Вы находитесь на странице: 1из 38

Ambientao

Ambientao Sistema FIEP

OBJETIVO GERAL
Integrar os novos funcionrios e estagirios cultura
do Sistema FIEP, transmitindo a Misso e os Valores e apoiando o seu entendimento sobre as reas de

negcio, produtos e servios desenvolvidos pelas


entidades do Sistema FIEP.

Ambientao Sistema FIEP

SISTEMA FIEP
o resultado da integrao das entidades: FIEP, CIEP, SESI, SENAI e IEL, todas mantidas e administradas exclusivamente pela iniciativa privada

Ambientao Sistema FIEP


PRESIDENTE DO SISTEMA FIEP Rodrigo Costa da Rocha Loures Gesto 2003 - 2011
As metas para sua gesto fortalecer as entidades que compem a federao, defender os interesses do setor industrial, dar suporte para as micros e pequenas empresas, estimular a exportao, capacitar o profissional do setor industrial e os empresrios e fomentar inovaes tecnolgicas, buscando a competitividade e produtividade. Os princpios da sua gesto so: Dilogo e Desenvolvimento, Inovao e Gesto Compartilhada.

Ambientao Sistema FIEP


Diretoria de Administrao e Controle Objetivo: Dar suporte e diretrizes sobre as questes administrativas, oramentrias, financeiras e de controle, s Unidades e reas do SESI e SENAI. Diretoria de Finanas Objetivo: Dar suporte e diretrizes sobre as questes de finanas , contas a pagar e receber, s Unidades e reas do SESI e SENAI; Acompanhar e consolidar os dados de arrecadao direta e indireta do SESI e SENAI. Diretoria de Recursos Humanos

Objetivo: Dar suporte e diretrizes as estratgias e aos negcios do SESI e SENAI, proporcionando a gesto e o desenvolvimento das pessoas.
Diretoria de Tecnologia e Gesto da Informao Objetivo: Assegurar os sistemas de informao necessrios ao SESI e SENAI, buscando uma operao com alta disponibilidade e qualidade; Proporcionar meio de comunicao direta dos usurios com os servios de DTGI, atravs do Help Desk; Assegurar o desenvolvimento e/ou customizao e manuteno dos sistemas de gesto em operao no Sistema FIEP.

Ambientao Sistema FIEP


Diretoria de Comunicao Social e Promoo Objetivo: Divulgar as aes do Sistema FIEP por meio de distribuio de informaes jornalsticas para os meios de comunicao de todo o estado; Promover o fortalecimento da marca e imagem do Sistema FIEP junto ao segmento industrial e a comunidade; Promover a formao de preo/atendimento aos clientes. Diretoria de Desenvolvimento de Negcios

Objetivo: Acompanhamento e desenvolvimento de negcios, a atuao na articulao estratgica entre as vrias Unidades de negcios do Sistema FIEP e o apoio aos processos de mudana cultural e organizacional das entidades que integram o sistema, visando altos nveis de desempenho, com vistas ao atendimento do mercado e das novas exigncias estabelecidas no acordo firmado com governo federal.
Diretoria de Inovao Objetivo: Contribuir com o processo de inovao da indstria paranaense alavancando seu grau de competitividade no cenrio regional e internacional, o CIETEP passa a atuar como Centro de Inovao, Educao, Tecnologia e Empreendedorismo do Estado do Paran, sob orientao estratgico de um conselho institudo para este fim especfico.

Ambientao Sistema FIEP


Procuradoria Jurdica
Objetivo: Atender as demandas jurdicas no contexto administrativo e judicial; prestar assessoria preventiva em todas as reas de direito, considerando as finalidades institucionais do Sistema.

Fomento e Desenvolvimento
Objetivo: Promover, difundir e facilitar o acesso s linha de apoio inovao e a atividade das indstrias paranaenses. O objetivo principal da rea informar aos empresrios do setor industrial sobre os procedimentos para a obteno de recursos financeiros provenientes de organismos pblicos, tais como BNDES ( Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social) e FINEP ( Financiadora de Estudos e Projetos). Tambm operacionaliza programas, age como articulador institucional junto a agentes locais e acompanha projetos. Desenvolvimento Organizacional Objetivo: Promover o desenvolvimento organizacional do Sistema FIEP, bem como das indstrias paranaenses, entidades de classe e demais parceiros.

