Вы находитесь на странице: 1из 33

Art. 202 -So consideradas SADAS DE EMERGNCIAS.

I -Portinholas nas portas; II -Local para resgate areo; III -Escadas; IV -Elevadores de emergncia e segurana; V -Passarelas.
1 2 3 4 5 6 7 Sistema de proteo por extintores Sistema Hidrulico Preventivo Instalao de gs combustvel canalizado (gs central) Sistema de Chuveiros Automticos (Sprinklers - SPK) Sistema de Iluminao de Emergncia e Sinalizao de Orientao Sistema de Alarme e Deteco Sistema de Proteo Contra Descargas Atmosfricas

NSCI/94 NSCI/94

Partes principais - Rota de fuga: espao definido por corredores, circulao ou reas abertas que possibilite as pessoas alcanarem as escadas ou portas que as conduzam ao espao livre exterior. - Unidade de passagem: dimenso equivalente a cinqenta e cinco centmetros (55cm) correspondente ao espao ocupado por uma pessoa caminhando. - Caminhamento mximo: percurso mximo que o usurio deve percorrer para alcanar as portas das escadas de segurana ou as portas que do para o espao livre exterior.

OBSERVAR a) Sadas adequadas em todos os pavimentos; b) Sadas finais adequadas; c) Rotas de Fuga. Art. 210 -A largura das sadas de emergncia dever atender aos seguintes requisitos: I -Ser proporcional ao nmero de pessoas que por elas transitarem; II -Ser determinada em funo da natureza da ocupao da edificao; III -Ter no mnimo 1,20 m;

Em edificaes Residenciais Multifamiliares com altura superior cinqenta metros (50 m) e nas demais ocupaes com altura superior quarenta metros (40 m): Nota: Atualmente a Instruo Normativa (IN 038/DAT/CBMSC) prev, para substituio do LRA, uma escada pressurizada, entre outras exigncias e determina que a altura da edificao a medida do piso do pavimento de descarga ao piso do ltimo pavimento habitvel.

rea de concentrao: local previsto na cobertura onde as pessoas permanecero at poderem acessar ao LRA. rea de pouso e decolagem de emergncia: plataforma elevada onde aeronave dever pousar para resgatar as pessoas em situao de emergncia.

Classificao das escadas de segurana em: comuns, protegidas, enclausuradas, enclausuradas prova de fumaa e escadas pressurizadas.

De acordo com a NSCI/ 94 e a IN 009

Fonte: NBR 9077/2001

Devem atender aos seguintes requisitos: I -Ter suas caixas isoladas por paredes resistentes ao fogo por um perodo mnimo de 2 horas, ou estar situadas em paredes cegas, que no possuam risco de ser atingidas por uma fonte geradora de calor; II -Ter as portas de acesso resistentes ao fogo, no mnimo por 30 minutos; III -Ser dotadas da janelas com ventilao permanente, abrindo para o espao livre exterior, atendendo ao especificado IV -No so admitidos degraus em leque.
Art. 214

Pargrafo nico -Quando no for possvel a ventilao direta e permanente da caixa da escada por dutos ou janelas, admite-se a inexistncia de ventilao, desde que: As escadas sejam isoladas dos corredores por portas resistente ao fogo por 30 minutos; Os corredores sejam ventilados permanentemente por janelas ou dutos, atendendo aos artigos 206 e 207.

Devem atender aos seguintes requisitos: I -Iniciar no ltimo pavimento til e acabar no pavimento de descarga, mantendo continuidade de enclausuramento at a sada; II -Ter suas caixas envolvidas por paredes resistentes ao fogo por um perodo de 4 horas; III -Possuir antecmara ventilada por dutos de ventilao e com dutos de entrada de ar; IV -As portas de acesso antecmara e escada devero ser do tipo corta-fogo; V -No so admitidos degraus em leque;
Art. 216
p r fum ova de a a

Devem atender aos seguintes requisitos: I -Iniciar no ltimo pavimento til e acabar no pavimento de descarga, mantendo continuidade de enclausuramento at a sada; II -Ter suas caixas envolvidas por paredes resistentes ao fogo por um perodo de 2 horas; III -Possuir antecmara ventilada por dutos de ventilao; IV -As portas de acesso antecmara e escada devero ser do tipo corta-fogo; V -No so admitidos degraus em leque.
Art. 215-As

Possuem antecmara, porm com dois dutos de ventilao natural, sendo um para entrada de ar com abertura junto ao piso e outro para sada de ar com abertura junto ao teto, parede resistente ao fogo e portas corta-fogo na antecmara. O duto de entrada de ar deve iniciar necessariamente no espao externo edificao e terminar no ltimo pavimento. J o duto de sada de ar, inicia no pavimento de descarga e termina na cobertura.

