Вы находитесь на странице: 1из 20

Direitos fundamentais, cidadania, respeito diferena e a diversidade

Alexandre Santos

1. Direitos fundamentais

Declarao Universal dos Direitos Humanos (10/12/1948) Direito vida Direito liberdade Direito segurana pessoal Direito a constituir famlia Direito a propriedade Direito a liberdade de pensamento Direito ao trabalho Direito ao lazer Direito sade Direito a educao

1. Direitos fundamentais

O prembulo da Constituio de 1988 fala em um Estado de Direito destinado a assegurar direitos sociais e individuais,

a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia

como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem internacional, com a soluo pacfica das controvrsias.

2. Cidadania

Segundo o Dicionrio Aurlio Buarque de Holanda Ferreira, cidadania a qualidade ou estado do cidado, entende-se por cidado o indivduo no gozo dos direitos civis e polticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situao poltica de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Segundo Dalmo Dallari: A cidadania expressa um conjunto de direitos que d pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem no tem cidadania est marginalizado ou excludo da vida social e da tomada de decises, ficando numa posio de inferioridade dentro do grupo social.

2. Cidadania

Construir cidadania tambm construir novas relaes e conscincias. A cidadania algo que no se aprende com os livros, mas com a convivncia, na vida social e pblica. A cidadania tarefa que no termina. A cidadania no como um dever de casa, onde fao a minha parte, apresento e pronto, acabou. Relao Estado-Cidado x Relao Cidado-Estado. Cidado com ser controlado pelo Estado/sociedade e Cidado como ente que influencia o Estado Sociedade. Garantir a "igualdade perante a lei" no condio suficiente quando h desigualdade poltica (sem entrarmos nos problemas que a aguda desigualdade econmico-financeira traz ao Brasil).

Cidadania e dignidade humana


Da condio de Ser Humano at condio de Ser Cidado

A dignidade humana est ligada ao indivduo e a cidadania, ao todo social.

3. Respeito diferena e a diversidade


Todos somos iguais por fazer parte da ESPCIE HUMANA

Somos todos desiguais porque possumos INDIVIDUALIDADE.

3. Respeito diferena e a diversidade

A DIVERSIDADE DA INDIVIDUALIDADE HUMANA


Credo

Cor
Etnia

Esttica
Sexo

3. Respeito diferena e a diversidade

O principal mecanismo da Excluso Social consiste em no aceitar que: " respeitando as diferenas entre as pessoas que TODOS sero iguais"

3. Respeito diferena e a diversidade

Enquanto existirem pessoas que no reconheam a CONDIO HUMANA como a razo de nossa igualdade, a sociedade nunca ser para TODOS.
Mahatma Gandhi (1869 1948)

O CICLO DA EXCLUSO SOCIAL


O ciclo da excluso explicado a partir de um modelo scio-cultural-legal:

Diferenciar algum por razo aleatria causando-lhe prejuzo insanvel


Conceito formado antecipadamente e sem fundamento consistente

DISCRIMINAO

Ato de recusar algum do convvio social

PRECONCEITO

EXCLUSO SOCIAL

4. Cidadania e Direitos Humanos & GLBTS


CIDADANIA CONFERIDA EM LEI
CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (5 DE OUTUBRO DE 1988) Artigo 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes:

XLI - a lei punir qualquer discriminao atentatria dos direitos e liberdades fundamentais; 1 As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata.

Programa Nacional dos Direitos Humanos


Garantia do Direito Igualdade, com nfase s
Crianas e Adolescentes Mulheres Afrodescendentes Povos Indgenas Estrangeiros Refugiados e Migrantes Ciganos Pessoas Portadoras de Deficincia Idosos Gays, Lsbicas, Transsexuais e bissexuais.

Programa Nacional dos Direitos Humanos


Gays, Lsbicas, Travestis, Transexuais e Bissexuais GLTTB

Promover a coleta e a divulgao de informaes estatsticas sobre a situao scio-demogrfica dos GLTTB, assim como pesquisas que tenham como objeto as situaes de violncia e discriminao praticadas em razo de orientao sexual. Implementar programas de preveno e combate violncia contra os GLTTB, incluindo campanhas de esclarecimento e divulgao de informaes relativas legislao que garante seus direitos.

