Вы находитесь на странице: 1из 20

LEI 11.

889 e as Atribuies do Tcnico em Sade Bucal

Um pouco de Histria...
Tudo comeou em 1952, quando o antigo Sesp, Servio Especial de Sade Pblica, comeou a formar e utilizar auxiliares de higiene dental (AHDs) nos programas de Odontologia Escolar que se iniciavam em Aimors (MG) e Baixo Guandu (ES).

Um pouco de histria...
Acreditava-se que os AHDs cuidariam da parte de educao e preveno em sade bucal que os dentistas do Sesp, muito sobrecarregados com o trabalho cirrgico-restaurador, no teriam tempo de realizar. Alm disso, os AHDs os auxiliariam nas atividades clnicas.

Um pouco de histria...
Os anos foram passando e os AHDs seguiam firmes nesse importante trabalho de sade pblica. Veio, porm, o golpe de 1964, e, logo em seguida, a lei que criou os conselhos de Odontologia. Dois anos depois, em 1966, a Lei Federal 5.081 regulamentou o exerccio da Odontologia no territrio brasileiro. Comearam, ento, as dificuldades. Os AHDs passaram a ser vistos com certa desconfiana nos conselhos. Entre 1964 e 1975 foram mais de dez anos de indefinies, receios, medos.

Um pouco de histria...
Mas no dia 6 de fevereiro de 1975 o Conselho Federal de Educao (CFE) aprovou o Parecer 460, autorizando a formao de atendentes de consultrio dentrio (ACDs) e tcnicos em higiene dental (THDs). Contudo, foram necessrios mais nove anos at que, em 1984, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) aprovasse a Deciso 26/84, disciplinando o exerccio dessas profisses no Brasil.

Um pouco de histria...
Mais duas dcadas e meia seriam necessrias, ainda, at que o Congresso Nacional aprovasse, no dia 3 de dezembro de 2008, a Lei n. 11.889, regulamentando esse exerccio em todo o territrio brasileiro. Em 24 de dezembro de 2008 a lei foi sancionada pelo presidente da Repblica.

ASB e TSB so de importncia estratgica para o trabalho em sade bucal de modo geral, mas, sobretudo, para os servios pblicos do SUS e a ateno primria em sade, notadamente a estratgia conhecida como Sade da Famlia, essencial para a promoo da sade. A regulamentao foi o fim de um sonho de muito tempo dos que trabalham no setor, pois trouxe uma estabilidade institucional que positiva para as profisses de sade em geral, no apenas para os trabalhadores da sade bucal. O SUS ganhou com a regulamentao. Iniciativas do governo federal, como o Sade na Escola, so beneficiadas com a atuao do TSB nas escolas, impulsionando a atual e bem-sucedida Poltica Nacional de Sade Bucal.

LEI N 11.889, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2008


Regulamenta o exerccio das profisses de Tcnico em Sade Bucal - TSB e de Auxiliar em Sade Bucal - ASB.

O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o (VETADO) Art. 2o (VETADO) Art. 3o O Tcnico em Sade Bucal e o Auxiliar em Sade Bucal esto obrigados a se registrar no Conselho Federal de Odontologia e a se inscrever no Conselho Regional de Odontologia em cuja jurisdio exeram suas atividades. 1o (VETADO) 2o (VETADO) 3o (VETADO) 4o (VETADO) 5o Os valores das anuidades devidas aos Conselhos Regionais pelo Tcnico em Sade Bucal e pelo Auxiliar em Sade Bucal e das taxas correspondentes aos servios e atos indispensveis ao exerccio das profisses no podem ultrapassar, respectivamente, 1/4 (um quarto) e 1/10 (um dcimo) daqueles cobrados ao cirurgio-dentista. Art. 4o (VETADO)

Pargrafo nico. A superviso direta ser obrigatria em todas as atividades clnicas, podendo as atividades extraclnicas ter superviso indireta. Art. 5o Competem ao Tcnico em Sade Bucal, sempre sob a superviso do cirurgio-dentista, as seguintes atividades, alm das estabelecidas para os auxiliares em sade bucal: I - participar do treinamento e capacitao de Auxiliar em Sade Bucal e de agentes multiplicadores das aes de promoo sade;

II - participar das aes educativas atuando na promoo da sade e na preveno das doenas bucais;

