Вы находитесь на странице: 1из 72

Curso: Engenharia Civil

Biosfera: Conceitos bsicos


Ecologia das Comunidades
Dinmica das Populaes

Disciplina: Cincias do Ambiente ECAM1

Ecologia
Pela palavra ecologia, queremos designar o conjunto de conhecimentos relacionados com a economia da natureza - a investigao de todas as relaes entre o animal e seu ambiente orgnico e inorgnico, incluindo suas relaes, amistosas ou no, com as plantas e animais que tenham com ele contato direto ou indireto, - numa palavra, ecologia o estudo das complexas inter-relaes, chamadas por Darwin de condies da luta pela vida.
Foi assim que Ernest Haeckel, em 1870, definiu ecologia.

Ecossistemas
Um conjunto de comunidades (elementos biticos) interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ao dos fatores abiticos. Dentro do conceito de ecossistema, ainda cabe definirmos o conceito de hbitat, pelo qual entendemos o ambiente fsico o qual ocorre(m) uma(s) determinada(s) espcie(s). Ex.: O hbitat do lobo guar o cerrado. E nicho ecolgico que a funo da espcie e suas relaes com as demais espcies da comunidade. Ex.: lobo predador/competidor etc.

Homeostase Reciclagem da matria & Fluxo de Energia Energia: Sol Autotrfos Hetertrofos Energia til calor SOL constante solar (2 cal/cm2/min) Reflexo (albedo) & absoro clima Cadeias Alimentares

Fluxo de energia nos ecossistemas


A luz solar representa a fonte de energia externa sem a qual os ecossistemas no conseguem manter-se. A transformao (converso) da energia luminosa para energia qumica, que a nica modalidade de energia utilizvel pelas clulas de todos os componentes de um ecossistema, sejam eles produtores, consumidores ou decompositores, feita atravs de um processo denominado fotossntese. Portanto, a fotossntese - seja realizada por vegetais ou por microorganismos - o nico processo de entrada de energia em um ecossistema.

Muitas vezes temos a impresso que a Terra recebe uma quantidade diria de luz, MAIOR do que a que realmente precisa.
De certa forma isto verdade, uma vez que por maior que seja a eficincia nos ecossistemas, os mesmos conseguem aproveitar apenas uma pequena parte da energia radiante.

Existem estimativas de que cerca de 34% da luz solar seja refletida por nuvens e poeiras; 19% seria absorvida por nuvens, oznio e vapor de gua.

Do restante, ou seja 47%, que chega a superfcie da terra boa parte ainda refletida ou absorvida e transformada em calor, que pode ser responsvel pela evaporao da gua, no aquecimento do solo, condicionando desta forma os processos atmosfricos. A fotossntese utiliza apenas uma pequena parcela (1 a 2%) da energia total que alcana a superfcie total. importante salientar, que os valores citados acima so valores mdios e no especficos de alguma localidade. Assim, as propores podem - embora no muito - variar de acordo com as diferentes regies do Pas ou mesmo do Planeta.

...Continuando...

Homeostase Reciclagem da matria & Fluxo de Energia Energia: Sol Autotrfos Hetertrofos Energia til calor SOL constante solar (2 cal/cm2/min) Reflexo (albedo) & absoro clima Cadeias Alimentares

...cadeias alimentares
Como podemos notar, os ecossistemas possuem uma constante passagem de matria e energia de um nvel para outro at chegar nos decompositores, os quais reciclam parte da matria total utilizada neste fluxo. A este percurso de matria e energia que se inicia sempre por um produtor e termina em um decompositor, chamamos de cadeia alimentar.

