Вы находитесь на странице: 1из 15

Voc j se perguntou como funciona o mouse ptico ?

Onde estar a fsica dele? Tem vontade de descobrir ? Ento vamos entender!

Uma breve Historia.


O surgimento do mouse se deu em 1968, graas ao trabalho do pesquisador americano Douglas C. Engelbart e sua equipe. Naquela poca, o dispositivo apresentado no lembrava nem um pouco os modelos que encontramos hoje e sequer tinha esse nome. Na verdade, se chamava XY Position Indicator For a Display System, consistia numa espcie de caixa de madeira com um cabo e um nico boto, e foi feito de maneira artesanal. Apesar de parecer to primitivo, esse dispositivo tinha praticamente a mesma funo dos mouses de hoje, mas se mostrou pouco prtico, j que, naquela poca, os computadores eram incapazes de processar recursos grficos avanados e trabalhavam, essencialmente, com texto, no havendo, portanto, aplicao prtica para a inveno.

Algumas imagens

Na poca Douglas Engelbart vendeu a patente do "X-Y Position Indicator" (mouse) por US$ 10.000. Nestes anos que passaram centenas de milhes de computadores e certamente um nmero igual ou maior de mouses foram vendidos. Se Engelbart tivesse ficado com a patente, teria ficado muito rico. Em 10 de abril de 1997, Engelbart recebeu em Washington o prmio Lemelson-MIT de US$ 500 mil, um dos principais prmios do mundo para inventores.

Mouses pticos
Os mouses pticos recebem esse nome porque sua principal caracterstica o uso de um mecanismo ptico no lugar de uma esfera para orientar a movimentao do cursor na tela do computador. A vantagem desse esquema que, por no haver peas mveis dentro do dispositivo, o seu tempo de vida til maior, o volume de sujeira acumulada internamente muito menor (s vezes, inexistente) e a preciso de movimentos aumenta por causa da maior sensibilidade do mecanismo ptico, fazendo com que mouses pticos sejam ideais para tarefas cotidianas e at para jogos e atividades profissionais.

O primeiro e mais conhecido princpio.


O princpio da reflexo.
A luz emitida por uma LED (Diodos emissores de luz) , esta LED emite luz a uma freqncia que pode variar de 1500 e 2000 vezes por segundo, ou seja, 1500 hz a 2000 hz (hertz). Esta luz atinge a superfcie abaixo do mouse e refletida, retornando assim ao mouse.

como se a superfcie fosse um espelho.

O principio da reflexo utilizado em muitos objetos.


Telescpios Sensores de movimento Em sensores de automveis. ( Aqueles que voc conhece nos pra-choques)

Aps a luz ser refletida ela atinge um mecanismo chamado de CCD sigla de Charge Coupled Device. Devemos lembrar que a superfcie que o mouse se encontra no totalmente plana mesmo que aos nossos olhos ele seja plana, se observarmos com um microscpio veremos que ela possui pontas como se estivssemos olhando para um relevo.

Madeira

Resoluo da rede atmica dos tomos de grafite em duas dimenses.

A luz que atinge o CCD, captada por ele, como se o mouse estive-se tirando milhares de fotos da superfcie em menos de um segundo, essas fotos so comparadas umas com as outras e ento se a superfcie mudar a foto muda e o mouse entende que voc mexeu ele de lugar, e manda uma mensagem para o computador mexer o cursor. O CCD o mesmo que voc tem em cmeras digitais e nele que esta mais um efeito fsico.

CCD

Como funciona o CCD?


O CCD funciona atravs do efeito fotoeltrico. O que ser o efeito fotoeltrico? Como funciona, quem o explicou?

Ento j sabemos que a reflexo faz parte do processo, e que a reflexo um efeito que se observa apenas em ondas, uma pedra no reflete na parede um carro no reflete no poste, ento usamos luz porque ela uma onda e reflete.

Efeito fotoeltrico.
Quando uma placa de metal atingida por luz, a luz gerar uma corrente nesta placa, ou seja a luz faz com que a placa de metal possua uma d.d.p (diferena de potencial nossa famosa voltagem.)

Esta voltagem gerada na placa depende da freqncia da luz que atinge a placa e desta forma pode-se identificar a luz que atingiu a placa, ou seja, sua cor. No nosso casso usamos uma luz monocromtica (s possui uma cor uma freqncia)
Quem o explicou o efeito fotoeltrico? Foi o conhecido fsico Albert Einstein, para explicar este efeito Einstein teve que propor que a luz era uma partcula de energia (ocupa um volume no espao) e que no possua massa, ou seja, sem peso, isto fez com que a luz se tornasse uma partcula . Tempos de pois da explicao dada por Einstein o prncipe Louis de Broglie conseguiu demonstrar que se poderia associar onda com matria e formulou uma equao para demonstrar tal fato.

Isto intrigou os cientistas pois todos acreditavam que a luz era uma onda eletromagntica. Este fato fez com que hoje a cincia acredite na dualidade da luz, o que chamamos de Dualidade Partcula-Onda, quer dizer ela tanto onda como partcula, e o que faz ela se comportar de um jeito ou de outro depende da interao dela com o ambiente.

Para melhor compreender!

Tudo sobre a incertezahttp://br.youtube.com/watch?v=Sd0CsdL8R vo Dr Quatum demostra o exp. fenda duplahttp://br.youtube.com/watch?v=lytd7B0WRM8 Princpios da Mecnica Quanticahttp://br.youtube.com/watch?v=_jzfcTRPub 8

Os pixels
Os pixels so placas metlicas minsculas elas so normalmente do metal chamado de silcio, estas placas so colocadas umas muito prximas das outras em um pequeno espao e ai nos temos o CCD.

Ento quando voc compra uma cmera de 4 Mpixel (mega pixel)quer dizer que existem 4x10 elevado a 6, ou seja, 4000000 pedacinhos de metal no CCD. Voc viu como a luz pode ser dual o mouse uma prova disto no verdade? O efeito fotoeltrico utilizado em diversos mecanismos. *As cmeras digitais *Mouse *As fotoclulas que acendem e apagam a iluminao publica

Bibliografia.
http://www.fisica.net/quantica/curso/efeito_fotoeletrico_introducao.php http://www.algosobre.com.br/fisica/efeito-fotoeletrico-e-seu-teorema.html http://astro.if.ufrgs.br/rad/ccd/ccd.htm http://www.if.ufrgs.br/ast/med/imagens/node14.htm http://www.infowester.com/mouse.php Wikipdia http://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/fismod/mod06/m_s05.html http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/projeto/2005/3/einstein3?cod_orig em=ef1

Вам также может понравиться