Вы находитесь на странице: 1из 18

Literatura do Perodo Interbblico

Flvio Josefo Nasceu em 37 d.C. Era de linhagem sacerdotal e a me descendia dos hasmonianos. Tornou-se um erudito. Escreveu obras histricas dos judeus de incontestvel valor.

Livros apcrifos
Apcrifo um vocbulo grego que significa oculto. Sculos mais tarde passou a indicar literatura ilegtima. Os apcrifos se proliferaram entre 200 a.C e 200 d.C. Os autores usaram pseudnimos. Eles surgiram no perodo interbblico. Faltando-lhes a revelao divina, os judeus voaram nas asas da imaginao. No silncio da voz divina, multiplicaram-se as palavras humanas. Alguns livros abordam perodos histricos importantes para a compreenso da histria dos judeus, entre eles, 1 e 2 Macabeus.

AS DIVISES DO PERODO INTERBBLICO.


Perodo Persa 536-331AC Perodo Grego 331-167AC Perodo Grego prprio 331-323AC Perodo Egpcio 323-198 AC Perodo Srio 198 -167AC Perodo Macabeus 167-63AC Perodo Romano 63-5AC

UNIDADE 2 1. Imprio Assrio e destruio do Reino do Norte


A histria dos reis do reino do norte foi marcada por assassinatos, guerras e muito derramamento de sangue. Reis violentos que promoviam a adorao de deuses pagos. A justia foi deixada de lado enquanto Deus era esquecido. E o preo por essas duas atitudes foi o completo aniquilamento. A destruio do Reino de Israel foi anunciada pelos profetas, os quais lutaram incansavelmente pela converso do povo (Miquias e Osias). Em 722 a.C a Samaria foi destruda pela Assria, os moradores foram expulsos, e pessoas de outros pases ocuparam a terra iniciando um processo de miscigenao das raas e aniquilamento da identidade daquele povo.

2. O imprio Babilnico e a finalidade do cativeiro


Propsito do cativeiro: purificao e educao. Os judeus que se ocupavam apenas da lavoura e pecuria, tornaram-se hbeis comerciantes. Dos trs ofcios da teocracia israelita: profeta, sacerdote e rei, s a voz proftica sobreviveu. O que os judeus aprenderam no cativeiro babilnico:

Foram libertos da idolatria (Ez 20;32). Observaram a Lei de Moiss: surgimento do escribismo. Surgimento das sinagogas e fortalecimento do culto pblico. Reverdecimento da esperana messinica (Jo 4.29; Mt 2.7,8,16; Lc 2.25a 30). Costumes modificados: uma nova lngua.

3. Perodo Persa e retorno dos judeus exilados


A Prsia liderada por Ciro II derrotou a Babilnia e construiu um novo imprio. Uma das polticas dos persas foi a defesa da identidade cultural e a promoo da autonomia poltica dos povos conquistados, por isso promoveu o repatriamento dos judeus de volta a Jerusalm. O rei Ciro II, apesar de ser um conquistador estrangeiro, no Antigo Testamento considerado um salvador para os judeus, sendo mesmo designado como um Messias (esta palavra hebraica significa rei escolhido por Deus; em Isaas 45:1). O movimento espiritual que comeou no cativeiro se fortaleceu quando os judeus foram repatriados para Jerusalm sob o comando de Zorobabel e Josu (535 a.C), Esdras (485 a.C.) e Neemias (445 a.C).

4. Perodo Grego: Alexandre (o grande) e a helenizao.


Surge uma nova potncia na Europa. Filipe II, Rei dos Macednios conquista a Grcia e desta feita unifica os dois povos tornando-se o nico soberano. s vsperas da campanha que empreenderia contra os Persas, Filipe morto e seu jovem filho Alexandre assume o posto de rei. Alexandre surpreende a todos com a mesma competncia em que seu experiente pai regera o trono. Alexandre consegue aliar a fora de sua juventude com a inteligncia das manobras militares. Alexandre, o Grande, derrota em Issos, os Persas juntamente com Dario III que tem de fugir do campo de batalha deixando para traz seu exrcito e sua famlia a merc da fria helnica. Porm Alexandre se revela misericordioso para com os seus conquistados perdoando-os e at mesmo casa-se com uma das filhas de Dario.
(Perodo Interbblico; p. 84).

