Вы находитесь на странице: 1из 26

REDAO TCNICA

Redao Tcnica

O que Redao? o ato de escrever, exprimir pensamentos, ideias.

O que Tcnica? o conjunto de mtodos para execuo de um trabalho, a fim de alcanar determinado resultado.

Redao Tcnica

O que Redao Tcnica?


o ato de escrever obedecendo um conjunto de regras; utilizada especialmente no contexto comercial, administrativo e jurdico.

Redao tcnica

Oramento

No mercado de trabalho atual, o profissional desenvolve diversas funes, dentre as quais a de reparar e/ou produzir peas, mquinas ou ferramentas. Aquele que conserta algo um prestador de servio; O que confecciona um produtor; Em ambas as situaes, o profissional precisa apresentar, ao contatar um possvel cliente, o clculo dos gastos e o custo total do seu trabalho.

Oramento

Oramento o clculo do custo para a realizao de um trabalho, seja de produo ou de reparo.

Estrutura de um Oramento
Oramento: Prestador de Servio Cabealho: Nome da empresa (vendedora ou prestadora de servio); Dados (endereo completo, telefone, email, website, contato comercial/vendedor); Dados do Cliente: Nome do contato comercial (Comprador) e da empresa; Dados da empresa ou comprador (pessoa fsica); Objeto de Interesse: material ou servio a ser executado; Diagnstico de falhas ou defeitos (para conserto/reparo);

Estrutura de um Oramento
Oramento: Prestador de Servio Memorial Descritivo: apresentao completa e detalhada de todos os materiais, formas de execuo, tipos de servios de um determinado projeto; Relao de Materiais: Especificao dos materiais necessrios para a execuo de cada servio/produo; Tempo de Execuo: Data de incio e trmino previsto para a finalizao do trabalho. Incluir o clculo total de horas; Custos: Apresentar os valores dos materiais (total), da mo-de-obra, bem como o valor dos equipamentos utilizados, quando alugados; Total final do servio (somatria de todos os custos); Forma de pagamento e Prazo de validade da proposta; Assinatura e Contato do responsvel pelo oramento.

Carta de Apresentao

A carta de apresentao utilizada, juntamente ao currculo, quando: este enviado via Correios; quando h a necessidade de informar a pretenso salarial, alm de, claro, apresentar o profissional resumidamente, indicando seus principais trabalhos e caractersticas.

Carta de Apresentao
Prezado(a) Senhor(a), De acordo com a indicao do Sr. Joo da Silva, envio meu currculo para apreciao. H cinco anos atuo na rea de divulgao e markerting da empresa Ramos & Associados, desenvolvendo trabalhos de consultoria na rea educacional e tambm na organizao de eventos em diversos segmentos empresariais. Neste momento busco uma efetivao no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.

Agradeo a ateno e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.


Atenciosamente, Paulo Sousa.

Estrutura - Carta de Apresentao

Cabealho (Nome da empresa qual se destina, bem como o setor; Local e data de envio); Saudao (Prezado Sr.(a)./ Srs.) Texto (experincia profissional, qualidades pessoais, cargo almejado e pretenso salarial)

Fecho (Agradecimento; Atenciosamente; Nome e Assinatura)

Estrutura - Carta de Apresentao


Modelo 1:

Jundia, ....... de ........................ de 2013.


Prezados Senhores, Em busca de nova oportunidade de trabalho na rea Administrativo-Financeira, apresento-lhes meu currculo, em anexo. Entre minhas caractersticas bsicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidade, dedicao ao trabalho e bom relacionamento interpessoal. Informo ainda que estou disponvel para viagens, de acordo com a necessidade da organizao. No aguardo de contato de sua parte, coloco-me disposio para prestar-lhes mais esclarecimentos. Atenciosamente, Maria Tavares

Estrutura - Carta de Apresentao


Modelo 2: empresa................................................. A/C Departamento de Recursos Humanos Jundia, .... de.................... de 2013.

Prezados senhores,
Sou candidato vaga existente em seu quadro de pessoal para Tcnico em _________conforme anncio no caderno de classificados do jornal ..............., edio do dia ......... de................ de 2013. Conforme poder verificar em meu Currculo, minha experincia ainda pequena, considerando a formao profissional (recente/ em andamento), mas tenho facilidade para trabalhar em equipe e relacionar-me com outras pessoas. Fiz estgio profissional na empresa ............................, na qual pude aperfeioar-me, complementando os meus estudos. Agradeo se me selecionar para um teste de capacitao.

