Вы находитесь на странице: 1из 34

A contextualizao tem muito a ver com a motivao do aluno, por dar sentido quilo que ele aprende, fazendo

com que relacione o que est sendo ensinado com sua experincia cotidiana.

A contextualizao visa dar significado ao que se pretende ensinar para o aluno (...), auxilia na problematizao dos saberes a ensinar, fazendo com que o aluno sinta a necessidade de adquirir um conhecimento que ainda no tem (RICARDO, 2003, p. 11).

Pavanello, com base em Brousseau, afirma que contextualizar significa apresentar o contedo ao aluno por meio de uma situao problematizadora, compatvel com uma situao real que possua elementos que dem significado ao contedo matemtico.

O professor, em seu trabalho de sala de aula, necessita realizar uma recontextualizao do saber, ou seja, procurar situaes que dem sentido aos conhecimentos que devem ser ensinados. Este trabalho se faz necessrio, uma vez que possibilita que o conhecimento chegue s pessoas da forma mais simples possvel.

Na realizao do trabalho desenvolvido em sala de aula, deve-se considerar que a aprendizagem matemtica ocorre a partir de uma modificao do conhecimento que o aluno deve produzir por si mesmo e que o professor deve provocar (BROUSSEAU, 1986, p. 49) .

Voltada para a formao do indivduo, a interdisciplinaridade prope a capacidade de dialogar com as diversas cincias, fazendo entender o saber como um e no partes, ou fragmentaes (FAZENDA, 1994).

Trata-se de uma prtica que no dilui as disciplinas no contexto escolar, mas que amplia o trabalho disciplinar na medida em que promove a aproximao e a articulao das atividades docentes numa ao coordenada e orientada para objetivos bem definidos (CARLOS, 2006 p.7) .

Com isso o saber continua dividido, mas o aluno compreende que a ramificao do saber apenas uma forma facilitada de se estudar a parte de um todo; e que o mesmo vale para as disciplinas, onde cada contedo destas faz parte de uma totalidade.

Sendo assim, os(as) professores(as) devem se preocupar, j nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em incentivar os alunos a construrem relaes entre os diferentes contedos presentes nas diversas disciplinas do currculo.

Conversar com os alunos de forma que percebam que a cincia tambm tem uma histria, assim como o pas, o estado ou a comunidade. Mostrar que os problemas ambientais so, ao mesmo tempo, problemas de sade, de Qumica e de Fsica, alm de envolverem a ecologia e a Biologia como um todo.

Planejar, em sentido amplo, um processo que visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superao, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro.

Planejar uma atividade educacional que tem como caractersticas bsicas: evitar a improvisao, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear a execuo da ao educativa, prever o acompanhamento e a avaliao da prpria ao. Planejar e avaliar andam de mos dadas (PADILHA, 2001).

Previso inteligente e bem calculada de todas as etapas do trabalho educacional que envolvem as atividades docentes e discentes, de modo a tornar o ensino seguro e eficiente (MATTOS, 1971, p. 140).

Data: Durao:
Aluno(a)/Estagirio(a): Contedo(s): listar detalhadamente o(s) contedo(s).

Objetivos especficos ou competncias e habilidades (conforme os planos da escola e de ensino): tudo que se quer alcanar atravs de uma ao clara e explcita; o que meus alunos devero fazer para comprovar a aprendizagem.

Ver tabela da TAXONOMIA DE BLOOM.

Metodologia ou Procedimentos: formas de ao desencadeadas, na sala de aula, pelo professor e pelo aluno, tendo em vista a consecuo dos objetivos. So atividades, procedimentos, mtodos, tcnicas e modalidades de ensino selecionados para facilitar a aprendizagem, incluindo os recursos a serem utilizados. Podem ser assim organizados:

atividade inicial ou mobilizao para o conhecimento (sncrese): o que usarei para introduzir o assunto, despertar e manter o interesse de meus alunos na aula;
a)

b) desenvolvimento ou construo

do conhecimento (anlise): pode ser atravs de tcnicas como: * aula expositiva dialogada, leitura comentada; * ensino individualizado: estudo dirigido, ensino programado, projetos, pesquisas, fichas didticas, exerccios individuais;

* ensino socializado: reflexes e discusses em grupo, painis, seminrios, dramatizaes, mesas redondas...

c) concluso (sntese) e atividades de avaliao: situaes de aprendizagem para verificar o alcance dos objetivos.

Avaliao: instrumentos e critrios sero utilizados para confirmar se os objetivos ou as competncias e habilidades foram alcanados.

A avaliao mostra que estratgia ser utilizada para observar a relao do aluno com o contedo trabalhado. Percorre todas as etapas do trabalho, e abrange a considerao dos vrios tipos de atividades do professor e dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Observaes: Surgiu algum fato que precisa ser anotado? O plano foi desenvolvido? ...

Embora represente apenas uma faceta da atividade docente, o plano de aula proporciona maior qualidade, equilbrio e segurana ao professor na sala de aula (FELIS, 2008).

O ato de planejar exige do educador uma ao organizada. O improvisar importante na ao pedaggica desde que o educador tenha conscincia, controle do que est improvisando. Para isso, ele ter que ter organizado seu planejamento. Ter uma ao planejada significa que o educador tem claro seus objetivos. [...] O desafio de todo educador na construo do planejamento conhecer o que planeja contedo da matria e contedo do sujeito. Esse seu estudo (FREIRE ET AL, 1997, p. 57).

Na ao de avaliar pensa-se o passado e o presente para construir o futuro. Nesta concepo de educao, portanto, a avaliao vivida como processo permanente de reflexo cotidiana. neste sentido que o ato de avaliar processual. [...] Aprender a avaliar aprender a modificar o planejamento (FREIRE ET AL, 1997, p. 37).

REFERNCIAS
FELIS, Priscila Costa. Planejamento X Plano de Aula. Disponvel em: http://educacao.qprocura.com.br/2008/07/planejamento -x-plano-de-aula/. Acesso em: 07 de janeiro de 2010. FREiRE, Madalena; DAVANI, Juliana; CAMARGO, Ftima. MARTINS, Mirian Celeste. Avaliao e Planejamento. A prtica educativa em questo. Instrumentos Metodolgicos II. Sries Seminrios. So Paulo: Espao Pedaggico, 1997.

LIBNEO, Jos Carlos. Didtica. Coleo Magistrio. So Paulo: Cortez, 1994.

LOBATO, Anderson C. Contextualizao: um contexto em debate. Disponvel em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/ educacao/0173.html. Acesso em: 07 de janeiro de 2010.

MEDEIROS, Michele. A Interdisciplinaridade na Escola. Disponvel em: http://www.webartigos.com/articles/24165/1/ainterdisciplinaridade-na-escola/pagina1.html. Acesso em: 07 de janeiro de 2010.
PILETTI, Claudino. Didtica Geral. So Paulo: tica, 1984. Plano Simplificado de Aula /APC. Disponvel em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/.../5238_apc_plano_aula.doc Acesso em: 07 de janeiro de 2010. VASCONCELOS, Maria Betnia F. A contextualizao na sala de aula: concepes iniciais. Disponvel em : http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Comunicacao_Cientific a/Trabalhos/CC48251755468T.doc. Acesso em: 07 de janeiro de 2010.

Вам также может понравиться