Вы находитесь на странице: 1из 31

Epistemologia/Epistemlogo Objetivos

Compreender Refletir o sentido do criticamente Compreender conhecimento a sobre as cientfico, os prticas, os especificidade seus discursos e os metodolgica obstculos e o problemas da da cincia modo como cincia os ultrapassar

Percurso
Distinguir o conhecimento comum do conhecimento cientfico

Analisar o mtodo cientfico

Caraterizar a especificidade da cincia

Problematizar a verificabilidade das hipteses a partir da contribuio de Karl Popper

Analisar o significado da objetividade cientfica e a perspectiva da T. Kuhn

O estatuto dom conhecimento cientifico


FILME CONTACTO DE ROBERT Zemecckis, eUA, 1997 Manual em dialogo

O conhecimento vulgar/senso comum e o conhecimento cientifico

Distino entre conhecimento vulgar e conhecimento cientfico.


As caractersticas da Cincia e do senso comum.
O que distingue o senso comum do conhecimento cientifico?

Tipos de conhecimentos- Senso comum e conhecimento cientifico

Podemos dividir as representaes cognitivas


da realidade em dois grandes tipos

Senso Comum

Cincia

Senso comum Caractersticas gerais

O senso comum resulta da organizao espontnea da razo e:

1 uma crena no justificada.

2- Aceita uma explicao sem a questionar.

3- Apoia-se na tradio e na experincia colectiva da comunidade e no na investigao .

4- Nasce da atividade sensvel e da experincia pessoal acumulada de uma dada comunidade.

O senso comum um conhecimento mais baseado na perceo do que na razo. Por isso:

1- o modo mais elementar de conhecer o mundo

2 -permite criar representaes do mundo ligadas a um significado subjectivo

3- acrtico, pois, no sendo justificado, identifica as representaes com a realidade

RESUMINDO
- O senso comum um conhecimento espontneo, baseado em dados sensoriais,

na transmisso social dos princpios, crenas e preconceitos que expressam a experincia de uma comunidade

- Serve para resolver os problemas prticos do dia a dia, para integrar os indivduos nos comportamentos e valores estabelecidos pela sociedade e para orientarmos a nossa vida. - No fornece a explicao sistematizada, nem permite a compreenso da verdadeira natureza da realidade. - um conjunto desorganizado de opinies subjectivas, suposies, pressentimentos, ideias feitas que nos conduzem a uma viso superficial, e s vezes errnea da realidade. - ametdico e baseia-se na aparncia.

Limitaes do senso comum

No nos d uma explicao e uma compreenso da verdadeira natureza da realidade, pois no ultrapassa aquilo que imediatamente perceptvel, d-nos por vezes informaes erradas, considerando semelhantes fenmenos que, na realidade, so de natureza diferente, e as suas concluses so quase sempre imprecisas e mantidas por fora da tradio.

Perspectiva de KARL POPPER e Bachelard em relao ao senso comum


- Para Popper o senso comum conduz-nos muitas vezes ao erro, por isso devemos olha-lo com desconfiana, mas ao mesmo tempo com ateno. - o conhecimento mais imediato da realidade, por isso ,sendo Popper, um continuista relativamente evoluo/desenvolvimento da cincia, este considera que o senso comum o ponto de partida para qualquer conhecimento mais profundo - CINCIA. -- O senso comum um ponto de partida, para construir o conhecimento racional, por isso deve ser criticado.

-Ao contrrio, BACHELARD considera o senso comum um obstculo epistemolgico ou seja algo que impede a produo do conhecimento cientifico, por isso no basta critica-lo preciso romper com ele. -- BACHELARD um descontinuista em relao evoluo da cincia.

EVOLUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO

Quando nasceu a cincia?

H diferentes momentos que se podem apontar para o desenvolvimento da cincia. DE REFERIR: 1 - A cincia inicialmente est ligada filosofia( a filosofia procurava a causa dos fenmenos naturais ESTADO TERICO. 2 - A cincia moderna nasce no sec. XVI, XVII, com galileu e Newton Automatizao da cincia face filosofia. Nesta fase o mundo entendido como uma enorme mquina, regido por leis, explicvel matematicamente. 3 - A cincia moderna era considerada o nico conhecimento verdadeiro e legitimo . 4 - A cincia ps-moderna est ligada teoria da relatividade de Einstein aos avanos da fsica quntica. 5 - A cincia ps-moderna est marcada pela relatividade, incerteza e probabilidade.

A cincia uma construo da razo -A cincia moderna passou a usar novos procedimentos metodolgicos (mtodo cientfico); -Os novos procedimentos metodolgicos permitiram uma nova interpretao dos dados e acelerar o progresso da cincia; - apesar da preocupao metodolgica e da procura do rigor, algumas das solues (teorias) tiveram que ser corrigidas ou substitudas por outras; -A cincia ps-moderna est intimamente ligada a teoria da relatividade de Einstein e aos progressos da mecnica quntica. Cincia que se caracteriza pelas ideias de relatividade, incerteza, indeterminismo e

probabilidade.