Ambientao Sistema FIEP


Assessoria Gesto Estratgica
Objetivo: Assessorar o processo de planejamento estratgico das entidades do Sistema FIEP; Monitorar o mapa estratgico e os indicadores de resultados visando a eficincia operacional das entidades do sistema FIEP. Documentar as decises tomadas pela equipe executiva da Reunio de Gesto Estratgica; no mbito

Facilitar o processo de gerao de informaes e indicadores para o uso do conselho de gesto estratgica.

Ambientao Sistema FIEP


Gerncias Regionais
REGIONAIS
SESI/SENAI - OESTE SESI/SENAI NORTE SESI/SENAI NOROESTE SENAI - CURITIBA E METROPOLITANA SESI CURITIBA E METROPOLITANA SESI/SENAI CAMPOS GERAIS

GERNCIAS
ADEMIR VICENTE DA SILVA ALMIR GASPAR SCHENFELD BELINO SEZINI PEDRO ANDRIOLLI SILVA ROSANE APARECIDA LARA ROSMERY DALLOGLIO KOSTYCZ

Ambientao Sistema FIEP


Gerncias Unidades Regional Norte
UNIDADES
SENAI LONDRINA / SANTO ANTONIO DA PLATINA SESI - LONDRINA SESI / SENAI - APUCARANA SENAI CETMAM - ARAPONGAS

GERNCIAS
ALEXANDRE LOURENO LUCILENE TOM FURLAN MRCIA APARECIDA KULKA NILSON CARLOS STEFANI VIOLATO

SESI BANDEIRANTES / SANTO ANTONIO DA PLATINA


SESI - ARAPONGAS

ROSANGELA DO CARMO PEREZ E SOUZA


SOLANGE APARECIDA DOS SANTOS CUSTDIO

Ambientao Sistema FIEP

DISTRIBUIO REGIONAL SESI-SENAI

Regio Noroeste

Ambientao Sistema FIEP


FIEP - FEDERAO DAS INDSTRIAS DO ESTADO DO PARAN
A Federao das Indstrias do Estado do Paran foi criada em agosto de 1944 com o objetivo de coordenar, proteger e representar as distintas categorias econmicas da indstria, visando promover a defesa de seus legtimos interesses.

Ambientao Sistema FIEP


MISSO DA FIEP
Exercer a representao da indstria paranaense e dos empresrios e apoiar seus trabalhadores, promovendo o desenvolvimento scio - econmico do Estado e do Pas.

Ambientao Sistema FIEP


CIEP Centro das Indstrias do Estado do Paran

O Centro das Indstrias do Estado do Paran (CIEP) uma associao civil, sem fins

lucrativos,

integrado

exclusivamente

por

pessoas jurdicas que exeram a atividade industrial no Estado do Paran.

Ambientao Sistema FIEP


SESI Servio Social da Indstria
Em 25 de junho de 1946 foi editado o Decreto-lei 9.403 que atribua Confederao Nacional da Indstria (CNI) a criao do Servio Social da Indstria, o SESI. No Paran, o SESI foi criado em 1 de Julho de 1947, na gesto do presidente Heitor Stockler de Frana, um dos fundadores da Federao das Indstrias do Estado do Paran FIEP.

Ambientao Sistema FIEP


MISSO DO SESI

Promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, com foco em educao, sade e lazer, e estimular a gesto socialmente responsvel da empresa industrial.

Ambientao Sistema FIEP


PRINCIPAIS REAS DE ATUAO DO SESI
Educao
Cultura, Esporte e Lazer Sade e Segurana no Trabalho Gesto Social

Ver site www.fiepr.org.br


Produtos e servios SESI

Ambientao Sistema FIEP


reas de Atuao

EDUCAO
Promover a educao bsica de qualidade que desenvolva no trabalhador e seus dependentes a capacidade de criao e inovao, a cultura empreendedora, a viso da ecosustentabilidade e a responsabilidade social, com foco no domnio de competncias par a insero produtiva e o exerccio da cidadania.

