Вы находитесь на странице: 1из 29

AO

Em determinado momento histrico, o Estado chamou a si a tarefa de administrar a justia, fazendo-o por meio do processo, verdadeiro substitutivo civilizado da vingana privada. Se o Estado aboliu a vingana privada, autolimitou, como vimos, o seu poder de punir como forma de composio de litgios, avocando o monoplio daquela funo de administrar a justia. O fundamento do direito de ao repousa, pois, na proibio da autodefesa, e seu fundamento jurdico est no prprio captulo dos direitos e garantias individuais art. 5, XXXV, CF/88.

AO PENAL Conceito
o direito de pedir do Estado-Juiz a aplicao do direito penal objetivo a um caso concreto. tambm o direito pblico subjetivo do Estado-Administrao, nico titular do poder-dever de punir, de pleitear ao Estado-Juiz a aplicao do direito penal objetivo, com a conseqente satisfao da pretenso punitiva.

Caractersticas
A ao penal : a) um direito autnomo, que no se confunde com o direito material que se pretende tutelar; b) um direito abstrato, que independe do resultado final do processo; c) um direito subjetivo, pois o titular pode exigir do Estado-Juiz a prestao jurisdicional; d) um direito pblico, pois a atividade jurisdicional que se pretende provocar de natureza pblica.

Espcies
CPP, art. 100, caput.

1 - Aes Penais Pblicas pois a CF/88 atribui ao MP, com exclusividade, a propositura da ao penal pblica, podendo ser: a) pblica incondicionada - o Ministrio Pblico promover a ao independente da vontade ou interferncia de quem quer que seja, bastando, para tanto, que ocorram as condies da ao e os pressupostos processuais.

b) pblica condicionada seu exerccio se subordina a uma condio, ou seja, a atividade do Ministrio Pblico fica condicionada manifestao de vontade do ofendido ou de seu representante legal, como tambm requisio do Ministro da Justia. 2 Ao Penal Privada - aquela em que o Estado, titular exclusivo do direito de punir, transfere a legitimidade para a propositura da ao penal vtima ou a seu representante legal, podem ser: a) Ao Penal Privada Propriamente Dita ou exclusivamente privada Arts. 31 e 34, CPP. Aqueles casos em que os crimes atingem imediata e profundamente o interesse do sujeito passivo da infrao, por isso a instruo probatria fica, quase que por inteiro, na dependncia do concurso do ofendido.

b) Ao Penal Privada Subsidiria da Pblica prevista no art. 5, LIX, da CF/88, art. 100, 3 do CP e art. 29 do CPP. aquela que se intenta nos crimes de ao penal pblica, seja condicionada, seja incondicionada, se o rgo do Ministrio Pblico no oferecer denncia no prazo legal. c) Ao Penal Privada Personalssima Arts. 240, 2; e 236, pargrafo nico, ambos do CP. cabvel em dois casos: 1 crime de adultrio; e 2 crime de induzimento a erro essencial e ocultao de impedimento ao casamento.

TTULO III DA AO PENAL Art. 24. Nos crimes de ao pblica, esta ser promovida por denncia do Ministrio Pblico, mas depender, quando a lei o exigir, de requisio do Ministro da Justia, ou de representao do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo. 1o No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de representao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. (Pargrafo nico renumerado pela Lei n 8.699, de 27.08.93) 2o Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimnio ou interesse da Unio, Estado e Municpio, a ao penal ser pblica. (Includo pela Lei n 8.699, de 27.08.93)

Art. 25. A representao ser irretratvel, depois de oferecida a denncia. Art. 26. A ao penal, nas contravenes, ser iniciada com o auto de priso em flagrante ou por meio de portaria expedida pela autoridade judiciria ou policial. Art. 27. Qualquer pessoa do povo poder provocar a iniciativa do Ministrio Pblico, nos casos em que caiba a ao pblica, fornecendolhe, por escrito, informaes sobre o fato e a autoria e indicando o tempo, o lugar e os elementos de convico.

