Вы находитесь на странице: 1из 20

Quinto Mandamento

NO MATAR

Introduo
A vida humana sagrada S Deus senhor da vida, desde o seu comeo at ao seu termo: ningum, em circunstncia alguma, pode reivindicar o direito de dar a morte Presena da clera e inveja no homem: desde os primrdios da histria (Caim e Abel)

Legtima Defesa
A defesa legtima das pessoas e das sociedades no uma exceo proibio de matar o inocente

Do ato de defesa pode seguir-se um duplo efeito: um, a conservao da prpria vida; outro, a morte do agressor
Nada impede que um ato possa ter dois efeitos, dos quais s um esteja na inteno, estando o outro para alm da inteno Se est mais obrigado a velar pela prpria vida do que pela alheia

Penas aplicadas pelas autoridades...


direito e dever da autoridade pblica legtima infligir penas proporcionadas gravidade do delito

Quando esta pena voluntariamente aceite pelo culpado, adquire valor de expiao
Defesa da ordem pblica e da proteo da segurana das pessoas Finalidade medicinal, posto que deve, na medida do possvel, contribuir para a emenda do culpado

Pena de morte...
No excluso do recurso pena de morte, se for esta a nica soluo possvel para defender eficazmente vidas humanas de um injusto agressor Contudo, se processos no sangrentos bastarem para defender e proteger do agressor a segurana das pessoas, a autoridade deve servir-se somente desses processos Casos em que se torna absolutamente necessrio suprimir o ru so j muito raros, se no mesmo praticamente inexistentes

O Homicdio Voluntrio
O quinto mandamento probe, como gravemente pecaminoso, o homicdio direto e voluntrio

O infanticdio, o fratricdio, o parricdio e o assassinato do cnjuge so crimes especialmente graves, em razo dos laos naturais que eles quebram. No se podem invocar preocupaes de eugenismo ou de higiene pblica para justificar qualquer homicdio, ainda que tal seja imposto pelos poderes pblicos

Outras formas de causar homicdio...


A aceitao pela sociedade humana de fomes mortferas, sem se esforar por lhe dar remdio, uma escandalosa injustia e um pecado grave Os traficantes, cujas prticas usurrias e mercantis provocam a fome e a morte dos seus irmos em humanidade, cometem indiretamente homicdio, que lhes imputvel

O Aborto
A vida humana deve ser respeitada e protegida, de modo absoluto, a partir do momento da concepo.

Vs conheceis j a minha alma e nada do meu ser Vos era oculto, quando secretamente era formado, modelado nas profundidades da terra (Sl 139, 15).

A colaborao formal num aborto constitui falta grave. A Igreja pune com a pena cannica da excomunho este delito contra a vida humana.

A Eutansia
Quaisquer que sejam os motivos e os meios, a eutansia directa consiste em pr fim vida de pessoas deficientes, doentes ou moribundas. moralmente inaceitvel. A cessao de tratamentos mdicos onerosos, perigosos, extraordinrios ou desproporcionados aos resultados esperados, pode ser legtima.

O uso dos analgsicos para aliviar os sofrimentos do moribundo, mesmo correndo-se o risco de abreviar os seus dias, pode ser moralmente conforme com a dignidade humana, se a morte no for querida, nem como fim nem como meio, mas somente prevista e tolerada como inevitvel.

O Suicdio
Ns somos administradores e no proprietrios da vida que Deus nos confiou; no podemos dispor dela. Se for cometido com a inteno de servir de exemplo, sobretudo para os jovens, o suicdio assume ainda a gravidade do escndalo.

Perturbaes psquicas graves, a angstia ou o temor grave duma provao, dum sofrimento, da tortura, so circunstncias que podem diminuir a responsabilidade do suicida.

O Escndalo
O escndalo a atitude ou comportamento que leva outrem a fazer o mal.

O escandaloso transforma-se em tentador do seu prximo; atenta contra a virtude e a rectido, podendo arrastar o irmo para a morte espiritual.
O escndalo grave quando causado por aqueles que, por natureza ou em virtude da funo que exercem, tem a obrigao de ensinar e de educar os outros.

O Respeito Pela Sade


A vida e a sade fsica so bens preciosos, confiados por Deus. Temos a obrigao de cuidar razoavelmente desses dons, tendo em conta as necessidades alheias e o bem comum. O cuidado da sade dos cidados requer a ajuda da sociedade para se conseguirem condies de vida que permitam crescer e atingir a maturidade: alimentao e vesturio, casa, cuidados de sade, ensino bsico, emprego, assistncia social.

Investigao Cientfica
A experimentao sobre o ser humano no moralmente legtima, se fizer correr riscos desproporcionados, ou evitveis, vida ou integridade fsica ou psquica do sujeito. imoral produzir embries humanos destinados a serem explorados como material biolgico disponvel .

Doao de rgos
A doao de rgos aps a morte um ato nobre e meritrio e deve ser encorajado como uma manifestao de generosa solidariedade.

O Respeito Pela Integridade Corporal


sequestro de refns O terrorismo A tortura Mutilaes

Esterilizaes

O Respeito Pelos Mortos


Aos moribundos deve dispensar-se toda a ateno e cuidado

A Igreja permite a cremao a no ser que esta ponha em causa a f na ressurreio dos corpos

Evitar a Guerra
A Igreja exorta instantemente a todos para que orem e atuem para que a Bondade divina nos livre da antiga escravido da guerra . Devem ser ponderadas com rigor as estritas condies duma legtima defesa pela fora das armas. A gravidade duma tal deciso submete-a a condies rigorosas de legitimidade moral.

Вам также может понравиться