Вы находитесь на странице: 1из 19

PRTICA PEDAGGICA III

Curso Superior de Licenciatura

Wanderson P. Arajo Professor de Didtica/Fundamentos Mestrando em Educao UnB Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG Wanderson.araujo@ifnmg.edu.br

SEMINRIO
Estrutura e Funcionamento

Seminrio uma tcnica de estudo que inclui pesquisa, discusso e debate; sua finalidade pesquisar e ensinar a pesquisar. Essa tcnica desenvolve no s a capacidade de pesquisa, de anlise sistemtica de fatos, mas tambm o hbito do raciocnio, da reflexo, possibilitando ao estudante a elaborao clara e objetiva de trabalhos cientficos.

1. Estrutura e Funcionamento
O seminrio em grupo apresenta duas modalidades:

A primeira, a cargo de um grupo, que far a exposio atravs de um elemento escolhido para tal, ou dando a palavra, sucessivamente, a vrios ou a vrios integrantes. As discusses devem abranger todos os componentes da classe.
A segunda, com toda a classe: o tema geral ser subdividido em subttulos e formar-se-o na classe tantos grupos quantos os subtemas.

No se pode esquecer que a prpria preparao do seminrio, quando realizado por um grupo, requer vrias reunies prvias, para distribuio das tarefas, procura de fontes bibliogrficas, escolha do(s) relator(es) e integrao dos trabalhos diferenciados atribudos aos elementos do grupo.

2. Fontes
Temas constantes de um programa disciplinar, mas que necessitam de conhecimentos mais profundos; Temas complementares a um programa disciplinar; Temas novos, divulgados em peridicos especializados, referente a disciplina em questo; Temas atuais, de interesse geral, com ideias renovadoras.

3. Componentes
Os componentes so: Coordenador Cabe ao professor propor os temas a
serem estudados, indicando uma bibliografia inicial, estabelecer uma agenda de trabalhos e fixar a durao das sesses. Pode, eventualmente orientar as pesquisas, mas geralmente preside e coordena a apresentao dos seminrios. Deve fazer uma apreciao geral dos resultados, se necessrio complementando alguns itens.

Organizador figura responsvel pela organizao do grupo. Faz parte de sua atribuies marcar as reunies prvias, coordenar as pesquisas e o material e, de preferncia, designar os trabalhos a cada componente. Relator aquele que expe os resultados dos estudos; pode ser um s elemento ou todos. Secretrio o estudante designado pelo professor para anotar as concluses parciais e finais do seminrio, aps os debates. Comentador pode ser um s estudante ou um grupo designado pelo professor. Deve estudar com antecedncia o tema a ser apresentado com o intuito de fazer crticas adequadas exposio, antes da discusso e debate dos demais participantes da turma.

Debatedor correspondem a todos os

alunos da turma. Depois da exposio e da crtica do comentador, devem participar fazendo perguntas, pedindo esclarecimentos, colocando objees, reforando argumentos ou dando alguma contribuio.

4. Etapas
As etapas de um seminrio so as seguintes: a) O coordenador (professor) determina o estudo, indica bibliografia mnima, forma os grupos, escolhe o comentador e secretrio. b) Formado o grupo, este escolhe o organizador, decide se haver mais de um relator, divide as tarefas, inicia o trabalho de pesquisa. Reuni-se diversas vezes, sob a coordenao do organizador, para discutir a formatao do trabalho. Apresentam-se as seguintes fase:

Determinao do tema central que, como um fio condutor, estabelece a ordem do material. Diviso do tema central em tpicos. Anlise do material coletado, procurando subsdios para os diferentes tpicos, sem perder de vista os objetivos derivados do tema central. Sntese das ideias dos diferentes autores analisados, resumo das contribuies, visando exposio que deve apresentar:

1. Introduo breve exposio do tema central dos objetivos e tpicos. 2. Desenvolvimento apresentao das partes numa sequncia organizada, envolvendo explicao, discusso e demonstrao. 3. Concluso sntese de toda reflexo, com as contribuies do grupo para o tema. 4. Bibliografia includo todas as obras e documentos utilizados.

c) Concludos os estudos e pronto o seminrio, a turma se rene, sob a orientao do coordenador. d) O(s) relator(es), em plenria (turma), apresentam os resultados dos estudos, obedecendo a sequncia lgica determinada. e) O comentador, aps a exposio, intervm com objees, subsdios e crticas. f) A turma, a seguir, participa das discusses e debates, fazendo indagaes, reforando ou refutando afirmaes, dando, enfim, contribuies para o tema. g) Ao final, o coordenador do seminrio faz uma sntese e encaminha para as concluses finais. Faz avaliao final e, se julgar que o assunto ficou incompleto ou faltam alguns ngulos a serem apresentados, pode recomendar novo seminrio.

5. Procedimento
ROTEIRO No deve ser mero resumo ou sntese, mas expressar o que foi aprendido, aquilo que se presta a aprendizagem ou se apresenta como apontamento didtico para a consulta. Sua estrutura abrange:

A.

PLANO Deve expressar, atravs da unidades (com titulos, subdivises), as palavras-chave adequadamente escolhidas. Tem de provar que se leu com esprito crtico, revelando habilidade intelectual e no confundindo o pensamento do autor com os fatos por ele trabalhados.

Necessita estabelecer correlao para os aspectos comuns ou para os assuntos interligados. Precisa dar preferncia indicao das circunstncias que revelam mudanas na evoluo conjuntural do processo. B) INTRODUO Linguagem pessoal na proposio central. Objetividade e conciso.

apresentao

da

C) CONTEDO Deve ser apresentado dividido em unidades, com linguagem objetiva e concisa; no se deter em pormenores. A transio de trechos s deve ser feita quando necessria. Deve-se evitar a reproduo dos ttulos e subttulos das obras consultadas.

D) CONCLUSO Interpretao pessoal; Linguagem objetiva e concisa.

6. Avaliao
Sero avaliados os seguintes itens: a) Sobre o procedimento na elaborao do roteiro: Exatido na matria; Planejamento (unidade, equilbrio do plano, sequncia no desenvolvimento); Adequao da matria ( classe, ao tempo disponvel); Seleo da matria (qualidade e quantidade).

b) Sobre a exposio oral: Qualidade da exposio: - Controle de si; - Voz e vocabulrio; - Relacionamento com a turma. Seleo e uso do material didtico: - Uso de ilustraes, textos etc.; - Outros recursos didticos empregados.

Bibliografia: LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientfica. 5. ed. So Paulo: Atlas 2003.

Вам также может понравиться