Art. 28. Se o rgo do Ministrio Pblico, ao invs de apresentar a denncia, requerer o arquivamento do inqurito policial ou de quaisquer peas de informao, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razes invocadas, far remessa do inqurito ou peas de informao ao procurador-geral, e este oferecer a denncia, designar outro rgo do Ministrio Pblico para oferec-la, ou insistir no pedido de arquivamento, ao qual s ento estar o juiz obrigado a atender. Art. 29. Ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal, cabendo ao Ministrio Pblico aditar a queixa, repudi-la e oferecer denncia substitutiva, intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e, a todo tempo, no caso de negligncia do querelante, retomar a ao como parte principal.

Art. 30. Ao ofendido ou a quem tenha qualidade para represent-lo caber intentar a ao privada. Art. 31. No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de oferecer queixa ou prosseguir na ao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. Art. 32. Nos crimes de ao privada, o juiz, a requerimento da parte que comprovar a sua pobreza, nomear advogado para promover a ao penal. 1o Considerar-se- pobre a pessoa que no puder prover s despesas do processo, sem privar-se dos recursos indispensveis ao prprio sustento ou da famlia. 2o Ser prova suficiente de pobreza o atestado da autoridade policial em cuja circunscrio residir o ofendido.

Art. 33. Se o ofendido for menor de 18 (dezoito) anos, ou mentalmente enfermo, ou retardado mental, e no tiver representante legal, ou colidirem os interesses deste com os daquele, o direito de queixa poder ser exercido por curador especial, nomeado, de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico, pelo juiz competente para o processo penal. Art. 34. Se o ofendido for menor de 21 (vinte e um) e maior de 18 (dezoito) anos, o direito de queixa poder ser exercido por ele ou por seu representante legal.

Art. 35. (Revogado pela Lei n 9.520, de 27.11.97) Art. 36. Se comparecer mais de uma pessoa com direito de queixa, ter preferncia o cnjuge, e, em seguida, o parente mais prximo na ordem de enumerao constante do art. 31, podendo, entretanto, qualquer delas prosseguir na ao, caso o querelante desista da instncia ou a abandone. Art. 37. As fundaes, associaes ou sociedades legalmente constitudas podero exercer a ao penal, devendo ser representadas por quem os respectivos contratos ou estatutos designarem ou, no silncio destes, pelos seus diretores ou sciosgerentes. Art. 38. Salvo disposio em contrrio, o ofendido, ou seu representante legal, decair no direito de queixa ou de representao, se no o exercer dentro do prazo de 6 (seis) meses, contado do dia em que vier a saber quem o autor do crime, ou, no caso do art. 29, do dia em que se esgotar o prazo para o oferecimento da denncia. Pargrafo nico. Verificar-se- a decadncia do direito de queixa ou representao, dentro do mesmo prazo, nos casos dos arts. 24, pargrafo nico, e 31

Art. 39. O direito de representao poder ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declarao, escrita ou oral, feita ao juiz, ao rgo do Ministrio Pblico, ou autoridade policial. 1o A representao feita oralmente ou por escrito, sem assinatura devidamente autenticada do ofendido, de seu representante legal ou procurador, ser reduzida a termo, perante o juiz ou autoridade policial, presente o rgo do Ministrio Pblico, quando a este houver sido dirigida. 2o A representao conter todas as informaes que possam servir apurao do fato e da autoria. 3o Oferecida ou reduzida a termo a representao, a autoridade policial proceder a inqurito, ou, no sendo competente, remet-lo- autoridade que o for. 4o A representao, quando feita ao juiz ou perante este reduzida a termo, ser remetida autoridade policial para que esta proceda a inqurito. 5o O rgo do Ministrio Pblico dispensar o inqurito, se com a representao forem oferecidos elementos que o habilitem a promover a ao penal, e, neste caso, oferecer a denncia no prazo de 15 (quinze) dias..

Art. 40. Quando, em autos ou papis de que conhecerem, os juzes ou tribunais verificarem a existncia de crime de ao pblica, remetero ao Ministrio Pblico as cpias e os documentos necessrios ao oferecimento da denncia. Art. 41. A denncia ou queixa conter a exposio do fato criminoso, com todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificlo, a classificao do crime e, quando necessrio, o rol das testemunhas. Art. 42. O Ministrio Pblico no poder desistir da ao penal.

