Вы находитесь на странице: 1из 21

Perodo Composto por Subordinao

Orao subordinada a que exerce


uma funo sinttica em relao a uma

outra orao, chamada orao principal


e que pede complemento.

Dependendo da funo sinttica


que exercem, as oraes subordinadas podem ser classificadas em: Substantivas, Adjetivas ou Adverbiais.

ORAO SUBORDINADA SUBSTANTIVA


So aquelas que exercem sentido dentro dos substantivos (sujeito, objeto direto, objeto indireto, aposto, complemento nominal e predicativo), iniciam por conjunes integrantes (que e se). Na orao subordinada substantiva a orao subordinada pode ser: Subjetiva (O.S.S.S.): exercem funo de sujeito da orao principal.

Ex: provvel que ele chegue ainda hoje. 1 orao 2 orao principal

Algumas estruturas sintticas presentes na orao principal indicam que a orao subordinada a ela desempenhar a funo do sujeito. Observe:

Presena, na orao principal, de verbos unipessoais (acontecer, constatar, convir, importar, parecer, urgir, suceder).
Convm que os jogadores treinem com determinao. Consta que nenhum candidato reclamou do resultado.

Verbo de ligao, seguido de predicativo do sujeito.


preciso que cada um assuma suas responsabilidade. claro que vamos comemorar seu aniversrio.

Verbo transitivo direto na voz passiva sinttica, 3 pessoa do singular. (com o pronome se funo de partcula apassivadora. Falou-se que nenhum dos acusado teve direito defesa. Diz-se que ele um dos maiores fazendeiros regio.

na na de da

Verbo transitivo direto na voz passiva analtica (verbo ser + particpio). Foi falado que nem todos os alunos passaram. Foi dito que nenhum crime ficar impune.

Obs.: quando a orao subordinada substantiva subjetiva, o verbo da orao principal est sempre na 3. pessoa do singular.

preciso que o grupo melhore. Consta que esses homens foram presos anteriormente. Foi confirmado que o exame deu positivo. necessrio que voc comparea reunio. 1- Verbos de ligao + predicativo: bom - til - conveniente - certo - Parece certo - claro - Est evidente - Est comprovado 2- Expresses na voz passiva, como: Sabe-se - Soube-se - Conta-se - Diz-se - Comenta-se - sabido - Foi anunciado - Ficou provado 3- Verbos como: Convir-Cumprir -Constar -Admirar Importar - Ocorrer Acontecer

Objetiva Direta (O.S.S.O.D.): exercem funo de objeto direto (no possui preposio). Desejo que todos venham. (Quem deseja, deseja algo, alguma coisa); Confesso que estou um pouco surpreso. VTD Orao principal isso O.S.S.O.D.

Eu no sei se poderei viajar nas frias. (SE - conjuno

subordinativa
VTD Orao principal isso O.S.S.O.D.

integrante)

Ns queremos que voc fique. Os alunos pediram que a prova fosse adiada. Todos querem que voc seja aprovado no vestibular.

1- Conjunes integrantes "que" (s vezes elptica) e "se":


A professora verificou se todos alunos estavam presente 2- Pronomes indefinidos que, quem, qual, quanto (s vezes regidos de preposio), nas interrogaes indiretas: O pessoal queria saber quem era o dono do carro importado 3- Advrbios como, quando, onde, por que, quo (s vezes regidos de preposio), nas interrogaes indiretas:

Oraes Especiais Com os verbos deixar, mandar, fazer e ver, sentir, ouvir, perceber ocorre um tipo interessante de orao subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo.

Deixe-me repousar. Mandei-os sair. Ouvi-o gritar. Nesse caso, os pronomes oblquos atuam como sujeitos dos infinitivos verbais. Essa a nica situao da lngua portuguesa em que um pronome oblquo pode atuar como sujeito. Para perceber melhor o que ocorre, convm transformar as oraes reduzidas em oraes desenvolvidas:
Deixe que eu repouse.

Objetiva Indireta (O.S.S.O.I.): exercem funo de objeto indireto (possui preposio obrigatria, que vem depois de um VERBO).

Necessitamos de que todos nos ajudem; (Quem necessita, necessita DE algo, DE alguma coisa ou DE algum).

Desconfio de que no sou s eu.

VTI

disso

Orao principal

O.S.S.O.I.

Meu pai insiste em que eu estude.


