Вы находитесь на странице: 1из 30

Aparelho Genital Masculino

Biloga Espec. Priscila Gorete

Distribuio: - Testculos (gnadas masculinas) - Ductos genitais - Glndulas acessrias - Estruturas de suporte : Pnis Escroto
Funes: - formao de espermatozides - produo de hormnios sexuais - liberao de gametas no trato reprodutor feminino

(+-250)

Testculos

Desenvolvimento
Cavidade abdominal No perodo fetal descem para o saco escrotal Peritnio tnica vaginal cavidade serosa recobre poro antero-lateral Poro posterior vasos e nervos

Sistema Genital Masculino


Testculos
Produzem espermatozides e secretam hormnios sexuais masculinos.

Ductos genitais
Situados no interior dos testculos os tbulos retos e a rede testicular. Situados fora dos testculos os tbulos eferentes; o ducto epididimrio, o ducto deferente e o ducto ejaculatrio.

Glndulas anexas
Vesculas seminais, prstata e glndulas Bulbouretrais

Pnis

Testculo

Cpsula conjuntivo denso irregular tnica albugnea divide o testculo em septos (200 a 300 lbulos) 1 a 4 tbulos seminferos

Testculos
Funo
Gametognese Esteroidognese
Testosterona. Desenvolvimento dos espermatozides. Desenvolvimento, crescimento e manuteno das glndulas e caractersticas sexuais secundrias.

Secretam fluidos (funes)


Transporte Manuteno Maturao

Tbulos Seminferos

Epitlio estratificado complexo


Clulas de Sertoli
Cilndricas, no proliferam Ncleo ovide, grande Nuclolo evidente Prolongamentos laterais e apicais Junes oclusivas comunicantes Circulam as clulas germinativas Funes Suporte Barreira hematotesticular Fagocitose Secretar fluidos, inibina Sofre ao do FSH

Tbulos Seminferos Epitlio estratificado complexo


Clulas intersticiais de Leydig
No tecido conjuntivo frouxo, entre os tbulos seminferos
Produzem TESTOSTERONA

Pea intermediria

Cabea, com ncleo com 23 cromossomos, acrossoma entra em contato com a membrana celular, contm enzimas como neuraminidase, hialuronidase, fosfatase cida e acrosina. Reao acrossmica espermatozide e ovcito A cauda responsvel pela maior parte do comprimento

Ductos Genitais - Ductos Intratesticulares


Tbulos Retos Aps os tbulos seminferos, retos e curtos Formados por: Clulas de Sertoli. Clulas epiteliais cbicas com microvilos curtos. Tecido conjuntivo denso. Rede Testicular Revestida por: Clulas epiteliais cbicas a pavimentosas, alguns microvilos. Dessa rede partem 8 a 15 tbulos eferentes.

Ductos Genitais - Ductos Extratesticulares


Tbulos Eferentes 8 a 15 tbulos Epitlio simples e pseudoestratificado cilndrico ciliado Fina camada de msculo liso Ducto Epididimrio Um nico ducto, intensamente enovelado, msculo liso Epitlio pseudoestratificado cilndrico com microvilos imveis (estereoclios) Fagocitam restos celulares e fluido Ducto Deferente (at a prstata) Tubo reto, parede espessa, 2 camadas de msculo liso Epitlio pseudoestratificado cilndrico com estereoclios Ducto Ejaculatrio (inicia na prstata e vai at a uretra) Penetra na prstata, termina na uretra como ducto ejaculatrio Epitlio colunar simples

SMEN Espermatozides + fludo das clulas de Sertoli + material das glndulas anexas: - Vesculas Seminais - Prstata - Glndulas Bulbouretrais Volume varia de 1 a 5 ml O nmero de espermatozides (por ejaculao) normalmente varia de 50 a 100 milhes / ml (pode variar de 20 a 250 milhes/ml).

Histofisiologia dos testculos Produz espermatozides e secretam testosterona. Formam cerca de 200 milhes de espermatozides por dia. As clulas de Sertoli secretam fluido que atua na nutrio e transporte.
LH atua sobre as clulas de Leydig. (luteinizante) FSH induz as clulas de Sertoli a sintetizarem a protena de ligao a andrognio (ABP), que se liga a testosterona, evitando a sua sada e elevando o nvel no local para manter a espermatognese. (folculo estimulante)

Fatores que interferem na espermatognese


Deficincias nutricionais Temperatura testicular elevada
Varicocele Sauna Febre Vestimentas

Hormnios, antiandrognicos, estrognios Infeces locais ou gerais Drogas, lcool Radiao, choque eltrico Caxumba orquite uni ou bilateral Criptorquidia quando os testculos no descem no perodo fetal, ocorre inibio da espermatognese, no ocorrendo inibio de produo dos hormnios sexuais masculinos.

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

Estrutura da Mama

HOMOLOGIA DOS RGOS GENITAIS EXTERNOS

Tubas uterinas

Infundbulo

Ovrio
Ovrio Endomtrio
Ligamento dos ovrios

tero Colo do tero

Vagina

Aparelho reprodutor feminino

HORMNIOS FEMININOS
HIPOTLAMO Fatores liberadores de gonadotrofinas PUBERDADE

ADENOHIPFISE Liberao de gonadotrofinas

FSH

LH

Estimula o desenvolvimento dos folculos ovarianos

Estimula a ovulao

CICLO MENSTRUAL
1 dia do ciclo 1 dia da menstruao. Ovulao ocorre sempre por volta do 14 dia antes da prxima menstruao dia da menstruao (n) 14 = dia da ovulao.

Perodo frtil geralmente entre 7 e 9 dias no ms 3 a 4 dias antes da ovulao + ovulao + 3 a 4 dias aps a ovulao viabilidade dos gametas.

CICLO MENSTRUAL
Ex.: Uma mulher com ciclo regular de 28 dias, menstruou no dia 22 de setembro. Qual a data provvel da prxima ovulao e do prximo perodo frtil? Considere o perodo frtil como sendo de 9 dias.
22 23 24 03 25 04 26 05 27 06 28 07 29 08 30 09]

[01 02

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

NIDAO

HORMNIOS DA GRAVIDEZ
1- Gonadotrofina corinica humana (HCG): hormnio glicoproteco, secretado pelas clulas do trofoblasto aps nidao mantm o corpo lteo manuteno das taxas de progesterona e estrognio manuteno da gravidez, inibio da menstruao e ausncia de nova ovulao.

Concede imunossupresso mulher no rejeio do embrio. Tem atividade tireotrfica. Estimula a produo de testosterona pelas clulas de Leydig do testculo fetal diferenciao sexual do feto do sexo masculino. Por volta da 15 semana de gestao, com a placenta j formada e madura produzindo estrgeno e progesterona, ocorre declnio acentuado na concentrao de HCG e involuo do corpo lteo.

HCG

Вам также может понравиться