Art. 43. A denncia ou queixa ser rejeitada quando: I o fato narrado evidentemente no constituir crime; II j estiver extinta a punibilidade, pela prescrio ou outra causa; III for manifesta a ilegitimidade da parte ou faltar condio exigida pela lei para o exerccio da ao penal. Pargrafo nico. Nos casos do no III, a rejeio da denncia ou queixa no obstar ao exerccio da ao penal, desde que promovida por parte legtima ou satisfeita a condio.

Art. 44. A queixa poder ser dada por procurador com poderes especiais, devendo constar do instrumento do mandato o nome do querelante e a meno do fato criminoso, salvo quando tais esclarecimentos dependerem de diligncias que devem ser previamente requeridas no juzo criminal. Art. 45. A queixa, ainda quando a ao penal for privativa do ofendido, poder ser aditada pelo Ministrio Pblico, a quem caber intervir em todos os termos subseqentes do processo.

Art. 46. O prazo para oferecimento da denncia, estando o ru preso, ser de 5 (cinco) dias, contado da data em que o rgo do Ministrio Pblico receber os autos do inqurito policial, e de 15 (quinze) dias, se o ru estiver solto ou afianado. No ltimo caso, se houver devoluo do inqurito autoridade policial (art. 16), contar-se- o prazo da data em que o rgo do Ministrio Pblico receber novamente os autos. 1o Quando o Ministrio Pblico dispensar o inqurito policial, o prazo para o oferecimento da denncia contarse- da data em que tiver recebido as peas de informaes ou a representao 2o O prazo para o aditamento da queixa ser de 3 (trs) dias, contado da data em que o rgo do Ministrio Pblico receber os autos, e, se este no se pronunciar dentro do trduo, entender-se- que no tem o que aditar, prosseguindo-se nos demais termos do processo.

Art. 47. Se o Ministrio Pblico julgar necessrios maiores esclarecimentos e documentos complementares ou novos elementos de convico, dever requisit-los, diretamente, de quaisquer autoridades ou funcionrios que devam ou possam fornec-los. Art. 48. A queixa contra qualquer dos autores do crime obrigar ao processo de todos, e o Ministrio Pblico velar pela sua indivisibilidade. Art. 49. A renncia ao exerccio do direito de queixa, em relao a um dos autores do crime, a todos se estender. Art. 50. A renncia expressa constar de declarao assinada pelo ofendido, por seu representante legal ou procurador com poderes especiais. Pargrafo nico. A renncia do representante legal do menor que houver completado 18 (dezoito) anos no privar este do direito de queixa, nem a renncia do ltimo excluir o direito do primeiro

Art. 51. O perdo concedido a um dos querelados aproveitar a todos, sem que produza, todavia, efeito em relao ao que o recusar. Art. 52. Se o querelante for menor de 21 (vinte e um) e maior de 18 (dezoito) anos, o direito de perdo poder ser exercido por ele ou por seu representante legal, mas o perdo concedido por um, havendo oposio do outro, no produzir efeito. Art. 53. Se o querelado for mentalmente enfermo ou retardado mental e no tiver representante legal, ou colidirem os interesses deste com os do querelado, a aceitao do perdo caber ao curador que o juiz lhe nomear. Art. 54. Se o querelado for menor de 21 (vinte e um) anos, observar-se-, quanto aceitao do perdo, o disposto no art. 52.

Art. 55. O perdo poder ser aceito por procurador com poderes especiais. Art. 56. Aplicar-se- ao perdo extraprocessual expresso o disposto no art. 50. Art. 57. A renncia tcita e o perdo tcito admitiro todos os meios de prova..

Art. 58. Concedido o perdo, mediante declarao expressa nos autos, o querelado ser intimado a dizer, dentro de 3 (trs) dias, se o aceita, devendo, ao mesmo tempo, ser cientificado de que o seu silncio importar aceitao. Pargrafo nico. Aceito o perdo, o juiz julgar extinta a punibilidade.

Art. 59. A aceitao do perdo fora do processo constar de declarao assinada pelo querelado, por seu representante legal ou procurador com poderes especiais. Art. 60. Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se- perempta a ao penal: I quando, iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 30 (trinta) dias seguidos; II quando, falecendo o querelante, ou sobrevindo sua incapacidade, no comparecer em juzo, para prosseguir no processo, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, qualquer das pessoas a quem couber faz-lo, ressalvado o disposto no art. 36; III quando o querelante deixar de comparecer, sem motivo justificado, a qualquer ato do processo a que deva estar presente, ou deixar de formular o pedido de condenao nas alegaes finais; IV quando, sendo o querelante pessoa jurdica, esta se extinguir sem deixar sucessor.