Alexandre, o Grande
Alexandre fora educado aos ps de Aristteles. Assumiu o governo aos 20 anos e reinou durante 13 anos aproximadamente. Alexandre era um jovem talentoso e preparado com altos ideais de liberdade. Ele queria alcanar o mundo. Com esse propsito ligou as raas, abriu ao comrcio novas vias de comunicao, canalizou suas conquistas para o progresso do ser humano. Sua maior ambio era espalhar por todo o mundo a civilizao e as lnguas gregas. Fundou 70 cidades, sendo a principal delas, Alexandria no Egito. No imps a cultura grega pelas armas. Foi uma invaso pacfica. Os povos tinham sede do saber, os gregos lhe traziam cultura, mas em sua lngua, para saber o contedo precisavam aprender o grego a aprendiam de forma espontnea.

Sucessores de Alexandre
O macednio no deixou sucessor direto. Depois de muitas guerras entre seus generais, o imprio foi assim dividido: o Egito coube a Ptolomeu; a Sria a Seleuco; a Macednia a Cassandro e a Trcia a Lismaco. A histria dos judeus esteve associada, sobretudo, aos ptolomeus (do Egito) e aos selucidas (da Sria).

A PALESTINA SOB O DOMNIO DOS PTOLOMEUS


No comeo a Palestina foi disputada entre a Sria e o Egito, mas os ptolomeus dominaram primeiro a Palestina durante 122 anos (320198). Os judeus gozaram de uma boa condio de vida (Ptolomeu II ou Filadelfo amigo do irmo). O sumo sacerdote era o governador e aplicava as leis (cargo disputado). O templo era o centro da vida nacional, a festa da Pscoa, das Semanas e dos Tabernculos eram realizadas no prprio templo. Existia uma liberdade religiosa.

A PALESTINA SOB O DOMNIO DOS SELEUCIDAS


Selucida a designao dada aos reis srio sucessores de Seleuco. A parte da dominao selucida na Palestina que nos interessa principalmente a relacionada com os reinados de Antoco III (sucessor de Antoco I e II) e Antoco IV, tambm conhecido como Epfanes.

Antoco III tomou a palestina das mos de Ptolomeus V, quando entrou em Jerusalm foi recebido como um libertador. Antoco contrariou os planos dos romanos e foi derrotado. Seu filho Seleuco IV assumiu o reinado. Ele foi assassinado e seu irmo que estava vindo de Roma assumiu o reinado em 175 a.C. Governou 11 anos, at sua morte em 164 a.C.
Perodo Interbblico, p. 95.

Perodo Macabeu
Com o fortalecimento da perseguio, surgiu um movimento de resistncia. A liderana para a organizao da resistncia ativa comeou com um sacerdote, na cidade de Modin, situada entre Jerusalm e Jope. Matatias era da linhagem de um certo Asamoneu ou Chasmon (Hasmon). Estando avanado em idade, Matatias teve cinco filhos: Joo, Simo, Judas, Eleazar e Jonat. Judeus de toda a Palestina, insatisfeitos com as polticas de helenizao de Antoco Epifnio e o sacerdcio corrupto, iniciaram o movimento de resistncia e muitos judeus aderiram a causa. Aps a morte de Matatias a liderana do exrcito passou a Judas, Simo servindo como conselheiro principal. Judas provou ser um general capaz e levou o nome de Macabeu ("Martelador"). Depois de uma srie de brilhantes vitrias, ele entrou em Jerusalm e rededicou o Templo, em 25 de dezembro de 165 a.C.

No contente com simplesmente uma forma de liberdade religiosa em Jerusalm, Judas quis conseguir a liberdade poltica igualmente. Seus seguidores devotos (os hasidim), contudo, se opuseram a este plano ambicioso e o abandonaram. Com um exrcito pequeno, Judas foi morto na Batalha de Elasa, em 161 a.C. Muitos judeus sentiram-se ofendidos quando Judas apelara a Roma por ajuda (I Mac. 8:17-32). Jonat, irmo de Judas, tornou-se o lder da revolta, e, numa srie de brilhantes manobras polticas, foi designado sumo sacerdote, e os judeus receberam liberdade religiosa. Mediante a morte de Jonat, Simo, o filho mais velho de Matatias, assumiu a liderana e o sumo sacerdcio. Em 142 a.C., a astuta poltica diplomtica de Simo foi recompensada com independncia poltica completa.

Perodo Romano
De 142 a.C. a 63 a.C., a nao judaica esteve mais uma vez independente. Os prncipes que se seguiram a Joo Hircano I (filho de Simo) no tinham o esprito de patriotismo corajoso e autosacrificial que havia marcado os antigos macabeus, e eles se degeneraram em procuradores de posio e intriga poltica dentro da famlia. Irmo contra irmo, filho contra me, at no final de uma disputa, foi apelado fora romana e, com a interveno dos romanos, a nao judaica tornouse uma provncia romana.

Вам также может понравиться