No possuem antecmara nem dutos de ventilao natural. So dotadas de ventiladores que produzem mecanicamente, atravs de dutos, a pressurizao interna da escada promovendo dessa forma um diferencial de presso positivo entre o espao interno da escada e a circulao externa ou hall de acesso. Assim o ar interno tende a sair quando a porta da escada aberta, no permitindo que a fumaa adentre mesma. Suas paredes tambm so resistentes ao fogo e suas portas so do tipo corta-fogo.

O sistema consiste em aplicar presso positiva atravs de um exaustor no interior da escada enclausurada por meio de dutos. No caso de incndio no prdio, o detector de fumaa (ou acionamento manual da portaria) ativa o exaustor que comea o trabalho de insuflar ar nas escadas, alcanando uma presso de 50 Pa. Com esse diferencial de presso a fumaa no penetra nas escadas, o que assegura a desocupao do prdio com total segurana.

Art. 219 -Todos os tipos de escadas devero ter: I -O piso dos degraus e patamares revestidos por materiais incombustveis e antiderrapantes; II -Corrimos contnuos em ambos os lados; III -Sinalizao nas paredes: em local bem visvel, o nmero do pavimento correspondente e, no pavimento de descarga, dever ter a sinalizao indicando a sada; IV -Guarda corpo com altura mnima de 1,10

Art. 224 -A LARGURA DAS ESCADAS dever: I -Ser proporcional ao nmero de pessoas que por ela transitar em cada pavimento; II -Ser dimensionada em funo do pavimento com maior populao que determinar as larguras mnimas para os demais pavimentos, considerando-se o sentido da sada; III -Ser dimensionada em funo da categoria e/ou natureza de ocupao das edificaes. IV -Ser dimensionada pela frmula: N= P/Ce N = Nmero de unidades de passagem (se, um nmero fracionrio, arredondar para o nmero inteiro imediatamente superior); P = Nmero de pessoas por pavimento, Ce = Capacidade da escada (Tabela do Anexo "F"). V -Ter no mnimo 1,50 m de largura, para edificaes de reunio de pblico e a largura no poder ser inferior a 1,20 m para os demais tipos de ocupaes.

Pargrafo nico -As medidas devem ser feitas no ponto mais estreito, com excluso dos corrimos, que podem projetar-se at 10 cm, de cada lado, sem obrigatoriedade de aumento na largura das escadas. Art. 225 -Os degraus devem obedecer aos seguintes requisitos: I -Espelho (h) entre 16 e 18 cm; II -O comprimento (b) dimensionado pela frmula: 63 cm < (2h + b) < 64 cm;

Art. 227 -Os corrimos devem atender aos seguintes requisitos: I -Ser obrigatoriamente colocados em ambos os lados
da escada, incluindo-se os patamares; II -Estar situados entre 0,75 a 0,85 m acima do nvel da superfcie superior do degrau; medida esta tomada verticalmente da borda do degrau ao topo do corrimo; III -Ser fixado somente pela parte inferior; IV -Ter largura mxima de 6cm; V -Estar afastados 4cm da face das paredes ou guarda de fixao; VI -Ser construdos de forma a permitir contnuo escorregamento das mos ao longo de seu comprimento e no proporcionar efeito de gancho: VII -No podem ser metlicos, sendo que seu material no precisa ser necessariamente incombustvel;

Art. 270-A parede corta-fogo, construda com alvenaria de tijolos macios de barro, revestida dos dois lados, dever atender s caractersticas gerais, observando-se: I -Os tijolos sero assentados em argamassa de cimento e areia de preferncia, ou cimento, cal e areia. Jamais dever ser usada argamassa de cal e areia, de baixa resistncia. II -A menor espessura admissvel ser a de 0,25 m. III -Para paredes de 0,25 m, os panos devero ter aproximadamente, as dimenses 3,00 m. Para panos maiores, a espessura, da parede estar condicionada sua estabilidade e dever atender frmula de Rondelet, para alvenaria de grande estabilidade:

sendo, e = espessura da parede

L = vo

h = altura

IV -Em atendimento tabela do item anterior, resistncia ao fogo, a parede de alvenaria de tijolos macios revestida, comporta-se da seguinte forma: Horas de resistncia ao fogo -Espessura da parede At 4h : 25 cm At 8h : 35 cm V -Entre a parede corta fogo e qualquer estocagem de material, dever ser guardada uma distncia mnima de 1,00 m.