Art. 61. Em qualquer fase do processo, o juiz, se reconhecer extinta a punibilidade, dever declar-lo de ofcio. Pargrafo nico. No caso de requerimento do Ministrio Pblico, do querelante ou do ru, o juiz mandar autulo em apartado, ouvir a parte contrria e, se o julgar conveniente, conceder o prazo de 5 (cinco) dias para a prova, proferindo a deciso dentro de 5 (cinco) dias ou reservando-se para apreciar a matria na sentena final. Art. 62. No caso de morte do acusado, o juiz somente vista da certido de bito, e depois de ouvido o Ministrio Pblico, declarar extinta a punibilidade.

Espcies
CPP, art. 100, caput.

1 - Aes Penais Pblicas pois a CF/88 atribui ao MP, com exclusividade, a propositura da ao penal pblica, podendo ser: a) pblica incondicionada - o Ministrio Pblico promover a ao independente da vontade ou interferncia de quem quer que seja, bastando, para tanto, que ocorram as condies da ao e os pressupostos processuais.

Prazo
1 Oferecimento de denncia por parte do MP art. 46 do CPP: 5 dias para indiciado preso e 15 dias para indiciado solto. No entanto, existem prazos especiais: crime eleitoral 10 dias (357 Cdigo Eleitoral); crime de imprensa 10 dias (art. 40 da Lei n 5.250/67); Crime de txicos ; crime contra economia popular 2 dias (art. 10, 2, da Lei n 1.521/51).

crime falimentar 5 dias quando o passivo igual ou superior a cem vezes o maior salrio mnimo vigente no pas; e 3 dias quando o passivo for inferior quela quantia. (arts. 109 e 200, 5 da Lei de Falncias); crime de abuso de autoridade 48 horas (art. 13 da Lei n 4.898/65).

2 - O direito de queixa, de regra, deve ser exercido no prazo de 6 meses - art. 38 do CPP. No entanto, s vezes h prazos especiais: crime de adultrio - prazo de 1 ms (art. 240, 2, do CP); ou pode ser que o prazo comece a fluir a partir de outra data (p. do art. 236, CP). Lei de imprensa - prazo de 3 meses.

Ao Penal e actio civilis ex delicto

A ao Penal e a actio civilis ex delicto no se confundem: a ao penal tem por escopo realizar o Direito Penal objetivo, isto , visa aplicao de uma pena ou medida de segurana ao criminoso; a actio civilis ex delicto tem por objetivo precpuo e nico a satisfao do dano produzido pela infrao.

Sistema ptrio
No Direito ptrio, a parte interessada, se quiser, somente poder promover a ao para a satisfao do dano na sede civil. Por outro lado, como o fato gerador dessas responsabilidades o crime, se houver sentena penal condenatria com trnsito em julgado, em face da influncia que tal deciso exerce no cvel, ser ela exeqvel na jurisdio civil, onde no mais se discutir o na debeatur (se deve), e sim o quantum debeatur (quanto devido). Por outro lado, possvel ocorrer a satisfao do dano na esfera penal. O CPP prev nos arts. 118 a 120, a possibilidade da restituio ao lesado de coisas apreendidas no juzo criminal e at mesmo na fase investigatria que procede a propositura da ao penal.

Responsabilidade civil e responsabilidade penal


A responsabilidade penal sempre e sempre pessoal. O resultado de que depende a existncia do crime somente imputvel a quem lhe deu causa, no podendo nenhuma pena passar da pessoa do delinqente. J a responsabilidade civil, embora, em regra, seja de quem praticou a ao antijurdica, s-lo-, s vezes, dos seus representantes legais, e a ao civil de ressarcimento poder, inclusive, era proposta contra os herdeiros do responsvel, respeitadas, apenas, as foras da herana.

Objeto da actio civilis ex delicto


A responsabilidade civil, comporta trs objetivos:

a) restituio (devoluo da prpria coisa); b) ressarcimento (o pagamento do seu equivalente em dinheiro); c) reparao (satisfao de danos no materiais, como nos crimes contra a honra).

Вам также может понравиться