Вы находитесь на странице: 1из 6

LIBERDADE PROVISRIA

Previso legal: art. 5, LXVI, da CF.

Cabimento: Diferentemente do que ocorre no relaxamento de priso em flagrante, no pedido de liberdade provisria pressupe-se uma priso legal, mas que no deve ser mantida, se no houver a presena dos requisitos que justificam a priso preventiva. A liberdade provisria pode ser concedida com ou sem fiana.(art. 321 e seguintes)

A liberdade provisria ser concedida independentemente de fiana, nos casos abaixo: a) Infraes de que o ru se livre solto (so aquelas para as quais seja cominada somente pena de multa ou infraes para as quais o mximo da pena privativa de liberdade no exceda 3 (trs) meses. Nesses casos, a liberdade provisria obrigatria, exceto se o ru for reincidente em crime doloso ou houver prova de que vadio. b) Quando a autoridade judiciria (juiz) verificar pelo auto de priso em flagrante (APF) que o ru praticou o fato acobertado por excludente de ilicitude. Aqui, seja o crime inafianvel ou no, pode (faculdade) o juiz conceder a liberdade provisria, independentemente do pagamento de fiana. c) Quando o juiz verificar e no ocorre qualquer das hipteses que autorizam a priso preventiva (arts. 312 e 313, CPP). Nesse caso, tambm no importa se o crime ou no inafianvel.

A liberdade provisria ser obtida com pagamento de fiana quando o crime for considerado afianvel e o preso preencha determinadas condies: a) Crimes afianveis so aqueles cuja pena mnima no ultrapasse dois anos. A lei excetua a contraveno de vadiagem que, apesar de a pena cominada ser inferior a dois anos, inafianvel. Excluem-se, ainda, independentemente da pena, os crimes apenados com recluso que sejam praticados com violncia ou grave ameaa e os que provoquem clamor pblico. No se admite a fiana tambm as prises civil, administrativa ou disciplinar. b) O preso no pode ser reincidente em crime doloso. No haver concesso de nova fiana quando o ru houver, no processo, quebrado a fiana. E, ainda, absolutamente vedada a fiana ao ru que tiver no gozo da suspenso condicional da pena ou de livramento condicional, a no ser que por crime culposo ou contraveno que admita fiana.

Prazo: o pedido de liberdade provisria pode ser realizado em qualquer momento processual, at o trnsito em julgado.
Endereamento: Via de regra, dirigido ao juiz de 1 instncia. A autoridade policial somente pode arbitrar a fiana no caso de crime punido com deteno, mas nesse caso, a pea cabvel ser um simples requerimento ao delegado de polcia. *No pode o delegado conceder a liberdade provisria sem fiana ou arbitrar fiana nas infraes punidas com recluso. Legitimado: a pessoa submetida priso. Pedido: Caso seja hiptese de liberdade provisria sem fiana, deve-se requerer a concesso da liberdade com a expedio do alvar de soltura. J se for caso de fiana, pede-se ainda o seu arbitramento.

ENDEREAMENTO

(NOME), (qualificao), por seu advogado e procurador que a esta subscreve (procurao anexa), vem respeitosamente presena de Vossa Excelncia, com alicerce no Art. 5, LXVI C.F./88, requerer LIBERDADE PROVISRIA COM ou SEM FIANA, pelos fatos e fundamentos que passa a expor a seguir: FATOS

FUNDAMENTOS

PEDIDO - Concesso da liberdade provisria - Alvar de soltura.

Вам также может понравиться