Вы находитесь на странице: 1из 17

MATEMTICA

PROFESSOR: OSCAR NETO


oscarmat04@yahoo.com.br

"Nosso grande medo no o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo que sejamos poderosos alm da medida. nossa luz, no nossa escurido, que mais nos amedronta. Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrvel?" Na verdade, quem voc para no ser tudo isso?...Bancar o pequeno no ajuda o mundo. No h nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas no se sintam inseguras em torno de voc. E medida que deixamos nossa prpria luz brilhar, inconscientemente damos s outras pessoas permisso para fazer o mesmo". (Discurso de posse, em 1994) Nelson Mandela

TRIGONOMETRIA O QUE A TRIGONOMETRIA?


O matemtico e astrnomo grego Hiparco iniciou o estudo da trigonometria, no sculo II a.C.Em grego, tri (trs) + gona (ngulo) + mtron (medida).Em latim trigonometria, refere-se s medidas feitas no tringulo (trgonon). A trigonometria se originou de uma parte do estudo de tringulos. Na verdade, o nome trigonometria significa a medida de figuras de trs ngulos. Portanto, as primeiras definies das funes trigonomtricas foram dadas em termos de tringulos. Tringulo retngulo: o tringulo que possui o ngulo de 90(ngulo reto)

NO TRINGULO RETNGULO
TEOREMA DE PITGORAS

Em todo tringulo retngulo a medida da hipotenusa ao quadrado igual a soma dos quadrados dos catetos.

Exemplo1: Determine o valor de x na figura abaixo:

Soluo: Aplicando o teorema de Pitgoras temos:

Obs.: O tringulo retngulo que possui os lados 3, 4, e 5 chamado de tringulo pitagrico. A hipotenusa sempre o maior lado do tringulo retngulo. O tringulo pitagrico utilizado como base para determinar outros tringulos retngulos, que possuem os lados proporcionais ao do pitagrico.

Exemplos:
120 X

15
X 2 = 202 + 152
X 2 = 400+ 225 X 2 =625 X = 625 Ou

X = 25

5.K=4.K+3.k 5.K=4.5+3.5 K=5 5 . 5 = 25 X = 25

2-

30

18

EXERCCIOS PROPOSTOS

01.Os catetos de um tringulo retngulo medem 6cm e 8cm.Calcule a medida da hipotenusa.

02.Levindo estava no exato momento em que um raio quebrou um bambu, a 4,8m de altura, o bambu tomba de modo que sua ponta toca o solo a 3,6m de sua base. Ento pode-se afirmar que a altura do bambu era:

03. (faap)A figura a seguir mostra uma antena retransmissora de rdio de 72m de altura. Ela sustentada por 3 cabos de aos que ligam o topo da antena ao solo, em pontos que esto a 30m do p da antena. A quantidade (em metros) aproximada de cabo que ser gasta para sustentar a antena :

04. Jenoveva costuma seguir todos os dias um trajeto, que vai de sua casa at a loja que trabalha. Este trajeto representado pelo esquema abaixo.

Determine a menor distncia da casa dela at o local de trabalho.

05. Duas estradas de ferro F1 e F2, comeam num mesmo ponto e possuem trajetos retos F1 vai no sentido oeste leste e F2 no sentido sul-norte, como mostra a figura. Uma pessoa, para ir do ponto inicial at a cidade A, segue pela F1 at o quilmetro 6, ai existe uma estao na qual ela desce e vai de nibus por mais 1 km na direo norte. Para ir do ponto inicial at a cidade B, ela segue pela F2 at o quilmetro 5, a existe uma estao na qual ela desce e vai de nibus por mais 3 Km, na direo leste.

Determine a distncia entre as cidades em linha reta.

Вам также может понравиться