Componentes de uma cadeia alimentar


Obrigatoriamente, para existir uma cadeia alimentar devem estar presentes os produtores e os decompositores. Entretanto no isso o que acontece na realidade, pois outros componentes esto presentes. Desta forma a melhor maneira de se estudar uma cadeia alimentar, atravs do conhecimento dos seus componentes, ou seja, toda a parte viva (fatores biticos) que a compe. Os componentes de todas as cadeias de uma forma geral podem ser enquadrados dentro das seguintes categorias:

Produtores - so todos os seres que fabricam o seu prprio alimento, atravs da fotossntese, sendo neste caso as plantas, sejam elas terrestres ou aquticas; Animais - os animais obtm sua energia e alimentos comendo plantas ou outros animais, pois no realizam fotossntese, sendo, portanto incapazes de fabricarem seu prprio alimento. Decompositores - apesar da sua importncia, os decompositores nem sempre so muito fceis de serem observados em um ecossistema, pois sendo a maioria formada por seres microscpicos, a constatao da sua presena no uma tarefa to fcil.

A cada grupo de organismos com necessidades alimentares semelhantes quanto fonte principal de alimento, chamamos de NVEL TRFICO. Em cada nvel, temos um grupo de organismo com as mesmas caractersticas alimentares;
isto que dizer que consumidores primrios somente alimentam-se de itens de origem vegetal; consumidores secundrios, por sua vez, so carnvoros assim como os tercirios. Cabe ressaltarmos, no entanto, que tanto os consumidores secundrios quanto os tercirios podem ocasionalmente, ou complementarmente, alimentar-se de vegetais, no sendo porm este, o seu principal item alimentar.

algas caramujos peixes carnvoros aves aquticas decompositores.

Folhas de uma rvore gafanhoto ave jaguatirica decompositores

Exemplos de cadeia de maior complexidade (teias alimentares) Podemos notar entretanto, que a cadeia alimentar no mostra o quo complexas so as RELAES TRFICAS em um ecossistema. Para isso utiliza-se o conceito de TEIA ALIMENTAR o qual representa uma verdadeira situao encontrada em um ecossistema, ou seja, vrias cadeias interligadas ocorrendo simultaneamente.

Os esquemas abaixo exemplificam melhor este conceito de teias alimentares:


Teia alimentar em ecossistema aqutico

Teia alimentar em ecossistema terrestre

Produtividade Primria
Como visto, uma parcela da energia solar absorvida pelos produtores que a utilizam para elaborao dos compostos orgnicos pela fotossntese. A quantidade de material assim produzido num dado perodo de tempo define-se como a produtividade bruta do universo considerado (ecossistema, plantao, indivduo).

Produtividade Primria Lquida (PPL)


Uma parcela da energia potencial acumulada pela fotossntese gasta no prprio metabolismo dos produtores. A poro restante do que foi produzido que utilizvel como alimento pelos consumidores denomina-se Produtividade Primria Lquida.

Em um mesmo ecossistema varia significativamente de acordo com a idade do indivduo e a estao do ano. Assim como varia entre os diferentes ecossistemas. Ex. clima temperado
lago 800 kcal/m2/ano - lago poludo 2400 kcal/m2/ano

Florestas

Clima

Produtividade*
4.800 11.200 20.000

Decduas Temperado Confera Tropical fluvial Tropical

Culturas Agrcolas
Anual Perene Anual Perene Temperado Temperado Tropical Tropical 8.800 12.000 12.000 30.000
* kcal/m2/ano

Devido as perdas de energia em cada nvel trfico as cadeias alimentares so relativamente curtas. Podemos representar essa estrutura por meio de uma pirmide sendo a pirmide energtica a mais importante e representativa. Define-se a relao de energia entre os diferentes nveis da cadeia alimentar como eficincia ecolgica. (Em mdia 10%)

Fatores que controlam a PPL


Disponibilidade de gua, intensidade luminosa, quantidade de sais minerais...
Ex.: desertos e zonas pelgicas dos oceanos.

O conjunto dos ecossistemas da Terra produz 31 bilhes toneladas de matria por ano sendo 2/3 pelas florestas.