Cincia
Caractersticas gerais Implica uma reflexo epistemolgica (filosofia da cincia) Diferente de gnosiologia que uma reflexo sobre o conhecimento em geral

A Cincia um conhecimento mais baseado na razo do que na percepo. Por isso,


1- um conhecimento racional (crena justificada) 2- Duvida e procura justificar as crenas (atitude crtica)

3- Usa metodologias
rigorosas e formula hipteses testveis.

4- Sujeita as hipteses observao, sob condies controladas.

5- Aperfeioa os mtodos e corrige as prprias teorias.

CARACTERISTICAS DA CINCIA - Continuao

1-A Cincia procura ser objectiva. 2-Resulta de um mtodo apoiado na observao. 3-Resulta da reformulao de hipteses. 4-Constituda por um conjunto de teorias. 5-Procura leis que exprimam a invarincia e a repetitibilidade dos fenmenos. 6-Predicativa, prev a ocorrncia de factos. 7-Revisvel e provisria. 8-Utiliza uma linguagem rigorosa. 9-Implica a matematizao do real, transforma as qualidades em quantidades atravs de instrumentos de medida. 10-Estabelece relaes entre os fenmenos observados. 11-Unifica racionalmente a diversidade emprica. 12- uma atitude critica, problematizadora e planeada em relao ao real.

CINCIAS NATURAIS E CINCIAS SOCIAIS As cincias da natureza atingiram um estatuto tal, que passaram a ser consideradas o nico tipo de conhecimento legitimo.
Para ser considerado conhecimento cientifico, todo qualquer saber se deveria submeter s mesmas regras que as cincias naturais Mtodo experimental.

Comte o pai do positivismo, que considera as cincias empricas o nico modelo de conhecimento verdadeiro e perfeito CINCIAS DA NATUREZA

Eram excludas do estatuto de conhecimento verdadeiro as cincias sociais e humanas, porque o objecto de estudo destas cincias cria algumas dificuldades ao investigador, por exemplo a coincidncia entre sujeito e objecto de investigao, e no se submetem ao mtodo experimental.

Contudo no faz sentido que as cincias sociais no sejam consideradas cincia , apenas:

Reclamam um estatuto de cientificidade diferente.

O MODELO DAS CINCIAS NATURAIS EXPLICATIVO.

Estabelece relaes de causalidade

O MODELO DAS CINCIAS SOCIAIS COMPREENSIVO. Interpreta sentidos culturais

Hoje so consideradas diferentes perspectivas de interpretar o real , ambas vlidas.

Cincia e construo validade e verificabilidade das hipteses

Problema da Demarcao
- Qual o mtodo que permite demarcar a cincia de outros modos de conhecer o real?

- Como procedem os cientistas para conhecer a realidade?


- Os cientistas tentam provar que as hipteses so verdadeiras ou procuram mostrar que so falsas?

Cincia e mtodo cientfico so duas realidades interdependentes


Mtodo cientfico
Conjunto de procedimentos e tcnicas que se utilizam nas diversas cincias para descobrir, investigar e alcanar os seus objetivos, estabelecer leis e teorias (conjuntos organizados e coerentes de leis que explicam um determinado tipo de fenmenos).

Dois grandes modelos metodolgicos:

Indutivo
Comeou a ser usado por F. Bacon ( sc. XVII) e desenvolvido por S. Mill e outros filsofos

Hipottico-dedutivo
Defendido por K. Popper, entre outros autores

Mtodo Indutivo
- Imparcial, rigorosa, neutra (o investigador no pode deixar-se influenciar pelas suas crenas) -metdica , sistematicamente preparada e repetida; -Utiliza instrumentos e tcnicas que prolongam o alcance dos sentidos, pois os dados so medidos, quantificados e registados com o mximo rigor. Propor uma explicao / soluo provisria para o problema que se est a investigar. Supe: - anlise e interpretao dos factos observados - sentido criativo do investigador, para descobrir uma relao entre os dados de observao e a causa que os provocou.

Observao do fenmeno

(caso particular)

Formulao de uma hiptese

Mtodo Indutivo
- Verificao da hiptese, para a confirmar ou rejeitar - Implica a utilizao de instrumentos e de tcnicas - A confirmao da hiptese transforma a hiptese em lei cientfica

Experimentao

Generalizao

A lei que explica os dados observados passa a ser considerada lei universal, aplicvel a todos os fenmenos do mesmo tipo, mesmo os ainda no observados. Com base nessa lei podemos prever o que ir acontecer no futuro.

Concluso: o modelo indutivo parte de dados observados, analisa os dados para estabelecer relaes entre eles e submete-os a verificao experimental. Uma vez verificados, transformam-se em leis aplicveis a todos os fenmenos do mesmo tipo.

