Вы находитесь на странице: 1из 14

Matemtica e Fsica para Jogos

Ronny Anderson Argolo Bastos ronnytds@gmail.com

Tpicos
Introduo Necessidade Matemtica
Trigonometria Geometria Analtica

Fsica Exemplos

Necessidade da Matemtica e Fsica nos Jogos


Dentro do nosso mundo real estamos sempre interagindo com os objetos dentro dele, e estes objetos tem uma reao(comportamento). Em jogos atuais vemos o quanto a presena da fsica dentro do ambiente do game tem sido vital para o sucesso deste. Esta fsica faz com que o jogo fique mais realista e interessante.

Matemtica
A matemtica utilizada para fazer a movimentao e rotao dos elementos grficos pela tela, sejam eles comandados pelo jogador ou pelo prprio jogo. Dois temas da matemtica so utilizados para resolver a maioria dos problemas de movimentaao em jogos: Trignonometria e Geometria Analtica.

Trigonometria
Assume-se que trabalha a medida dos tringulos, forma na qual os elementos de computao grfica so baseados. o ramo da matemtica que estuda as relaes em tringulo, ngulos e funes trigonomtricas como o seno e cosseno. De forma prtica, a trigonometria utilizada para rotacionar e movimentar os elementos grficos. Utiliza-se seus conceitos para calcular e transpor as coordenadas e angulaes dos elementos grficos de acordo com as entradas provenientes do jogador e automatizadas pela lgica do jogo.

Geometria Analtica
A geometria analtica, tambm conhecida como geometria de coordenadas e que anteriormente conhecida como geometria cartesiana, o estudo da geometria atravs dos princpios da lgebra. Em geral, usado o sistema de coordenadas cartesianas para manipular equaes para planos, retas, curvas e crculos, geralmente em duas dimenses, mas por vezes tambm em trs ou mais dimenses. Atravs de seus conceitos possvel calcular a distncia entre os elementos grficos e a coliso entre os mesmos para que sejam tomadas decises em conjunto com a utilizao das regras da fsica.

Fsica
Clculos e leis da fsica so utilizados para promover movimentos consistentes para os elementos do jogo. Mecnica a cincia que estuda os movimentos e dentro da mecnica existe um captulo muito importante que ideal para jogos, a cinemtica. A Cinemtica a parte da mecnica que descreve o movimento, atravs de funes matemticas, sem investigar suas causas. Utiliza conceitos de geometria associados idia de tempo, de forma que: Cinemtica = Geometria + Tempo.

Exemplos
O que iremos estudar em Matemtica?
Trigonometria Geometria Analtica Matrizes Transformaes Lineares Sistemas Numricos Equao de Vetores Matemtica 3D Funes Sistemas Lineares lgebra

Exemplos
O que iremos estudar em Fsica?
Cinemtica Fsica em Tempo Real Mecnica em Geral Lanamento Vertical/Horizontal Colises

Observao
necessrio conhecer tanto a matemtica quanto a fsica, pois elas estaro quase sempre juntas, para resoluo dos problemas encontrados.
Iluminao Colises

Bibliografia
www.sharpgames.net www.unidev.com.br/artigosCat.asp

http://www.xna.com http://www.nudes.cefetrn.br/xna xna-natal-academics@googlegroups.com

Вам также может понравиться