Marta no gosta (de) que a chamem de senhora. A mulher precisa de que algum a ajude. As crianas gostam (de) que esteja tudo tranquilo. Eu me esqueci de que ele buscaria.

Estamos a nos lembrar de que o incndio foi acidental.


Duvido de que esse prefeito d prioridade s questes sociais. Lembre-se de comprar todos os remdios.

Predicativas (O.S.S.P.): exercem funo de predicativo. Pode ser tambm quando a orao principal termina com verbo de ligao. Meu desejo era que me dessem uma camisa;

verbo de ligao

isso

Apositivas (O.S.S.A.): exercem funo de aposto, mas nem todas as apositivas tm dois pontos (:) ou ponto e virgula (;) no meio da orao. Desejo-te uma coisa: que sejas muito feliz. O.D Orao principal isso O.S.S.A

O.S.S.P. A verdade que ele no passava de um impostor. Nosso desejo era encontrares o teu caminho. A dvida se voc vir. Nosso desejo era que ele desistisse. O.S.S.A.

De voc espero apenas uma coisa: que me deixe em paz.


S resta uma alternativa: encontrar o remdio. Fernanda tinha um grande sonho: que o dia do seu casamento chegasse

Completivas Nominais (O.S.S.C.N.): exercem funo de complemento nominal de um nome da orao principal.

Tenho esperana de que ela ainda volte. substantivo Orao principal preposio O.S.S.C.N.

No existe evidncia conclusiva de que se comuniquem.


substantivo Orao principal adjetivo preposio O.S.S.C.N.

Tenho certeza de que os casos de corrupo sero julgados.

Tenho necessidade de que voc seja meu amigo.


Estou convicta/ de que voc a pessoa indicada para essa funo. Tenho a impresso de que o gerente no gostou da cena. Fiquei convencida de que suas intenes eram as melhores. Ela tem pressentimento de que o negcio vai dar certo

Voc tem medo de que o mundo acabe?


No temos esperana de que o caso se resolva.

Oraes Reduzidas
Alm da funo que as oraes subordinadas desempenham em relao orao principal, um outro critrio utilizado na sua classificao. Esse critrio leva em

conta a forma em que se apresenta o verbo da orao


subordinada. Se esse verbo estiver flexionado no Indicativo, Subjuntivo ou Imperativo, a orao ser denominada desenvolvida. Se, por outro lado, o verbo da orao subordinada

aparecer em uma das suas formas nominais (Infinitivo,


Gerndio ou Particpio), ela ser denominada reduzida.

Veja os exemplos:
A garota afirmou que precisava de ajuda. Temos aqui duas oraes: a primeira, denominada principal = a garota afirmou e a segunda,

classificada como orao subordinada substantiva objetiva direta = que precisava de ajuda. * A segunda orao (subordinada) se inicia por uma conjuno integrante, que. * O verbo (precisar) se expressa de forma flexionada (precisava);

Analise essa mesma orao, s que de outra forma:


A garota afirmou 1 orao (principal) reduzida precisar de ajuda. subordinada substantiva

No quesito classificao a orao em nada mudou (ainda continua sendo uma subordinada substantiva objetiva direta). Alguns detalhes mudam: Notamos que a segunda orao no mais se inicia por uma conjuno integrante;

* O verbo, pertencente subordinada, expresso por uma das formas nominais = precisar (infinitivo).
Permite-nos, portanto, afirmar que se trata de uma orao subordinada reduzida.

Diante

dos

pressupostos

at

aqui

elucidados, conclumos que entre a subordinada


desenvolvida e a reduzida h diferenas, as quais

so demarcadas por alguns pormenores:

Substantivas Reduzidas de Infinitivo


Subjetivas necessrio gostar de frutas e verduras. necessrio que se goste de frutas e verduras. Objetivas Diretas O tcnico assegurou ser segura a mquina. O tcnico assegurou que segura a mquina. Objetivas Indiretas Gosto de ficar sozinho. Gosto que eu fique sozinho.

Predicativas O melhor seria fazerem a viagem. O melhor seria que fizessem a viagem.
Completivas Nominais Eu estou disposto a arriscar tudo. Eu estou disposto que eu arrisque tudo. Apositivas Ele nos fez um convite: comparecermos ao seu casamento. Ele nos fez um convite: que comparecssemos ao seu casamento.

Вам также может понравиться