Вы находитесь на странице: 1из 10

Universidade Estadual do Cear - UECE XXI Semana de Educao (UECE) Em defesa da Educao Pblica Gratuita: Uma anlise histrico-crtica

Precarizao do Trabalho no Capitalismo Contemporneo: Uma crtica luz da ontologia marxista

Autora: Sarah de Andrade Cunha Marques (andrade.sarah23@hotmail.com) Co- autora : Stephanie Barros (teh_barros@yahoo.com.br)

Objetivo:

Uma anlise da precarizao da educao no contexto da crise estrutural do sistema capitalista, a luz da ontologia marxista

Metodologia

Pesquisa Bibliogrfica de cunho marxista Levantamento bibliogrfico a partir de trs aspectos :

1 ) A ontologia do trabalho 2 ) A crise estrutural do capital 3) O processo de precarizao da educao na crise do sistema capitalista

ONTOLOGIA DO

TRABALHO

O trabalho como condio bsica e fundamental de toda a vida humana e em tal grau que, at certo ponto, podemos afirmar que o trabalho criou o prprio homem ( Engels, 1876 ) O gnero humano resultante de um processo histrico, originrio do trabalho e da construo de ferramentas para agir na natureza O homem, sendo um ser histrico est sempre a produzir algo novo a partir de suas necessidades

A produo do novo um dos traos ontologicamente mais marcante do trabalho : ele sempre remete para alm de si prprio
O trabalho humanizador e uma atividade eminentemente social

A CRISE ESTRUTURAL
No mbito capitalista :

DO

CAPITAL

O trabalho no necessrio formao do ser social O trabalho torna-se estranho ao trabalhador

Os trabalhadores so constrangidos a vender-se, so mercadorias


( Marx e Engels, 1848 )

A crise do sistema econmico capitalista (Silva, 1995 e 2002), gerou a necessidade do uso de novos termos para explicar situaes de trabalho incomuns ao prprio sistema :

(...) o termo precarizao do trabalho tenta dar conta das formas de ocupao do homem no mundo do trabalho que se efetivam por fora do registro em contrato de trabalho assalariado tradicional. Nesta situao decorre que as condies do trabalhador encontrado nessa relao levam a um padro inferior condio de assalariamento ( Silva, 2005, p.40 )

PROCESSO DE PRECARIZAO DA

EDUCAO NO SISTEMA CAPITALISTA


Uma das formas encontradas para evitar que se cumpra a mxima Trabalhadores do mundo inteiro univos foi o processo de precarizao do trabalho com um elemento central do regime flexvel: a Terceirizao (Silva,2005)

Consequncias para o trabalhador no que diz respeito a terceirizao do trabalho :


Reduo dos salrios e benefcios; Rotatividade dos trabalhadores no local de trabalho; Aumento da jornada de trabalho; Perda da possibilidade de ascenso na carreira

O conhecimento tornou-se moeda fluente no mercado Mercantilizao do Ensino: Cursos de graduao privados e aligeirados (no mximo 2 anos e meio) e de baixa qualidade; Os professores com diplomaes alm da graduao(Especializaes, Mestrados, Doutorados) no recebem o equivalente, tendo assim o seu trabalho desvalorizado

CONSIDERAES FINAIS

A emancipao humana o meio para superarmos o capitalismo, evitando assim a continuidade da explorao do homem pelo homem Reafirmas a possibilidade dessa emancipao, superando os limites da liberdade, igualdade, fraternidade e, porque no dizer da cidadania e da democracia ( Silva, 2005 )

BIBLIOGRAFIA

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho ? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. So Paulo : Cortez, Unicamp. 1995.

ENGELS, Friederich. O papel do trabalho na transformao do macaco em homem. Neue Zeit, 1876.
MARX, Karl, ENGELS, Friederich. Manifesto do Partido Comunista. 1848

_____________. Os sentidos do trabalho : Ensaios sobre a afirmao e a educao do trabalho. 6 edio. So Paulo. Boitempo Editorial, 2002.
SILVA, Solonildo A. O caminho lato sensu da precarizao do trabalho docente universitrio na UECE. Dissertao de Mestrado. Fortaleza, 2005.

TONET, Ivo. Educao e Formao Humana. 2006

Вам также может понравиться