Humano Violncia e Paz Inovao e Desenvolvimento Frum Mundial de Cincia 2013 - Cincia para o Desenvolvimento Global junto com MCT

PROPOSTAS DE REDES DE PESQUISA

Educao em cincia: novos paradigmas; Difuso e acesso ao conhecimento e interesse social; tica na cincia; Cincia e desenvolvimento sustentvel Desenvolver o Ensino Mdio Mundializao e Multiculturalismo: Cidades sustentveis Polticas Pblicas

ESTRATGIAS
Estimular a abordagem transdisciplinar da produo do conhecimento; Participar da Rede Mundial de Institutos de Estudos Avanados baseados em Universidades Pleitear uma Ctedra UNESCO sobre Juventude e Paz; Redes de Pensamento Estratgico e Cenrios de Futuro, envolvendo atores sociais e polticos;

Escola de Altos Estudos da CAPES em convnio com PPGs Cursos de Extenso Ciclo de Conferncias: As Cincias e as Humanidades na Contemporaneidade Cincia e Sociedade, com a ABC ACADEMIA BRASILEIRA DE CINCIA Universidade do Futuro, com ADUFRGS Seminrios e Oficinas

Teleconferncias convenio com o IEA USP Ciclo de cinema A CINCIA NO CINEMA, com PROREXT Galeria de artes visuais, com PROREXT Concertos de cmera: INTERLUDIO, com PROREXT Escolas de Vero Centro de Eventos da FAURGS

Instalao do Centro de Informaes e Documentao da Contemporaneidade Organizar um Sistema de Divulgao cientfica com MCT Seminrio sobre Dilogos Multiculturais com RELINTER (envolvendo as diversas culturas brasileiras e de estudantes estrangeiros) Trabalhar em conjunto com as polticas de aes afirmativas da UFRGS.

MISSO
Garantir no ILEA um espao acadmico de complexidade, interdisciplinaridade, crtica, criatividade; de interao com a sociedade, com as polticas pblicas e com difuso cultural. Participar da formao de cidados e cidads com responsabilidade social em uma cidadania mundial. Estimular as cincias e humanidades a contriburem crtica e criativamente a um tempo de mundializao de esperanas.

MUITO AGRADECIDO.

Вам также может понравиться