(nome completo) Tcnico em .............................


Anexo: Curriculum Vitae.

Memorando

Memorando

Memorando um impresso comercial, usado para informao de assuntos breves, de menor importncia. Sua utilizao principal no contexto empresarial, para comunicao interna entre setores e/ou gerncia.

Pode ser enviado impresso, em folha de papel, ou via email.

Memorando
Modelo 1 - Impresso:
Silk Tecidos Importados S/A. So Paulo, 19 de Agosto de 2012. Mem. 34 Ao Gerente do Departamento de Engenharia de Produo, Sr. Carlos Silva. Assunto: ndice de produo de tecido, melhorias, sugestes Conforme os ndices apresentados na ltima reunio interdepartamental com os diretores da companhia, verificamos a necessidades de melhores resultados, tanto quantitativo, quanto qualitativamente, dos tecidos NB-4, cujas estampas esto impressas apresentam defeito continuamente. Tendo em vista nosso plano gestor, coloco-me disposio para auxiliar no desenvolvimento de novas tcnicas de produo, que melhorem os ndices apresentados anteriormente, de forma que todos possam contribuir para o crescimento da empresa. Atenciosamente,

Jo s Carlo sSanto ri
Gerente de Engenharia Mecnica

Memorando

Estrutura - Impressa:
Cabealho (Nome da empresa, local, data) e Timbre da Empresa Nmero do Memorando; Vocativo (cargo e nome da pessoa a que se destina); Indicao do assunto (Resumo) Texto/Mensagem Fecho (Saudaes, Respeitosamente, Atenciosamente) Assinatura e cargo.

Memorando
Modelo 2 Eletrnico (e-mail):

Jos Carlos, Gostaria de colocar-me disposio para ajud-lo no desenvolvimento de novas tcnicas de produo que melhorem os ndices apresentados anteriormente na reunio com os diretores da empresa. Tendo em vista, claro, o crescimento da empresa e a troca de experincias que possumos. Certo de sua compreenso. Atenciosamente, Jos Carlos Santori Gerente de Engenharia Mecnica Silk Tecidos Importados S/A.

Memorando

Estrutura Eletrnica (e-mail):


Vocativo (nome da pessoa a que se destina); Texto/Mensagem Fecho (Saudaes, Atenciosamente) Assinatura e cargo. Esta estrutura eletrnica a mais utilizada atualmente, tendo em vista a necessidade de rapidez no envio/recebimento de mensagens na sociedade, especialmente no meio comercial.

Memorando

Atividade: Produza um Memorando a ser enviado eletronicamente. Voc o gerente de Produo da Silk e deve comunicar ao gerente do setor de engenharia que far uma viagem corporativa, na qual tratar de assuntos tambm do interesse dele. coloque-se disposio de seu colega de trabalho para possveis dvidas e/ou sugestes a serem resolvidas naquela viagem.

Requerimento

Definio:

uma solicitao, uma petio por escrito, segundo as formalidades legais, que se faz a uma autoridade.

Requerimento
Estrutura: 1. Invocao (Cargo da autoridade a que se destina, precedido do tratamento conveniente, por extenso); 2. Texto (Apenas um pargrafo):

a. Identificao do requerente (Nome, nacionalidade, estado civil,


endereo e nmeros RG e CPF); b. Exposio do que se requer e justificativa;

3. Fecho Fixo (Nestes termos em outra linha Pede Deferimento)


4. Local, data e assinatura. OBS: Entre a Invocao e o Texto convm deixar sete espaes, onde ser

redigida a deciso (deferido ou indeferido, e outras providncias).

Requerimento
Senhor Diretor do Departamento de Indstria e Comrcio

Joo Paulo de Abreu, brasileiro, solteiro, pequeno empresrio estabelecido nesta cidade, na Rua do Ouvidor, n 2350, nmero de RG: 5.098.352-6, CPF 570.312.005-37, requer a V. Sa. Inscrio de sua firma no registro criado pelo Decreto n 9.467/4, de 14 de Maro de 1998, e para tal fim anexa a este a respectiva declarao, em duas vias.

Nestes termos, Pede deferimento

Jundia, 30 de Julho de 2011.

Joo Paulo de Abreu

Requerimento

Atividade:

Faa um requerimento ao diretor do SENAI,

solicitando a sua concluso de curso, uma vez que voc


tem todas as notas acima da mdia e o perodo de

trmino se aproxima.

Вам также может понравиться