Apoiar programas de capacitao de profissionais de educao, policiais, juzes e operadores do direto em geral para promover a compreenso e a conscincia tica sobre as diferenas individuais e a eliminao dos esteretipos depreciativos com relao aos GLTTB.
Inserir, nos programas de formao de agentes de segurana pblica e operadores do direito, o tema da livre orientao sexual. Apoiar a criao de instncias especializadas de atendimento a casos de discriminao e violncia contra GLTTB no Poder Judicirio, no Ministrio Pblico e no sistema de segurana pblica.

Programa Nacional dos Direitos Humanos


Gays, Lsbicas, Travestis, Transexuais e Bissexuais GLTTB

Estimular a formulao, implementao e avaliao de polticas pblicas para a promoo social e econmica da comunidade GLTTB. Incentivar aes que contribuam para a preservao da memria e fomento produo cultural da comunidade GLTTB no Brasil. Incentivar programas de orientao familiar e escolar para a resoluo de conflitos relacionados livre orientao sexual, com o objetivo de prevenir atitudes hostis e violentas. Estimular a incluso, em programas de direitos humanos estaduais e municipais, da defesa da livre orientao sexual e da cidadania dos GLTTB. Promover campanha junto aos profissionais da sade e do direito para o esclarecimento de conceitos cientficos e ticos relacionados comunidade GLTTB. Promover a sensibilizao dos profissionais de comunicao para a questo dos direitos dos GLTTB.

LEI MUNICIPAL N 17.025/04


Pune atos discriminatrios aos homossexuais, bissexuais ou transgneros e

institui o dia 17 de Abril o dia da diversidade sexual.


Art. 1- Sero punidos, nos termos desta Lei, toda e qualquer manifestao atentatria ou discriminatria praticada contra qualquer cidado homossexual, bissexual ou transgnero.

Art. 2 - Consideram-se atos atentatrios e discriminatrios aos direitos individuais e coletivos dos cidados homossexuais, bissexuais ou transgneros, para os efeitos desta Lei:

I - submeter o cidado homossexual, bissexual ou transgnero a qualquer tipo de ao violenta, constrangedora, intimidatria ou vexatria, de ordem moral, tica, filosfica ou psicolgica; II - proibir o ingresso ou permanncia em qualquer ambiente ou estabelecimento pblico ou privado, aberto ao pblico; III - praticar atendimento selecionado que no esteja devidamente determinado em Lei;

IV - preterir, sobretaxar ou impedir a hospedagem em hotis, motis, penses ou similares;

atos atentatrios e discriminatrios (cont.)


V - preterir, sobretaxar ou impedir a locao, compra, aquisio, arrendamento ou emprstimo de bens mveis ou imveis de qualquer finalidade; VI - praticar o empregador, ou seu preposto, atos de demisso direta ou indireta, em funo da orientao sexual do empregado;

VII - inibir ou proibir a admisso ou o acesso profissional em qualquer estabelecimento pblico ou privado em funo da orientao sexual do profissional;
VIII - proibir a livre expresso e manifestao de afetividade do cidado homossexual, bissexual ou transgnero, sendo estas expresses e manifestaes permitidas aos demais cidados.

LEI MUNICIPAL N 17.025/04


(cont.)

Art 3 - So passveis de punio o cidado, inclusive os detentores de funo pblica, civil ou militar, e toda e qualquer organizao social ou empresa, com ou sem fins lucrativos, de carter privado ou pblico, instaladas neste Municpio, que intentarem contra o que dispe esta Lei.

LEI MUNICIPAL N 17.025/04


(cont.)

Art 8 - Fica institudo, no mbito Municipal, o "Dia 17 de Abril como dia da diversidade", a ser comemorado anualmente, e integrando oficialmente o calendrio da cidade do Recife.

Вам также может понравиться