Вы находитесь на странице: 1из 17

A hipertenso arterial e o diabetes so as principais causas da insuficincia renal crnica.

A doena um problema de sade pblica mundial: mais de um milho de pacientes no mundo encontra-se em programa de dilise, a terapia renal substitutiva. Cerca de dez milhes de brasileiros tm alguma disfuno renal e mais de 92 mil pacientes fazem hemodilise no pas.

O Diabetes uma sndrome metablica de origem mltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina produzida pelo pncreas responsvel pela manuteno do metabolismo da glicose.

A falta desse hormnio provoca dficit na metabolizao da glicose e, consequentemente, o diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de acar no sangue (hiperglicemia) de forma

DIABETES TIPO I DIABETES TIPO II


O pncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalao da doena ocorre mais na infncia e adolescncia e insulinodependente, isto , exige a aplicao de injees dirias de insulina;

As clulas so resistentes ao da insulina. A incidncia da doena que pode no ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade;

ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, provocado pelo aumento excessivo de peso da me;

Deve ser uma alimentao variada, colorida, seguindo as orientaes da pirmide de alimentos Os carboidratos, protenas e gorduras podem e devem estar presentes nas refeies dos diabticos, desde que sejam proporcionais s necessidades do indivduo. J em relao aos doces, recomenda-se que sejam consumidos esporadicamente, ou seja, eles no precisam ser abolidos para sempre.

Nas ltimas dcadas o nmero de hipertensos tem aumentado progressivamente devido a fatores A hipertenso arterial, como maior conhecida popularmente expectativa de vida, como presso alta, uma maior incidncia de das doenas mais obesidade, relevantes no mundo, sedentarismo e acometendo cerca de um tero da populao adulta. maus hbitos alimentares.

dores no peito dor de cabea Tonturas zumbido no ouvido fraqueza viso embaada e sangramento nasal.

Deve ingerir potssio, escolhendo alimentos como feijo, ervilha fresca, vegetais verde-escuros, banana, melo, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata doce e laranja. Preparar todos os alimentos sem sal. Usar temperos naturais vontade: limo, alho, cebola, orgo, cominho, coentro, manjerico etc. Temperar a salada com azeite Dar preferncia a peixe ao frango e ao per e carne magra de boi. Trocar o po salgado por po doce ou bolacha doce. Consumir no mximo um po (com sal) por dia.

Comer verduras, legumes e frutas diariamente. Sempre que possvel, crus. Preferir, ao preparar os alimentos, o leo de soja, milho ou girassol. Preparar alimentos grelhados, assados, refogados sempre usando um pouco azeite, evitar fritos. Ao consumir derivados de leite, comer apenas queijo sem sal, do tipo branco, ou queijo fresco Eliminar o consumo de bebidas alcolicas. Beber no mximo trs xcaras pequenas de caf por dia.

uma diminuio lenta e progressiva da funo renal que acarreta o acmulo de produtos da degradao metablica no sangue.

Como deve ser a alimentao do IRC?


Carne de porco e vaca magras, aves e carne de caa Todo o tipo de peixe fresco Fruta cozida ou assada (rejeitar a gua de cozer a fruta) Arroz, massa, batata, po sem sal, bolachas Maria e araruta Farinha tipo maizena, tapioca, araruta, flocos de arroz ou de mel Acar, mel, compotas, doce, marmelada, gelatina, arroz doce sem ovos, leite creme, bolos simples sem chocolate Azeite, leo vegetal e manteiga sem sal.

A hipertenso arterial reconhecidamente o fator de riscos mais importantes sobre a progresso da leso renal em populaes diabticas ou no. A dieta alimentar fundamental para o controle da diabetes, da hipertenso e doenas renais. Se o indivduo seguir corretamente a forma de tratamento, ele possuir menores chances de desenvolver alguma doena cardaca, tendo uma melhor qualidade de vida.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
WWW.nutricaoempauta.com.br

www.gastronomias.com

www.drauzivarella.com.br

www.tuasaude.com

www.nutricio.com.br

Вам также может понравиться