Вы находитесь на странице: 1из 18

TICA EM GERIATRIA

tica tudo aquilo que consideramos correto, que vivemos e defendemos e, tem como referencial o respeito ao outro(lvaro L. M. VALLS).

Geriatria o estudo que trata das doenas no envelhecimento.( Salgado ).

ENVELHECIMENTO

um processo que ocorre durante o curso de vida do ser humano, iniciando-se com o nascimento e terminando com a morte.

O processo de envelhecimento provoca no organismo : Modificaes biolgicas; Modificaes psicolgicas; Modificaes sociais;

A evoluo tecnolgica de suporte de vida, a melhoria da prtica clnica e das condies de vida permitiu o prolongamento da vida. No entanto, antes temiam-se as doenas e a morte; hoje, temem-se, tambm, o prolongamento da vida em agonia, a morte adiada, atrasada, mais sofrida.

O mdico, sendo um profissional que luta diariamente para contrariar a morte, v-se obrigado a refletir sobre questes bioticas relacionadas ao prolongamento artificial da vida.

O idoso, estando num contexto de doena terminal, torna-se mais vulnervel. necessrio o desenvolvimento de uma conscincia tica que permita um processo de tomada de deciso certa (Han, 2007).

A autonomia do idoso no fim da vida envolve questes de ordem tica e pe em destaque quatro princpios fundamentais: respeito pela autonomia, justia, beneficncia e no-maleficncia

O idoso para exercer a sua autonomia, caso esteja incapaz, poder expressar a sua vontade relativamente teraputica que deseja ou no receber no fim da vida, atravs do testamento vital ou nomeao de um procurador de cuidados de sade.

Os profissionais de sade desempenham um papel fundamental na promoo da autonomia do idoso no fim da vida pois tem a misso de fornecer pessoa autonomia, dignidade e responsabilidade nas decises que tm de tomar (Han, 2007).

Algumas excees doutrina do consentimento informado que permitem as equipes intervirem, sem o consentimento do doente ou do seu representante legal:
Situaes de emergncia; consentimento informado implicar em perigo para a vida ou para a sade do paciente ; Mesmo em situaes de emergncia os profissionais de sade devem efetuar um esforo razovel na tentativa de conhecer a vontade do doente (Cunha, 2004).

REPRESENTANTES

LEGAIS

O representante legal (procurador de cuidados de sade) dever desempenhar o papel de algum que toma decises sobre teraputicas mdicas em nome do representado

TESTAMENTO DE VIDA O testamento de vida j est legalizado em vrios pases. um documento redigido por uma pessoa autnoma, com plena capacidade de deciso, no qual ela expressa a sua vontade relativamente aos tratamentos que deseja ou no receber, caso no seja capaz de exercer a sua autonomia

Estatuto do Idoso
Pontos mais relevantes na Lei 10.741/2003

I atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos rgos pblicos e privados prestadores de servios populao; V priorizao do atendimento do idoso por sua prpria famlia, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que no a possuam ou caream de condies de manuteno da prpria sobrevivncia;

Art. 4o Nenhum idoso ser objeto de qualquer tipo de negligncia, discriminao, violncia, crueldade ou opresso, e todo atentado aos seus direitos, por ao ou omisso, ser punido na forma da lei.

Art. 9o obrigao do Estado, garantir pessoa idosa a proteo vida e sade, mediante efetivao de polticas sociais pblicas que permitam um envelhecimento saudvel e em condies de dignidade.

Art. 17. Ao idoso que esteja no domnio de suas faculdades mentais assegurado o direito de optar pelo tratamento de sade que lhe for reputado mais favorvel. Art. 18 As Instituies de sade devem atender aos critrios mnimos para o atendimento s necessidades do idoso, promovendo o treinamento e a capacitao dos profissionais, assim como orientao a cuidadores familiares e grupos de auto-ajuda.

CONTRA

IDOSO

Adoo - A maioria dos processos so indeferidos devido o parecer psicolgico que considera a idade avanada dos pretendentes. Financiamento de imveis - As prestaes so mais caras e prazos mais curtos.

Plano de sade

A Enfermagem uma arte; e para realizla como arte, requer uma devoo to exclusiva, um preparo to rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que tratar da tela morta ou do frio mrmore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do esprito de Deus? uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes! Florence Nightingale

Вам также может понравиться