III - participar na realizao de levantamentos e estudos epidemiolgicos, exceto na categoria de examinador; IV - ensinar tcnicas de higiene bucal e realizar a preveno das doenas bucais por meio da aplicao tpica do flor, conforme orientao do cirurgiodentista;

V - fazer a remoo do biofilme, de acordo com a indicao tcnica definida pelo cirurgio-dentista;
VI - supervisionar, sob delegao do cirurgio-dentista, o trabalho dos auxiliares de sade bucal;

VII - realizar fotografias e tomadas de uso odontolgicos exclusivamente em consultrios ou clnicas odontolgicas; VIII - inserir e distribuir no preparo cavitrio materiais odontolgicos na restaurao dentria direta, vedado o uso de materiais e instrumentos no indicados pelo cirurgio-dentista; IX - proceder limpeza e anti-sepsia do campo operatrio, antes e aps atos cirrgicos, inclusive em ambientes hospitalares; X - remover suturas;

XI - aplicar medidas de biossegurana no armazenamento, manuseio e descarte de produtos e resduos odontolgicos;

XII - realizar isolamento do campo operatrio; XIII - exercer todas as competncias no mbito hospitalar, bem como instrumentar o cirurgio-dentista em ambientes clnicos e hospitalares. 1o Dada a sua formao, o Tcnico em Sade Bucal credenciado a compor a equipe de sade, desenvolver atividades auxiliares em Odontologia e colaborar em pesquisas. 2o (VETADO)

Art. 6o : vedado ao Tcnico em Sade Bucal: I - exercer a atividade de forma autnoma; II - prestar assistncia direta ou indireta ao paciente, sem a indispensvel superviso do cirurgio-dentista; III - realizar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos no discriminados no art. 5o desta Lei; e IV - fazer propaganda de seus servios, exceto em revistas, jornais e folhetos especializados da rea odontolgica.

Art. 7o (VETADO) Art. 8o (VETADO) Pargrafo nico. A superviso direta se dar em todas as atividades clnicas, podendo as atividades extra - clnicas ter superviso indireta.

Art. 9 Compete ao Auxiliar em Sade Bucal, sempre sob a superviso do cirurgio-dentista ou do Tcnico em Sade Bucal: I - organizar e executar atividades de higiene bucal; II - processar filme radiogrfico; III - preparar o paciente para o atendimento; IV - auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenes clnicas, inclusive em ambientes hospitalares; V - manipular materiais de uso odontolgico; VI - selecionar moldeiras; VII - preparar modelos em gesso;

VIII - registrar dados e participar da anlise das informaes relacionadas ao controle administrativo em sade bucal; IX - executar limpeza, assepsia, desinfeo e esterilizao do instrumental, equipamentos odontolgicos e do ambiente de trabalho; X - realizar o acolhimento do paciente nos servios de sade bucal; XI - aplicar medidas de biossegurana no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resduos odontolgicos; XII - desenvolver aes de promoo da sade e preveno de riscos ambientais e sanitrios; XIII - realizar em equipe levantamento de necessidades em sade bucal; e XIV - adotar medidas de biossegurana visando ao controle de infeco.

Art. 10. vedado ao Auxiliar em Sade Bucal: I - exercer a atividade de forma autnoma; II - prestar assistncia, direta ou indiretamente, a paciente, sem a indispensvel superviso do cirurgio-dentista ou do Tcnico em Sade Bucal; III - realizar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos no discriminados no art. 9o desta Lei; e IV - fazer propaganda de seus servios, mesmo em revistas, jornais ou folhetos especializados da rea odontolgica. Art. 11. O cirurgio-dentista que, tendo Tcnico em Sade Bucal ou Auxiliar em Sade Bucal sob sua superviso e responsabilidade, permitir que esses, sob qualquer forma, extrapolem suas funes especficas responder perante os Conselhos Regionais de Odontologia, conforme a legislao em vigor. Art. 12. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 24 de dezembro de 2008; 187o da Independncia e 120o da Repblica. LUIZ INCIO LULA DA SILVA

Referncias Bibliogrficas:
Associao Brasileira de Odontologia JABO Jornal da Associao Brasileira de Odontologia na Net. Artigo: Lula sancionou a lei dos TSB e ASB: e agora? http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11889.htm

http://cfo.org.br

Вам также может понравиться