Вы находитесь на странице: 1из 50

Inteligncia Social

Professora Ms Jamille Carvalho

Sawu Bona!

Entre as tribos do norte de Natal, na frica do Sul, a saudao mais comum, equivalente ao nosso popular Ol, a expresso Sawu bona, que significa te vejo.

Sawu Bona!
Sendo um membro da tribo, voc poderia responder dizendo Sikhona, Estou aqui. A ordem da troca importante: at voc no me v eu no existo. como se, ao me ver, voc me fizesse existir.

Sawu Bona!
Ditado popular ubuntu: Umuntu ngumunt nagabantu. Traduo: Uma pessoa uma pessoa por causa de outras pessoas.

O Crebro Social A neurocincia descobriu que o design do crebro o torna socivel, inexoravelmente atrado para uma ntima ligao crebro a crebro sempre que nos entrosamos com outra pessoa.
Goleman (2006)

O Crebro Social

Essa ponte neural nos deixa afetar o crebro e assim o corpo de todas as pessoas com as quais interagimos, exatamente como elas fazem conosco.
Goleman (2006)

O Crebro Social Quanto mais forte nossa ligao emocional com outra pessoa, maior a fora mtua. As trocas mais potentes ocorrem com as pessoas com as quais passamos a maior parte do tempo, ano aps ano sobretudo as pessoas que nos so mais queridas.

A corroso social

A cincia tem revelado a importncia dos relacionamentos construtivos, contudo as conexes humanas parecem cada vez mais sitiadas. Revelando vrias faces da corroso social, o isolamento e a desconexo entre as pessoas.

Neurocincia Social
Um novo tipo de neurnio, recm-descoberto, a clula fusiforme, atua com extrema velocidade, permitindo-nos tomar decises sociais em milsimos de segundo descobriu-se que tais clulas existem em maior quantidade no crebro humano do que em qualquer outra espcie.

Neurocincia Social
Uma variedade diferente de clulas cerebrais, os neurnios-espelho, capaz de sentir tanto os movimentos que a outra pessoa est prestes a fazer quanto seus sentimentos, preparandonos instantaneamente para imitar tais movimentos e sentimentos.

A economia emocional

Ocorre uma limitao do contgio emocional quando somos afetados por um estado txico simplesmente por estarmos prximos pessoa errada, na hora errada.

Amor, poder e empatia

No fluxo interpessoal de emoes, o poder importante. Acontece com os casais. Um dos parceiros faz uma grande mudana emocional para se adaptar ao outro: geralmente o parceiro que tem menos poder.

Os sorrisos tm uma vantagem sobre todas as outras expresses emocionais: o crebro humano prefere faces sorridentes, reconhecendo-as mais pronta e rapidamente do que as expresses negativas efeito conhecido como vantagem da expresso de felicidade.

A vantagem da expresso de felicidade

Empatia

Na Psicologia atual, a palavra empatia tem trs sentidos distintos: conhecer os sentimentos do outro; sentir o que o outro sente; e reagir com compaixo ao sofrimento do outro.

Voc-Isso Buber cunhou o termo Eu-isso para uma srie de relaes que vo de distantes a totalmente aproveitadoras. Nesse espectro, o outro se torna um objeto: tratamos algum mais como um objeto do que como uma pessoa.

Eu-Tu A capacidade de perceber as necessidades, os sentimentos de outra pessoa e a reao no solicitada a eles demonstra o alto valor atribudo ao modelo Eu-tu.

Comunicao uma palavra multifacetada que abrange praticamente qualquer interao com outras pessoas: conversa normal, persuaso, ensino, negociao. um ciclo ou um lao que engloba pelo menos duas pessoas.

Como saber se a mensagem que voc est passando a mensagem que o outro est recebendo?

Comunicao

Voc j se surpreendeu com o significado que algum deu a um comentrio que para voc era neutro?
Como ter certeza de que o significado que o outro percebe o mesmo que queremos passar?

O significado da comunicao a reao.


Usamos constantemente nossas habilidades de comunicao para influenciar pessoas. possivel influenciar com integridade? A influncia que exercemos est de acordo com os nossos valores?

A comunicao circular o que fazemos influencia outras pessoas, e o que elas fazem nos influencia. E impossvel que isto no acontea.

Quando nos comunicamos com outra pessoa percebemos sua reao e reagimos de acordo com nossos sentimentos. Nosso comportamento gerado pelas reaes internas quilo que vemos e ouvimos. S prestando ateno ao outro teremos uma idia do que dizer ou fazem em seguida. E o outro reage ao nosso comportamento da mesma forma.

Como se entra no crculo de comunicao? Como reconhecer e respeitar o modelo de mundo do outro, mantendo a prpria integridade?

Rapport

Voc j deve ter observado que, quando se estabelece um relacionamento de empatia entre duas pessoas, uma tende a espelhar e a copiar a postura, os gestos e o contato visual da outra.

como uma dana na qual um parceiro reage aos movimentos do outro, espelhando-os. uma dana de mtua receptividade. A linguagem corporal complementar.

A empatia nos permite criar uma ponte com a outra pessoa, j se estabelece um nvel de compreenso e contato. A partir desse ponto, podemos comear a modificar nosso comportamento, que provavelmente ser imitado pela outra pessoa. Podemos inclusive conduzir a pessoa noutra direo.

Feedback: uma prtica a ser implementada nas organizaes

Boa parte das empresas no adotou a cultura do feedback, e muitos gerentes no sabem como dar um retorno para seus colaboradores. A falta de habilidade de comunicao, a precipitao na hora de conversar com os membros da equipe pode minar a satisfao dos colaboradores.