Seres humanos + animais domsticos = >6% PPL biosfera & grandes quantidades de fibras Aumento da produtividade = Irrigao Ampliao rea agrcola Reciclagem nutrientes fundo dos mares Melhoria rendimento das culturas Aumento PPL adio fluxo suplementar de E Trabalho humano/animal/combustveis

Sucesso Ecolgica
Fase inicial estabilidade Estgios ou sries = comunidades transitrias Comunidade pioneira clmax O processo leva o ecossistema a um crescente desenvolvimento das relaes inter-especficas, principalmente o mutualismo. Os organismos tendem a aumentar de tamanho e seus ciclos vitais a tornarem-se mais longos.

Relaes harmnicas As relaes harmnicas so aquelas em que pelo menos um dos organismos beneficiado, sem claro prejudicar o outro. Podem ser entre a mesma espcie, ou espcies diferentes. As primeiras so: COLNIAS - Ex.: nas colnias, os indivduos so ligados fisicamente, ou seja, vrios indivduos formando o conjunto que a colnia. Neste tipo de relao pode ocorrer a diviso de trabalho ou no entre as partes. A caravela (celenterado) um caso em que ocorre a diviso de trabalho. Recifes de coral, agrupamentos de bactrias, e o bolor do po, correspondem ao caso em que no ocorre a diviso de trabalho. SOCIEDADE - Nas sociedades, os indivduos no so unidos fisicamente entre si. So caracterizadas pela diviso de trabalho, como no caso dos cupins, formigas e abelhas.

J em relao s espcies diferentes, so as seguintes:

1- MUTUALISMO - Nesta interao, as duas espcies envolvidas so beneficiadas e a associao obrigatria para a sobrevivncia de ambas. Um dos casos mais interessantes o da associao entre algas e fungos, formando os liquens. Os fungos abrigam as algas, e so alimentados pelas mesmas. 2- PROTOCOOPERAO - Nesta interao, as duas espcies envolvidas so beneficiadas, porm elas podem viver de modo independente sem que isso possa prejudic-las. Um exemplo a nidificao coletiva de algumas aves, tais como as garas. J em relao s espcies diferentes, so as seguintes: 1- MUTUALISMO - Nesta interao, as duas espcies envolvidas so beneficiadas e a associao obrigatria para a sobrevivncia de ambas. Um dos casos mais interessantes o da associao entre algas e fungos, formando os liquens. Os fungos abrigam as algas, e so alimentados pelas mesmas. 2- PROTOCOOPERAO - Nesta interao, as duas espcies envolvidas so beneficiadas, porm elas podem viver de modo independente sem que isso possa prejudic-las. Um exemplo a nidificao coletiva de algumas aves, tais como as garas.

Relaes desarmnicas As relaes desarmnicas, nas quais uma espcie, necessariamente sempre prejudicada pela ao de outra, so as seguintes: COMPETIO - uma relao na qual indivduos da mesma espcie ou de espcies diferentes disputam pelos mesmos recursos. Estes recursos podem ser alimento, espao, luminosidade, etc. Exemplos: por territrio: ces, lobos, pssaros; por luminosidade: plantas de uma floresta; por alimentos: insetos comedores de gros e o homem. CANIBALISMO - O canibalismo uma relao entre indivduos da mesma espcie. No canibalismo, um animal mata outro da sua prpria espcie para se alimentar. A aranha viva-negra e a fmea do louva-adeus so exemplos de canibalismo. Em ambos os casos, as fmeas devoram os machos aps a cpula (ato sexual).

3. PARASITISMO - O parasitismo uma relao entre indivduos de espcies diferentes, onde uma espcie beneficia-se prejudicando outra. no parasitismo a espcie beneficiada chamada parasita, enquanto a prejudicada chama-se hospedeiro. Os parasitas podem viver sobre (ectoparasitas) ou dentro (endoparasitas) do corpo do hospedeiro. Exemplos: o piolho e o homem - ectoparasita a pulga e o cachorro - ectoparasita a lombriga e o homem endoparasita

4.PREDATISMO - O predatismo uma relao entre indivduos de espcies diferentes. No predatismo, um animal mata o outro de espcie diferente para alimentarse. o caso das aves de rapina, das onas e do prprio homem. Animais que se alimentam de plantas tambm so predadores, como o caso do gafanhoto, do boi, etc.

