Вы находитесь на странице: 1из 41

Planejamento Estratgico

Aula 01

SINERGIA
- O que sinergia? - A comunicao eficaz uma ferramenta para se conseguir a sinergia? - Qual a relao da sinergia com a relao intrapessoal? - Qual a relao entre gesto participativa e planejamento estratgico?

Processo de Comunicao
Processo de comunicao
emissor
receptor mensagem

meio
rudo resposta

Organizao Responsiva
Reflexo: A capacidade intelectual garantia de sucesso?

A era da integrao e da sinergia


Fundamentos

INTEGRAO
Ao e efeito de integrar ou integrar-se (constituir um todo, completar um todo com as partes que faltavam ou fazer com que algum ou algo passe a pertencer a um todo) Significa ser participante, ser considerado, fazer parte de, ser levado a srio e ser encorajado

INTEGRAO (Fundamento)
Teoria Geral dos Sistemas

Teoria Geral dos Sitemas


Teoria interdisciplinar (interesse de unificar todos os conhecimentos obtidos nas teorias anteriores)

totalizante: os sistemas no podem ser compreendidos apenas pela anlise separada e exclusiva de cada uma das partes

Caractersticas
Base: Compreenso da dependncia recproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integrao a) b) c) d) Dividir o problema em problemas menores Identificar todas as partes do sistema Observar os detalhes Olhar para o todo (viso holstica)

Tipologia
Inicial Reciclagem
Exerccio de reflexo

SINERGIA
De origem grega a palavra significa cooperao e trabalho, isso quer dizer que as somas das partes maior do que o todo, porque as energias se unem em prol de um fim comum.

Contexto corporativo: todas as movimentaes internas da empresa seguindo uma linha mestra em favor do desenvolvimento da corporao.

SINERGIA
Fator determinante para maximizar a comunicao na empresa. Sintonia com a cultura organizacional, bem como a misso, viso e valores da empresa. Busca de situaes onde todos ganham

juntar as energias para conquistar um mesmo objetivo, este o verdadeiro significado da palavra sinergia.

SINERGIA (Fundamento)
Teoria do Desenvolvimento Organizacional

Consideram basicamente quatro variveis


1) o meio ambiente, focalizando aspectos como a turbulncia ambiental, a exploso do conhecimento, a exploso tecnolgica, a exploso das comunicaes, o impacto dessas mudanas sobre as instituies e valores sociais etc.; 2) a organizao, abordando o impacto sofrido em decorrncia da turbulncia ambiental e as caractersticas necessrias de dinamismo e flexibilidade organizacional para sobreviver nesse ambiente; 3) o grupo social, considerando aspectos de liderana, comunicao, relaes interpessoais, conflitos etc.; e 4) o indivduo, ressaltando as motivaes, atitudes, necessidades etc.

Conceito de Organizao
Sistemas Mecnicos (Abordagem Tradicional) A nfase exclusivamente individual e nos cargos Relacionamento do tipo autoridade e obedincia Rgida adeso delegao e responsabilidade dividida Diviso do trabalho e superviso hierrquica rgidas Sistemas Orgnicos (Abordagem D.O.) A nfase nos relacionamentos entre e dentro dos grupos Confiana e crena recprocas Interdependncia e responsabilidade compartilhada Participao e responsabilidade multigrupal

Tomada de decises centralizada


Controle rigidamente centralizado

A tomada de decises descentralizada


Amplo compartilhamento de responsabilidade e de controle

Soluo de conflitos por meio de represso, Soluo de conflitos atravs de negociao arbitragem e/ou hostilidade ou de soluo de problemas

Conceito de Cultura Organizacional


Sistema de crenas e valores, tradies e hbitos, uma forma aceita e estvel de interaes e de relacionamentos sociais tpicos de cada organizao. A cultura de uma organizao no esttica e permanente, mas sofre alteraes ao longo do tempo, dependendo de condies internas ou externas. A nica maneira vivel de mudar uma organizao mudar a sua cultura, isto , os sistemas dentro dos quais as pessoas vivem e trabalham.

Conceito de Mudana
O ambiente que envolve as organizaes extremamente dinmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptao como condio bsica de sobrevivncia. O processo de mudana organizacional comea com o aparecimento de foras que vm de fora ou de algumas partes da organizao As foras exgenas As foras endgenas

Conceito de Desenvolvimento
A tendncia natural de toda organizao crescer e desenvolver-se. O desenvolvimento um processo lento e gradativo que conduz ao exato conhecimento de si prprio e plena realizao de suas potencialidades. A eficincia da organizao relaciona-se diretamente com sua capacidade de sobreviver, de adaptar-se, de manter sua estrutura e tornarse independente da funo particular que preenche. Fase Pioneira Fase de Expanso Fase de Regulamentao Fase de Reflexibilizao

Desenvolvimento Organizacional
- uma resposta da organizao s mudanas. - um esforo educacional muito complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportamentos e a estrutura da organizao, de tal maneira que esta possa se adaptar melhor s novas conjunturas, mercados, tecnologias, problemas e desafios que esto surgindo em uma crescente progresso. - Visa a clara percepo do que est ocorrendo nos ambientes interno e externo da organizao, a anlise e deciso do que precisa ser mudado e a interveno necessria para provocar a mudana, tornando a organizao mais eficaz, perfeitamente adaptvel s mudanas e conciliando as necessidades humanas fundamentais com os objetivos e metas da organizao.