CULTURA, ESPORTE E LAZER


Ampliar e dinamizar substancialmente as solues integradas de cultura, esporte e lazer, criando mecanismos inovadores para fortalecer o papel social da indstria e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador.

Ambientao Sistema FIEP


reas de Atuao

GESTAO SOCIAL
Desenvolver e implementar servios de consultoria em Gesto da Responsabilidade Social das Indstrias com seus pblicos, adequar seus recursos humanos estratgia de atendimento do mercado, aprimorar suas competncias e criar sistemas de informaes sociais que orientem a indstria na adoo de medidas que elevem as condies de vida das pessoas no ambiente de trabalho.

SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Integra, as questes de sade e segurana no trabalho, visando inseri-las como parte do planejamento estratgico e dos negcios da empresa, agregando-lhes benefcios como: reduo de custos operacionais, melhorias no ambiente de trabalho e no meio ambiente, na produtividade e na imagem institucional, atendendo s exigncias legais.

Produtos SESI
EDUCAO

Principais produtos SESI Educao Infantil, pr-escola. Colgio SESI Ensino Fundamental, Mdio e Profissionalizante SESI Educao do Trabalhador SESI Por um Brasil Alfabetizado SESI/SENAI na Escola- Indstria Itinerante

PRODUTOS SESI - CULTURA, ESPORTE E LAZER


PROJETO ou DESCRITIVO do PROGRAMA Assessoria Cultural SESI CULTURA SESI CULTURAL Cine Teatro SESI Empreendedorismo Cultural Festival Estadual de Msica Assessoria e Consultoria Esportiva SESI ESPORTE SESI ESPORTE Atleta do Futuro Jogos do SESI 100% Ergoativa SESI GESTO DA ATIVIDADE FSICA EMPRESARIAL Anlise Ergonmica do Trabalho Avaliao fsica SESI Ginstica na Empresa Ginstica para Grupos Especficos SESI LAZER ATIVO SESI EVENTOS Aes voltadas sade e qualidade de vida do trabalhador e sua famlia. Aes de Recreao, Esporte, Cultura e Bemestar. Cesso da estrutura fsica de lazer da Unidade, distribuindo-se nas seguintes categorias: campo/quadra, artstico, esportivo, auditrio, piscina. Ao Global Nacional e Ao Global em Empresas

SESI LAZER PARA A INDSTRIA

LAZER NAS UNIDADES

ATIVIDADES LIVRES

AO GLOBAL

AO GLOBAL

PRODUTOS SESI SOCIAL

Pesquisas Sociais

1. Perfil Scio Econmico 2. Clima Organizacional 3. Implantao e Satisfao de Benefcios 4. Mapeamento Social Indicadores Sociais 1. Indicadores Sociais da Indstria 2. Indicadores de Gesto de RH Desenvolvimento Humano 1. O Caminho da Profisso 2. Gesto de Conflitos 3. Valores Institucionais 4. Auto liderana 5. Desenvolvimento de Equipes 6. Desenvolvimento de Competncias 7. Seleo de Competncias

PRODUTOS SESI SOCIAL


Consultoria Social 1. Programa Empresarial de Voluntariado 2. Balano Social 3. Certificao Norma SA 8000 4. Investimento Social 5. Diagnsticos Sociais 6. Qualidade de Vida no Trabalho 7. Incluso de Pessoas com Deficincia

SESI Cozinha Brasil Prmio SESI Qualidade no Trabalho-PSQT

PRODUTOS SESI SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional (PCMSO) Programa de Preveno de Perdas Auditivas (PPPA) Auxlio diagnstico Consultas Clnicas Ocupacionais Consultas de Especialidade Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA) Perfil Profissiogrfico Previdencirio (PPP) Laudo de Insalubridade e Periculosidade Avaliao Quantitativa de Agentes Ambientais Aes Educativas e Preventivas em Sade Cursos do CIPA Avaliao Fisioterapeutica Ergonomia

Ambientao Sistema FIEP


SENAI Servio Nacional de Aprendizagem Industrial
Foi criado pelo Decreto Lei n 4.048, de 2 de janeiro de 1942 nvel Nacional. No Paran o SENAI foi criado em 12 de maio de 1943. Com atuao em todo territrio nacional, visa atender s necessidades de qualificao de profissionais para os setores industriais.