5. AMENSALISMO - Nesta interao, uma das espcies, que nem se beneficia e nem se prejudica, elimina substncias que inibem o crescimento ou a reproduo de outra. o caso de bactrias patognicas inibidas pelos antibiticos ou da fauna marinha inibida por dinoflagelados, quando ocorrem as mars vermelhas. 6. NEUTRALISMO - As duas espcies so independentes; nenhuma delas tem influncia sobre a outra.

Amplificao Ecolgica
Um aumento de concentrao de determinados elementos e compostos qumicos notadamente os poluentes da gua, medida que se avana na cadeia alimentar. Essa concentrao crescente deve-se assimilao pelo organismo deses compostos quando da sntese dos tecidos ou gorduras. 1 lei termo nvel trfico anterior (10%) Poluente recalcitrante Poluente lipossolvel

...Terminando... Homeostase Reciclagem da matria & Fluxo de Energia Energia: Sol Autotrfos Hetertrofos Energia til calor SOL constante solar (2 cal/cm2/min)

Reflexo (albedo) & absoro CLIMA


Cadeias Alimentares

BIOMAS
A superfcie da Terra apresenta uma grande diversidade de hbitats em funo da: - variao do clima; -distribuio de nutrientes, topografia etc.

Que leva ao surgimento de uma grande variedade de seres vivos pois essa diversidade decorre da capacidade dos indivduos e da espcie como um todo de se adaptarem s condies locais.

Em decorrncia deste fato, podemos dividir o nosso planeta em regies de grande extenso onde se desenvolveu predominantemente um determinado tipo de vida. Esses grandes ecossistemas so denominados BIOMAS e distribuem-se na superfcie terrestre grande parte em funo da LATITUDE, uma vez que o clima varia de acordo com ela. Alm do clima, o solo importante na distribuio dos biomas e estes dois fatores com a vegetao, se inter-relacionando e afetando um ao outro. (limites floresta - cerrado caatinga).

Assim, as espcies que se ajustam melhor a um dado conjunto de condies abiticas

e sempre interagindo com as demais espcies


desenvolvem comunidades com determinados mecanismos de adaptao ao meio ambiente

que tendem a faz-las sobreviver e a proliferar em tal ambiente.

Mas nem s de terra firme feito planeta...

75% da superfcie do nosso planeta ocupada pelas guas.

Planeta Terra?

importante ou devemos ignorar?

No importante apenas porque um desafio para a engenharia...

...nem sempre superado!

Diferenas nos ecossistemas aquticos:


Nos ecossistemas terrestres a GUA limitante. Nos ecossistemas marinhos a LUZ limitante. Variaes de temperatura mais pronunciadas no meio terrestre calor especfico da gua. Meio terrestre circulao do ar assegura a distribuio e reciclagem de gases Na gua oxignio pode ser limitante. O meio aqutico requer esqueletos menos rgidos dos seus habitantes do que o meio terrestre j que o empuxo do ar inferior ao da gua.

ECOSSISTEMAS
Terrestres Aquticos

BIOMASSA:
vegetal terrestre >> vegetal aqutica

CADEIAS ALIMENTARES:
(componentes)

Aquticos >>> terrestres

Ecossistemas aquticos: gua doce ou gua salgada


gua doce at 0,5 g/L gua marinha mdia ~35 g/L Seres aquticos trs categorias conforme o modo de vida:
Plnctons suspenso, acompanha as correntes. Bentos fixos ou mveis, organismos vivem na superfcie slida submersa. Nctons meios de locomoo prpria.

