Вы находитесь на странице: 1из 6

WEBQUEST

ASER AMNCIO FERREIRA

Foi a primeira obra relacionamento lsbico.

brasileira

expor

um

INTRODUO

O cortio uma das obras literrias mais importante, escrita no Brasil, no final do sculo XIX. Escrita por Alusio Azevedo pode ser analisada como um retrato, embora ficcional, da realidade scio/histrica daquele momento, em mbito mundial (em alguns aspectos). Diante de sua importncia para cultura brasileira e de sua riqueza artstico-literria, faz-se necessria uma leitura ampla e proveitosa desse romance. Sendo assim, de especial importncia o conhecimento prvio de alguns aspectos tericos que favorecero um melhor estudo da obra.

TAREFAS A classe formar equipe com no mximo de seis componentes, devendo ter um aluno fazendo o papel de um historiador, um filsofo e um jornalista; os demais atuaram como figurantes. Caber ao historiador: pesquisar e montar um cartaz sobre o contexto histrico referente ao final do sculo XIX no Brasil e fazer a devida exposio. Ao jornalista: pesquisar a realidade vivida nos cortios do Rio de Janeiro no final do sculo XIX para produzir uma matria sobre o assunto e fazer a devida apresentao. Ao filsofo: pesquisar as correntes filosficas que influenciaram o pensamento no sculo XIX (Determinismo, Positivismo e Darwinismo), bem como produzir uma aula expositiva sobre o assunto, apresentando um texto ilustrado.

PROCESSO
Os alunos devero visitar os sites indicados, fazer as devidas leituras e anotaes sobre o assunto sugerido. Selecionar o material ilustrativo (imagens). O filsofo dever providenciar imagens dos filsofos Augusto Comte, Hipolite Taine e Charles Darwin. Os historiadores devero, durante a pesquisa, providenciar imagens que revelem as condies socioculturais da populao brasileira no momento em questo. O jornalista far uma seleo de imagens do Rio de Janeiro no sculo XIX, salientando a presena dos cortios. Produo em sala: De cartaz (historiadores). Da matria (jornalista). Do texto ilustrado para exposio da aula (filsofo). Apresentao das equipes.

AVALIAO

As equipes sero avaliadas durante todo o processo por meio de fichas de participao onde constar a produo individual de cada participante, bem como, a produo coletiva. A produo final tambm ser pontuada: a criao do painel, a criao da matria e a aula expositiva.

CONCLUSES
Aps a anlise dos aspectos mais significativos que circundam o romance O Cortio, o aluno estar em condies de realizar uma leitura ampla e produtiva da respectiva obra, percebendo que toda a criao artsticocultural mantm um importante elo com o espao fsico e cultural no qual foi gerado, bem como estar mais apto a realizar leituras de qualquer outra obra (livros ou filmes) referentes ao momento histrico em questo.
Site utilizado:
http://www.vivenciapedagogica.com.br/webquest/cortico/introducao.html

Вам также может понравиться