Art. 272 -Os elevadores de emergncia devem obedecer s seguintes condies: I -Ter a caixa envolvida por paredes resistentes ao fogo, por 4 horas; II -Ter as portas metlicas abrindo para a antecmara, ou hall, devidamente compartimentado e resistente ao fogo. Caso contrrio, as portas devem ser do tipo corta-fogo;

III -Ter circuito de alimentao de energia eltrica, com chave prpria, independente da chave geral do edifcio, possuindo neste circuito chave reversvel no piso de descarga, que possibilite ser ligado a um gerador externo, na falta de energia eltrica na rede pblica; IV -Ter capacidade de carga mnima de 490 kg (7 passageiros); V -Ter indicao da posio na cabine e nos pavimentos; VI -Ter os patamares dos pavimentos de acesso, em rampa, com desnvel mnimo de 0,03 m e caimento para o acesso; VII -Possuir painel de comando que possibilite a qualquer momento, a localizao dos elevadores e a neutralizao de outras chamadas; VIII -Ter iluminao de emergncia.

INSTALAO HIDROSSANITRIAS E DE PREVENO DE INCNDIO


De conformidade com as normas da CASAN e CORPO DE BOMBEIROS. - Na rea de servio ser instalado um tanque de loua. - As louas sanitrias sero da marca CELITE, DECA, IDEAL STANDART ou similar de 1 qualidade. - Os metais sanitrios sero da marca DOCOL, DECA, CELITE, FABRIMAR, IMAB. Haver torneiras em todos os banheiros e reas de servio. - Os acessrios sero da marca CRISMETAL, LARTIGIANO, CELITE, DECA ou FABRIMAR. - Os tubos e conexes e demais peas que compem instalao Hidrossanitrias sero da marca TIGRE, AMANCO, ACQUASISTEM ou similar de 1 qualidade. - As instalaes hidrulicas e Sanitrias sero executadas conforme projeto aprovado pela CASAN. - Ser instalado, para a cisterna, um conjunto de motobombas para recalque, da marca ABS, SCHNEIDER, DANCOR ou JACUZZI. - Haver previso na rede hidrossanitria para a coleta e destino de gua oriunda do funcionamento dos aparelhos de climatizao.
-

O empreendimento ser provido dos seguintes sistemas de preveno contra incndio: Hidrante de parede, extintores PQS, alarme contra incndio, iluminao de emergncia, escada enclausurada, portas corta fogo, duto de fumaa, conforme as normas e projetos aprovados junto ao CORPO DE BOMBEIROS.

- Nos banheiros sute e social ser instalado ducha higinica (para gua fria). - Para as instalaes de gua quente sero utilizados tubos de polipropileno, cobre, CPVC ou similar de 1 qualidade. - Cada unidade autnoma ser provida de aquecedor central de passagem com capacidade compatvel, marca YANNES, CUMMULUS, COSMOPOLITA, KOMECO, EQUIBRAS ou similar de 1 qualidade. - Ser instalado sistema de leitura individual por unidade autnoma para consumo de gua, atravs da instalao de um hidrmetro para gua fria por unidade. - O prdio ser dotado de gerador prprio de energia para atender a iluminao das reas de sada de emergncia, bombas de recalques e elevadores.


ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 9077: Sadas de Emergncia em Edifcios. Rio de Janeiro, 2001. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10897: Proteo ContraIncndio por Chuveiro Automtico. Rio de Janeiro, 1990. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 12693: Sistemas de proteo por Extintores de Incndio. Rio de Janeiro, 1993. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 13103: Instalao de Aparelhos a Gs para Uso Residencial Requisito dos Ambientes . Rio de Janeiro, 2007. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 13523: Central de Gs Liquefeito de Petrleo (GLP). Rio de Janeiro, 2008. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 13714: Sistemas de Hidrantes e de Mangotinhos para Combate a Incndio . Rio de Janeiro, 2000. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14880: Sadas de Emergncia em Edifcios Escadas de Segurana Controle de Fumaa por Pressurizao. Rio de Janeiro, 2002. NORMAS DE SEGURANA CONTRA INCNDIO. PMSC/CBMSC. Santa Catarina, 1994. INSTRUO NORMATIVA. IN 009/DAT/CBMSC. Sistemas de sada de Emergncia. Santa Catarina, 2006.

Visite uma obra e avalie o projeto hidrossanitrio e preventivo do ponto de vista da Engenharia: 2.1 Identifique as dificuldades para o acesso a tubulao de esgoto e instalaes das partes externas. 2.2 Identifique o tipo de aquecimento adotado e exponha sua opinio a respeito da escolha. 2.3. Verifique se as instalaes de esgoto atendem aos dimetros mnimos da Norma Tcnica correspondente. Qual o tipo de bacio sanitrio utilizado? 2.4. Identifique o tipo de hidrometrao adotado na obra. 2.4. Prepare um power point da obra visitada para apresentao em sala de aula.

Вам также может понравиться