Вы находитесь на странице: 1из 23

Cermica Vermelha

Equipe: Brbara Santos, Cludia Farias e Isabelle Brasileiro. Assunto: Cermica vermelha.

Cermica Vermelha
Conceito histrico:
A cermica surgiu pela necessidade de armazenar alimentos, onde levou o homem a criar alguns componentes de barro seco e posteriormente foi criada a fabricao da cermica cozida. A prpria Bblia, no livro de Gnesis, registra o uso de tijolos na construo da Torre de Babel. No Egito j era usada a cermica vidrada 3000 a.C.

Cermica Vermelha
Conceito:
Chama-se cermica pedra artificial obtida pela moldagem , secagem e cozedura de argilas ou de misturas contendo argilas.

Cermica Vermelha
Conceito de Argila:
Argilas so materiais terrosos naturais que, quando misturados com gua, adquirem a propriedade de apresentar alta plasticidade.

Cermica Vermelha
Tipos de produtos cermicos: classificao geral
I Materiais de argila (materiais de cermica vermelha) 1. Porosos: tijolos, telhas, ladrilhos,peitoris, etc. 2. Vidrados: ladrilhos, tijolos especiais, manilhas, drenos, conduites.

Cermica Vermelha
Tijolo
O tijolo (do espanhol tejuelo, diminutivo de tejo caco de telha) um produto cermico, avermelhado, geralmente em forma de paraleleppedo e amplamente usado na construo civil, artesanal ou industrial. um dos principais materiais de construo. Conforme a qualidade da argila empregada resultaro diversas qualidades de produtos. Eles vo desde os de baixa resistncia (5kg/cm) at aos de alta resistncia (120 kg/cm).

Cermica Vermelha
A cor da pea pouco indica. Varia com a argila e o cozimento. O barro calcrio d cor amarela, o barro ferroso d a cor vermelha, e a existncia de sulfato de clcio clareia a cor. Se o combustvel usado no cozimento tiver muito oxignio, a cor do material tender ao vermelho. Mas se for redutor, rico em xido de carbono, tender para o amarelo.

Cermica Vermelha
Tipos de tijolos:
Macio tijolo cujo volume de argila cozida no inferior a 85% do seu volume total aparente.

Cermica Vermelha
Furado tijolo com furos ou canais de qualquer forma e dimenses, paralelos s suas arestas, e tais que sua rea no inferior a 30% da rea da face correspondente nem superior a 75% da mesma rea.

Cermica Vermelha
Perfurado tijolo com furos perpendiculares ao seu leito e tais que a sua rea no inferior a 15% da rea da face correspondente nem superior a 50% da mesma rea.

Cermica Vermelha
Aplicabilidade na construo civil: Alvenaria
Os elementos cermicos para alvenarias podem ser usados numa grande variedade de aplicaes diferentes e cada qual requer nveis particulares de desempenho. Algumas aplicaes particulares dos tijolos de alvenaria:

Cermica Vermelha
o

Alvenaria comum: usada no exterior ou interior, sem requisitos especiais de aparncia; Alvenaria rebocada: usada no exterior, ou interior rebocada com argamassa; Alvenaria aparente: usada no exterior ou interior, com requisitos estticos de aparncia; Alvenaria estrutural: usada no exterior ou interior, resistente a cargas para alm do seu prprio peso. A alvenaria estrutural pode ser de face aparente, comum, rebocada. A alvenaria estrutural pode ser usada em zonas ssmicas.

Cermica Vermelha
Em simultneo com as aplicaes apresentadas, as alvenarias podero ter desempenhos de:

Resistncia ao fogo; Isolamento acstico; Isolamento trmico,

necessitando da especificao de requisitos adicionais.

Cermica Vermelha
Exigncias funcionais: a formulao das exigncias funcionais das paredes decorre dos agentes a considerar, isto , dos agentes mecnicos, eletromagnticos, trmicos, qumicos e biolgicos. As exigncias funcionais que deve ser satisfeitas pelas paredes so as seguintes: a) ESTABILIDADE: estabilidade do conjunto e resistncia estrutural, e aos choques de corpos slidos. b) SEGURANA AO FOGO: reao ao fogo. c) SEGURANA NA UTILIZAO: segurana do contato e s intruses humanas ou de animais. d) ESTANQUIDADE: estanquidade gua.

Cermica Vermelha
e) CONFORTO ACSTICO: isolamento aos rudos areos. f) CONFORTO HIGROTRMICO: isolamento trmico. g) CONFORTO VISUAL: aspecto das paredes. h) CONFORTO TTIL: conforto mecnico de tocar. i) HIGIENE: emisso ou desenvolvimento de substncias nocivas ou insalubres (gases, poeiras, fungos). j) DURABILIDADE: resistncias aos agentes climticos, aos movimentos da fachada, aos agentes qumicos do ar e agentes biolgicos.

Cermica Vermelha
Patologias na alvenaria:
Quando o terreno muito mido, a tendncia que a umidade acumulada, pelo alicerce da casa e brote na parede. Preveno: usar argamassa com impermeabilizantes ou manta asfltica. Soluo: retirar o reboco, fazer pequenos furos e injetar a base de silicato que infiltra na porosidade do tijolo.

Cermica Vermelha
Patologias na alvenaria: FOTOS

Cermica Vermelha
Telha
Telha um elemento construo civil usado na cobertura de casas e outras edificaes. A telha tipicamente feita em cermica, mas pode ser produzida em uma grande variedade materiais, como pedra, cimento, amianto, metal, vidro, plstico, madeira, dentre outros. Como regra, so usados conjuntos de telhas, que integrando-se umas s outras formaro o telhado.

Cermica Vermelha
Telha cermica: A telha cermica, uma das mais
antigas e acessveis opes de telha disponveis, ainda uma opo muito popular. Telha romana: encontrada nos telhados de vrias casas e estabelecimentos, devido ao seu baixo custo e a sua forma atraente.

Cermica Vermelha

Telha portuguesa:

ideal para construo e acabamento de telhados ondulados, principalmente se o projeto exige uma releitura de estilo e poca ou pretende dar uma forma mais arredondada e com movimento ao telhado.

Cermica Vermelha
Aplicabilidade na construo civil: Telhado
A funo principal do telhado a mesma que a de qualquer outra cobertura: proteger o espao interno do edifcio das intempries do ambiente exterior (como a neve, a chuva, o vento, entre outros), tambm concedendo aos usurios a localizados privacidade e conforto (atravs de proteo acstica, trmica, etc.). Porm, diferente de outros sistemas de cobertura, o telhado tambm promove a captao e distribuio das guas pluviais.

Cermica Vermelha
Patologias no telhado:
A inclinao de uma cobertura em telha cermica pode ser suficiente ou no, dependendo do comprimento da pendente em causa. Preveno: A correta inclinao. Soluo: O isolamento trmico (do tipo Roofmate por exemplo) sempre uma boa opo para estancar eventuais transferncias trmicas entre o interior e o exterior da habitao.

Cermica Vermelha
Patologias no telhado: FOTOS

Вам также может понравиться