Feedback: uma prtica a ser implementada nas organizaes

Com freqncia os funcionrios s sabem se esto desenvolvendo algo errado quando lhes chamam a ateno. Muitos gestores no demonstram nenhuma cautela ao falar com as pessoas e, deste modo, acabam expondo seus colaboradores, chamando sua ateno na frente dos outros.

Como dar feedback para o meu colaborador

Para que seja bem feito, importante usar as trs peneiras, que so: verdade, bondade e necessidade.

A primeira peneira da verdade

O que eu vou falar verdadeiro, realmente fato ou apenas um boato trazido por outros membros da equipe? Temos que nos certificar de que seja verdadeiro e, se isso se confirmar, ainda temos que passar pela segunda peneira.

A segunda peneira da bondade, a terceira: necessidade Se eu falar isso vai ser bom para ele? Vai agregar alguma coisa? Vou ajud-lo a construir um caminho de desenvolvimento? Se positivo, ser que convm? Vai resolver? o melhor momento? Vai ajudar a equipe e a empresa?

Rapport inicial

Plano de Ao Melhoria FEEDBACK

Aspectos positivos colaborador

Retomada Dos aspectos positivos

Pontos de Melhoria colaborador

A vida do homem no um mero passar pela vida. Ela significativa quando o homem, vencendo os desafios de seu mundo fsico ou social, permite-se conviver com seus semelhantes.

As pessoas se realizam nos contextos comunitrios em que esto inseridas, tanto para dar respostas s exigncias profundas do seu eu social, quanto para suprir suas necessidades existenciais

Assim, as pessoas, so: dependentes e carentes do convvio com as outras pessoas. Elas revelam nos grupos caractersticas que lhes so peculiares, como: interesse, aptides, intenes e desejos, inibies e frustraes, expectativas, medos, etc.

Por que reagem elas to diferentemente s vrias idias e situaes que acontecem nesses grupos ou nos seus ambientes?

O ser humano caracterizado como tal pela sua identidade e pelos papis que desempenha ou, em termos de comportamento, no dia-a-dia junto aos outros, pelas suas qualidades e seus defeitos (caractersticas que, ora so defeito, ora so qualidades dependendo do contexto, do foco ou esteretipo naquele momento estabelecido).

Essas caractersticas so acentuadas exatamente no desempenho de papis, no diaa-dia. PAPIS CONSTRUTIVOS (qualidades, virtudes) e PAPIS NO-CONSTRUTIVOS (defeitos, atitudes nocivas).

Papis Construtivos O CONCILIADOR: busca um denominador comum. Quando em conflitos, aceita rever sua posio e acompanha o grupo para no chegar a impasse; ajuda buscar alternativas de soluo comum a todos.

Papis Construtivos

O MEDIADOR: resolve as divergncias entre outros membros, alivia as tenses nos momentos mais difceis, intercede com palavras de nimo e encorajamento.

Papis Construtivos O ANIMADOR: demonstra afeto e solidariedade aos outros membros do grupo, bem como compreenso e aceitao de outros pontos de vista, idias, sugestes, concordando, recomendando e elogiando as contribuies dos outros. ativo, proativo, entusiasta e festivo.

Papis Construtivos

O OUVINTE INTERESSADO: acompanha atentamente as atividades do grupo e aceita as idias dos outros, servindo de auditrio e apoio nas discusses e decises do grupo. Fala menos e faz intervenes inteligentes, procurando sempre agregar.

Papis no-construtivos

O DOMINADOR: busca ajuda, sob a forma de simpatia dos outros membros do grupo, mostrando insegurana, autodepreciao e carncia de apoio. Adota, freqentemente, a postura de vtima.

Papis no-construtivos

O CRIADOR DE OBSTCULOS: discorda e opese sem razo, mantendo-se teimosamente negativo at a radicalizao, obstruindo o progresso do grupo, mesmo aps uma deciso ou soluo j atingida. No importa a situao ou tema discutido: ele sempre do contra.

Papis no-construtivos

O AGRESSIVO: ataca o grupo ou o assunto, fazendo ironia ou brincadeiras agressivas, mostrando desaprovao dos valores, atos e sentimentos dos outros. Costuma utilizar franqueza depreciativa.

Papis no-construtivos O VAIDOSO: procura chamar a ateno sobre si de vrias maneiras, contando realizaes pessoais e agindo de forma diferente, para afirmar sua superioridade e vantagens em relao aos outros.

Papis no-construtivos O REIVINDICADOR: manifestase como porta-voz de outros, de subgrupos ou classes, revelando seus verdadeiros interesses pessoais, preconceitos ou dificuldades. Aparentemente, d uma de bonzinho, porm ele est preocupado consigo, em buscar vantagens pessoais.

Papis no-construtivos
O CONFESSANTE: usa o grupo como platia ou assistncia para extravasar seus sentimentos, suas preocupaes pessoais ou filosofia, que nada tm a ver com a disposio ou orientao do grupo na situao-momento. Aproveita todos os momentos que pode para alugar o grupo e fazer longos relatos e desabafos.

Papis no-construtivos

O GOZADOR: aparentemente agradvel, entretanto evidencia seu completo afastamento do grupo, podendo exibir atitudes cnicas, desagradveis, indiferentes preocupao e ao trabalho, atravs de poses estudadas de espectador, que se diverte com as dificuldades e esforos dos outros. Tem sempre uma piada ou um comentrio engraado ou pejorativo. Na verdade tudo isso para chamar a ateno para si.

Sero observados, em qualquer grupo, condies variadas de calor humano, tenso, movimentos, equilbrio, restries, alegria, insegurana, crises, etc.

O clima do grupo pode variar desde sentimentos de bem-estar e satisfao, a gradaes de tenso, estresse, entusiasmo, prazer, frustrao e depresso.

REFERNCIA Goleman, D. Inteligncia Social

Вам также может понравиться