Ambientao Sistema FIEP


MISSO DO SENAI
Contribuir para o fortalecimento da indstria e o desenvolvimento pleno e sustentvel do pas, promovendo a educao para o trabalho e a cidadania, a assistncia tcnica e tecnolgica, a produo e a disseminao e informao e a adequao, gerao e difuso de tecnologia.

Ambientao Sistema FIEP


reas de Atuao

PRINCIPAIS REAS DE ATUAO DO SENAI

Artes Grficas Automao/Instrumentao Automotiva Celulose e Papel Construo Civil Florestal Eletroeletrnica Energia/Gs Gesto Empresarial

Madeira e Mobilirio Mecatrnica Metalmecnica Tecnologia Mineral Plsticos e Polmeros Refrigerao Industrial Saneamento e Meio Ambiente Segurana do Trabalho T.I. Telecom Txtil, Vesturio e Moda

Ambientao Sistema FIEP


reas de Atuao

Aprendizagem Industrial
Voltados para jovens de 14 a 24 anos que completaram no mnimo a 4. srie do ensino fundamental, os cursos profissionalizantes de Aprendizagem Industrial. O objetivo qualificar os alunos para o ingresso no mercado de trabalho. Uma das vantagens da Aprendizagem Industrial a possibilidade de o aluno atuar no mercado de trabalho durante o curso, na condio de Aprendiz.

Qualificao e Aperfeioamento Profissional


So cursos voltados para a preparao de trabalhadores maiores de 16 anos, com escolaridade varivel, visando o atendimento das necessidades do mercado. Esto tambm includos nessas aes os processos de Reconverso Profissional, destinados a trabalhadores que necessitam de nova capacitao, como conseqncia das mudanas tecnolgicas. A durao dos cursos curta, variando de acordo com as especificidades e necessidades de formao profissional da regio e dos setores produtivos. As aes formativas pode acontecer nas dependncias do SENAI como em ambientes externos (empresas, comunidades, instituies parceiras).

Ambientao Sistema FIEP


reas de Atuao

Cursos Tcnicos
Curso destinado a proporcionar habilitao profissional a alunos matriculados ou egressos do ensino mdio, devendo ser ministrado na forma estabelecida pelo Dec. Federal n 2.208/97 e Parecer CNE/CEB N 16/99 Diretrizes Curriculares Nacionais para Educao Profissional de Nvel Tcnico. Observaes: No SENAI do Paran so realizados cursos tcnicos ps-mdio, isto , apenas para egressos do ensino mdio. Para obteno da habilitao de tcnico, o aluno dever ter cumprido todo o currculo.

Ambientao Sistema FIEP


reas de Atuao

Servios Tcnicos e Tecnolgicos


As atividades na rea de servios tcnicos e tecnolgicos priorizam o acesso tecnologia como forma de promover o desenvolvimento das empresas, apoiando o seu crescimento e a inovao de seus produtos e processos. Os servios tcnicos e tecnolgicos so aqueles prestados a clientes externos, baseados em competncias internas das unidades do SENAI e/ou no apoio de consultores ou parcerias com instituies tecnolgicas e universidades. Linhas de servios: Assessoria Tcnica e Tecnolgica; Informao Tcnica e Tecnolgica; Desenvolvimento Tecnolgico; Servios Tcnicos Especializados; Certificao de Processos e de Produtos; RETEC Clnicas Tecnolgicas O Programa Inova Senai PR: O Ncleo de Orientao de Propriedade Intelectual (NOPI) Hotel de Projetos Inovadores Laboratrios de Criatividade e Programa SENAI de Aes Inclusivas

Ambientao Sistema FIEP


IEL Instituto Euvaldo Lodi
Para construir uma verdadeira ponte entre a universidade e a indstria, unindo as inteligncias acadmica e produtiva, criou-se, em janeiro de 1969, o Instituto Euvaldo Lodi - IEL Nacional, entidade civil, sem fins lucrativos, vinculada Confederao Nacional da Indstria - CNI. No Paran foi criado em agosto de 1969.

