Вы находитесь на странице: 1из 14

Primrdios da Computao e baco

Docente: Ernani Marco

Discentes: Gustavo de Souza Nery Jlio Csar Carlesso Kennedy Rodrigo Vieira Balbino Turma: EA 113

Os Primrdios da Computao Apesar dos computadores eletrnicos terem efetivamente aparecido somente na dcada de 40, os fundamentos em que se baseiam remontam a centenas ou at mesmo milhares de anos. Se levarmos em conta que o termo computar, significa fazer clculos, contar, efetuar operaes aritmticas, computador seria ento o mecanismo ou mquina que auxilia essa tarefa, com vantagens no tempo gasto e na preciso. Inicialmente o homem utilizou seus prprios dedos para essa tarefa, dando origem ao sistema decimal e aos termos digital e digito. Para auxlio deste mtodo, eram usados gravetos, contas ou marcas na parede.

O que Informtica? Cincia que desenvolve e utiliza mquinas para tratamento, transmisso, armazenamento, recuperao e utilizao de informaes. Primeiros computadores. 1890 - O norte-americano Hermann Hollerith constri o primeiro computador mecnico. 1924 - Nasce a International Business Machines Corporation (IBM), nos Estados Unidos. 1938 - O alemo Konrad Zuse faz o primeiro computador eltrico usando a teoria binria. 1943 - O ingls Alan Turing constri a primeira gerao de computadores modernos, que utilizam vlvulas.

1944 - O norte-americano Howard Aiken termina o Mark I, o primeiro computador eletromecnico. 1946 - O (Eniac), primeiro computador eletrnico, criado nos EUA. 1947 - Criao do transistor, substituto da vlvula, que permite mquinas mais rpidas.
Computadores Pessoais. 1957 - Primeiros modelos de computadores transistorizados chegam ao mercado. 1958 - Criao do chip, circuito integrado que permite a miniaturizao dos equipamentos eletrnicos. 1969 - Criao da Arpanet, rede de informaes do Departamento de Defesa norte-americano interligando universidades e empresas, que dar origem Internet.

1974 - A Intel projeta o microprocessador 8080, que origina os microcomputadores.


1975 - Os norte-americanos Bill Gates e Paul Alen fundam a Microsoft. 1976 - Lanamento do Apple I, primeiro microcomputador comercial, inventado por Steves Jobs e por Steves Woznick. 1981 - A IBM o lana seu microcomputador - o PC - com o sistema operacional MS-DOS, elaborado pela Microsoft.

1983 - A IBM lana o PC-XT, com disco rgido.

1984 - A National Science Foundation, nos Estados Unidos, cria a Internet, rede mundial de computadores que conecta governos, universidades e companhias. 1984 -- A Apple lana o Macintosh, primeiro computador a utilizar cones e mouse.
1985 - A Microsoft lana o Windows para o PC, que s obtm sucesso com a verso 3.0 (1990). 1993 - A Intel lana o Pentium.

baco

O baco um antigo instrumento de clculo, que segundo muitos historiadores foi inventado na Mesopotmia, pelo menos em sua forma primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeioaram. No entanto no foram s esses trs povos que tiveram contato com esse instrumento, h relatos de bacos na Babilnia, Egito antigo, Grcia antiga, ndia e dos povos nativos americanos.

A palavra baco originou-se do Latim abacus, e esta veio do grego abakos. Esta era um derivado da forma genitiva abax (lit. tbua de clculos). O baco pode ser considerado como uma extenso do ato natural de se contar nos dedos. Empregando um processo de clculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um mltiplo de dez. Ele utilizado ainda hoje para ensinar s crianas as operaes de somar e subtrair.

Obrigado Pala Ateno !!

Вам также может понравиться