- Exige a participao ativa, aberta e no-manipulada de todos os elementos que sero sujeitos ao seu processo e, mais do que tudo, uma profundo respeito pela pessoa humana.

Momento de transio

Momento de transio GERAES

Momento de transio SINERGIA

HABILIDADES DO GESTOR Incerteza Adaptao das empresas s mudanas Ponto de partida: mudana pessoal
(autoconhecimento)

HABILIDADES DO GESTOR
Nvel Estratgico
Alta Direo

Conceituais

Habilidades

(Idias e conceitos abstratos)

Nvel Intermedirio

Gerncia

Habilidades Humanas
(Relacionamento Interpessoal)

Nvel Operacional

Superviso

Habilidades Tcnicas
(Manuseio de coisas fsicas)

Execuo das Operaes

Fazer e executar

Habilidades do Gestor INCERTEZA Adaptao das empresas s mudanas Ponto de partida: mudana pessoal
(autoconhecimento)

TENDNCIAS
O estado do futuro: desafios atuais

Os 15 maiores desafios

Fonte: State of the Future do Projeto Millenium

Desenvolvimento sustentvel: como podemos alcan-lo? gua: como todos podem ter acesso a ela sem conflitos? Populao e recursos: como podem estar em equilbrio? Democratizao: como a verdadeira democracia poder emergir do autoritarismo? Perspectivas globais de longo prazo: como elas podem passar a nortear a criao de polticas mundiais (balizadas nos interesses imediatos)?

Os 15 maiores desafios
Fonte: State of the Future do Projeto Millenium

A globalizao da tecnologia da informao: como a globalizao e as convergentes tecnologias da informao e da comunicao podero trabalhar para o bem comum? A distncia entre ricos e pobres: como as economias de mercado norteadas por uma tica social podero ser encorajadas a reduzir as diferenas entre ricos e pobres?

Doenas: como reduzir a ameaa de novas doenas e de micro-organismos infecciosos?


Capacidade de deciso: como pode ser aprimorada medida em que mudam as instituies e a natureza do trabalho?

Paz e conflito: como novos valores e estratgias de segurana podem reduzir os conflitos tnicos, o terrorismo e o uso de armamentos com poder de destruio massiva?

Os 15 maiores desafios
Fonte: State of the Future do Projeto Millenium

Mulheres: como a mudana no status social da mulher pode ajudar a melhorar a condio humana? Crime transnacional: como evitar que o crime organizado se torne o mais poderoso e sofisticado empreendimento global? Energia: como a demanda crescente de energia pode ser atendida de forma segura e eficiente? Cincia e Tecnologia: como as inovaes cientficas e tecnolgicas podem ser aceleradas para melhorar a condio humana? tica global: como as consideraes globais pode se incorporar no cotidiano das decises globais?

DINMICA DO MERCADO ATUAL


Determinada por fatores como: - Evoluo tecnolgica - Aumento da concorrncia - Globalizao da economia - Desregulamentao dos mercados - Incremento do comrcio internacional - Aumento dos fluxos financeiros mundiais - Modificaes de carter demogrfico - Novas atitudes a hbitos do consumidor - Novos valores e dimenses dos controles sociais - Posicionamento ecolgico - Questionamento do papel das organizaes na sociedade etc.

Habilidades do Gestor Incerteza ADAPTAO DAS EMPRESAS S MUDANAS Ponto de partida: mudana pessoal
(autoconhecimento)

Autoconhecimento

Utilidade do autoconhecimento
Torna-se mais evidente quando as pessoas se relacionam entre si, seja em situaes prazerosas ou em conflitos

Inteligncia Emocional
Autoconscincia e autocontrole Empatia Sociabilidade Influncia pessoal Metas e viso

LIDERANA
Conduzir as pessoas em busca de resultados Ser reconhecido como lder Autoridade Poder

CRIATIVIDADE
Criar coisas novas ou descobrir maneiras diferentes de fazer tarefas antigas Inventar Reinventar Surpreender Ter flexibilidade

MOTIVAO
Voc no motiva ningum, so suas aes que podem influenciar a motivao do outro

Crie ambiente e condies adequadas

PLANEJAMENTO

Pense primeiro. Aja depois Essencial para o sucesso - Situao atual Situao desejada

Antes de conseguirmos gerir o mundo em que estamos precisamos gerir o mundo que somos (Cury, 2008)

Primeiro a relao intrapessoal deve ser aperfeioada. A partir da, tem-se como consequncia o enriquecimento da relao interpessoal. Voc concorda? Por qu?

Вам также может понравиться