Ambientao Sistema FIEP


MISSO DO IEL
Misso
Contribuir para a competitividade da indstria paranaense, promovendo a gesto, desenvolvimento de talentos, aperfeioamento empresarial, inovao e interao entre as empresas e os centros de conhecimento.

Viso
Ser referncia no Paran no desenvolvimento da gesto, talentos, aperfeioamento empresarial, gesto da inovao e interao entre as empresas e os centros de conhecimento.

Valores
Respeito aos valores individuais Inovao Confiana e compromisso com a excelncia Valorizao das equipes e dilogo tica e transparncia Satisfao e foco dos clientes

Ambientao Sistema FIEP


Talento e Estgio
reas de Atuao
O IEL-Pr. desenvolve e insere talentos, estagirios e profissionais com habilidades e conhecimentos orientados indstria. as indstrias tm a necessidade de profissionais cada vez mais qualificados com competncias mais complexas para atuar de forma efetiva no setor produtivo. Estgio, Recrutamento e Seleo, Trainee, Bitec

Desenvolvimento Empresarial
Inovao, inteligncia competitiva,tcnicas de gesto, informao para o negcio e assessoria para empresas. Antes restritos s grandes empresas,os melhores recursos para alavancar a competitividade industrial j esto ao alcance de empresas de todos os portes, em todas as regies brasileiras

PQF , APLs, ADRs

Gesto da Inovao
Com foco na gesto da inovao organizacional, o IEL-Pr incentiva a gerao de ambientes inovadores dentro das empresas para melhorar a capacidade da organizao em lanar novos produtos e servios com maior velocidade, menor custo e com maior segurana no atendimento as necessidades do mercado. Escritrio de Projetos, Insero de Mestres e Doutores, GIT e Observatrio

Ambientao Sistema FIEP


UNINDUS Universidade da Indstria
A Unindus - Universidade da Indstria - uma iniciativa do Sistema FIEP, para o desenvolvimento de aes de educao continuada voltadas comunidade industrial e aos colaboradores do prprio sistema. Entre outros servios, a Unindus oferece aes de gesto, inovao, liderana, empreendedorismo e sustentabilidade.

Esto disponveis em todo Paran programas de capacitao presencial e a distncia para a atualizao e desenvolvimento do empresrio, gestores e profissionais da indstria de todo o Paran.

Ambientao Sistema FIEP


Educao Corporativa
A capacidade de aprender continuamente a principal riqueza que uma organizao tem. Com esta crena e com a competncia de desenvolver pessoas que o Sistema FIEP, em uma ao conjunta da Unindus - Universidade da Indstria e da rea de Recursos Humanos do Sistema FIEP, desenvolveram um modelo de Educao Corporativa para os seus colaboradores. Com o propsito de estimular o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos colaboradores para sustentar os desafios propostos pelo Sistema FIEP, a educao corporativa fortalece a competncia de educar e inovar sempre com o foco do cliente. Os caminhos de desenvolvimento propostos pela educao corporativa so construdos por equipes de trabalho ligadas a eixos norteadores do negcio, com foco na educao transformadora. Este processo compartilhado valoriza a diversidade das equipes.

Ambientao Sistema FIEP


Linhas de Desenvolvimento da Educao Corporativa
Aprendizagem Organizacional Educao Transformadora Gesto Organizacional Idiomas Liderana Sustentvel Negcios Prospeco e Inovao Sustentabilidade

Ver site da Unindus

Ambientao Sistema FIEP


VALORES E VOC
Confiar: acreditar no outro e valorizar sempre o que ele tem a oferecer. Dialogar: troca significativa de entendimentos, energias e experincias. Ser tico: ter princpios na conduo da vida e das relaes. Respeitar: tratar as pessoas com dignidade e aceitar que cada ser humano nico, tem uma vocao e um valor prprio. Inovar: olhar cada tarefa, processo e produto com carinho uma perspectiva nova e, se preciso, reinvent-la. Meu valor: pessoal, minha contribuio ao trabalho FIEP. e da

Вам также может понравиться