Ecossistemas de gua doce


Lnticos (calmo) lagos e pntanos. Lticos (lavado) os rios, nascentes e corredeiras. Tipos de vida algas (principal grupo produtor); moluscos, insetos aquticos, crustceos, peixes (os principais consumidores) alm de bactrias e fungos responsveis pela decomposio da matria orgnica.

RIOS
Os cursos esto intimamente relacionados com o ambiente a seu redor dependendo dele para o suprimento de energia pois os produtores nos cursos dgua no so suficientes ecossistemas abertos. Fatores essenciais no povoamento dos rios: velocidade da corrente, natureza do fundo, a temperatura, a oxigenao e a composio qumica das guas.

Rio Nilo & Mar Vermelho

A temperatura das guas correntes acompanha a do meio externo mas com menor amplitude de variao. nascentes constantes. Oxigenao abundante (agitao, rea de contato, profundidade)

Lagos
Aqui enquadram-se todos os ecossistemas de guas paradas, ou lnticos (de lenis, calmo); alm de lagos, temos tambm represas e tanques . A produtividade depende de sua profundidade e idade geolgica e do recebimento de nutrientes do exterior oligotrficos e eutrficos.

Oceanos
Os oceanos, so grandes (cobrem 70% da superfcie terrestre), profundos e contnuos, pois todos - Pacfico, Atlntico e ndico - so interligados; as principais caractersticas destes ecossistemas esto relacionadas as correntes, provocadas pelos ventos e a prpria rotao da Terra, e tambm a salinidade; Atenua os impactos do aumento do CO2 Zona euftica 200m; Zona aftica. Plataforma continental produtores fitoplncton; recifes de coral alta diversidade, eficincia na reciclagem de nutrientes.

Esturios
Existem tambm, uma srie de regies que no poderiam ser enquadradas nem como ecossistemas aquticos, e nem como terrestres. Seriam: Mangue - Na verdade, o correto chamar-se de manguezal e no mangue, pois a denominao vem da grande quantidade desta planta, ou seja, o mangue. Trata-se de um ecossistema pantanoso, constantemente alagado com uma vegetao arbustiva e uma fauna caracterizada pela grande presena de siris e caranguejos. O mangue ocorre geralmente junto a desaguadouros de rios e/ou prximos a praias. Paredes rochosos e praias - Ambos ecossistemas so fortemente influenciados pela gua do mar, seja atravs das mars, ou da presso exercida pela gua. Brejos - Qualquer rea que fique coberta por gua doce, pelo menos em alguma poca do ano considerado um alagado; uma das espcies vegetais mais comuns neste tipo de ecossistema a Taboa. Os brejos tambm so importantes, pois abrigam uma grande variedade de espcies de aves e mamferos aquticos ou semi-aquticos.

Manguezal

Ecossistemas Terrestres
Florestais - Podem ser formados no Brasil por vegetao de cerrado, caatinga, matas ciliares, mata atlntica e floresta amaznica; sendo caracterizados por apresentar uma grande estratificao, ou seja, existem plantas e animais ocorrendo em diferentes alturas (estratos); Campos e pastagens - Compostos principalmente por vegetao rasteira onde predominam as gramneas. A fauna por sua vez, caraterizada pelo predomnio de animais herbvoros e granvoros (que se alimentam de gros) tais como roedores (ratos), pequenas aves e cervdeos (veados).

Dunas - No Brasil, no existem desertos, e sim dunas que ocorrem em algumas regies (Sul e Nordeste), e caracterizamse por apresentarem solos arenosos, vegetao rasteira - porm escassa - e uma fauna pouco diversificada.

TUNDRA FLORESTA DE CONFERAS FLORESTAS TEMPERADAS DE FOLHAS CADUCAS FLORESTAS TROPICAIS CAMPOS DESERTOS

Tundra

Taiga

Floresta temperada - decdua

Savana - campos

Deserto

Вам также может понравиться