Indutivismo

Critrio de validao cientfica Critrio de cientificidadeverificacionista O que distingue uma hiptese cientfica / teoria de uma hiptese no cientfica?

Critrio verificacionista

Uma proposio s cientfica se pode ser empiricamente verificvel ou testvel pelos factos. Recorre-se experimentao no sentido de procurar factos que provem que verdadeira, que a verifiquem.

Assim, para o enunciado Todos os cisnes so brancos, bastaria encontrar alguns cisnes brancos para o confirmar e validar. Generalizao

Mas ser que as hipteses / teorias cientficas podem ser verificadas pela experincia?

O mtodo indutivo - crticas O problema da Induo

O Mtodo indutivo foi objeto de muitas crticas, designadamente por parte de D. Hume e, mais recentemente por K. Popper.

O mtodo indutivo - crticas O problema da Induo


D. Hume defende que a relao causa efeito que se estabelece entre os fenmenos decorre da sua repetio: aps a conjuno constante de dois objetos () , somos determinados pelo costume a apenas esperar um a partir do aparecimento do outro. Sendo assim, a generalizao nada mais do que uma simples crena psicolgica de que os factos se repetiro sempre do mesmo modo. As generalizaes podem estar corretas, mas podem tambm estar erradas. A repetio e o hbito no so uma garantia segura para a generalizao (acredita-se que o futuro ser como o passado, isto , que a natureza se comporta sempre do mesmo modo, mas esta crena no tem justificao.

O mtodo indutivo - crticas O problema da Induo


K. Popper pergunta:

Com que fundamento podemos concluir da afirmao Alguns A so B que Todos os A so B?

Se no podemos observar todos os factos, como podemos generalizar e afirmar que aquilo que foi observado num certo nmero de casos se aplica a todos?

Ser que a induo um procedimento cientificamente credvel?

K. Popper

Responde:

Por maior que seja o nmero de observaes particulares, no h justificao lgica para a sua generalizao a todos os casos. H sempre a possibilidade de factos ainda no observados do passado ou factos futuros virem a contradizer a concluso.

Mesmo que tenhamos observado milhares de cisnes brancos, nada nos autoriza a afirmar que Todos os cisnes so brancos e bastar uma nica observao de um nico cisne negro para refutar aquela proposio.

Karl Popper No acredita que a especificidade metodolgica da cincia esteja na induo

Substitui o mtodo indutivo pelo mtodo hipottico dedutivo (conjectural)


(este o modelo metodolgico que permite cincia demarcar-se de outras formas de conhecimento)

Mtodo hipottico dedutivo (Conjectural)

A investigao nas cincias empricas ou naturais faz-se com este mtodo que implica o recurso experincia e deduo.

Facto - problema

A procura do saber comea com a emergncia de um facto problema.*

1. Formulao da hiptese ou conjectura

Inveno de uma soluo que exige comprovao. Resulta de um raciocnio abdutivo, isto , resulta da atividade criativa do cientista, associada intuio (comea com um palpite) e imaginao.

A hiptese deve: - Ser compatvel com os factos que se querem explicar - Ser coerente com outras hipteses anteriormente admitidas - Ser suscetvel de confirmao - Servir para prever e explicar os acontecimentos com ela relacionados

Mtodo hipottico dedutivo

2 . Deduo das consequncias preditivas da hiptese

Inferir consequncias deduzir da explicao proposta, que geral , consequncias menos gerais. Formula-se o enunciado observacional emprico que vai ser testado pela experincia.
Submisso do enunciado observacional emprico a provas experimentais. Pela experincia tenta-se falsear a hiptese.

3. Experimentao

Se a experimentao confirma a hiptese, esta passa a lei explicativa dos fenmenos, esforando-se o cientista por lhe encontrar falhas. Se a experimentao refuta a hiptese, segue-se a formulao de uma nova hiptese.

Critrio de validao cientfica (distingue o que cientfico do que no o ) - Critrio da Falsificabilidade


(Manual p. 192)

Critrio falsificacionista Uma proposio s cientfica se resistir prova da sua falsificao emprica.

O teste experimental usado no sentido de encontrar experincias que infirmem (invalidem) a hiptese.

A hiptese validada se no forem encontrados factos que a falsifiquem e ser tanto mais forte quanto mais resistir prova da sua falsificao.
Popper usa o termo corroborao para se referir ao sucesso das Teorias. Uma teoria que superou todas as tentativas de refutao est corroborada pela experincia. Isto significa que ela teve um bom desempenho no passado, mas que nada podemos dizer sobre o seu futuro.

- Como procedem os cientistas para conhecer a realidade? - Os cientistas tentam provar que as hipteses so verdadeiras ou procuram mostrar que so falsas?

Dois critrios de cientificidade das hipteses (validao cientfica):

Modelo indutivo Critrio Verificacionista Modelo hipottico-dedutivo


Critrio da falsificabilidade

Вам также может понравиться