Вы находитесь на странице: 1из 38

PROGRAMA 5S

Conhecendo o Programa
O que 5S ?
Por que o nome 5S ? Para que serve o 5S ? Analisando a nossa empresa Conhecendo os 5 Sensos Implantao : Os primeiros passos Principais Objetivos

O que 5S ?
O 5S um programa que tem o objetivo de ajudar os indivduos a viverem melhor, seja no seu lar, na rua ou no ambiente de trabalho.

ORIGEM
Surgiu no Japo, nas dcadas de 50 e 60, aps a Segunda Guerra Mundial, quando o pas vivia a chamada crise de competitividade.

O pas precisava reestruturar-se, organizar as indstrias e melhorar a produo, para ser compatvel com o mercado mundial.

Porque o nome 5S ?
Este programa nasceu no Japo e tem como base cinco palavras que comeam pela letra S, da o nome 5S.
SEIRI SEITON SEISOU SEIKETSU SHITSUKE

UTILIZAO ORDENAO LIMPEZA SADE AUTO-DISCIPLINA

Para que serve o 5S ?


No Japo o 5S utilizado desde que a criana nasce, para ajud-la a viver melhor em sociedade utilizando todo o seu potencial em desenvolvimento.
No Brasil, o 5S vem sendo utilizado nas empresas, colgios e organizaes em geral, para ajudar a melhorar seu desempenho e garantir sua sobrevivncia no mercado competitivo e globalizado de hoje. Tambm ficou conhecido por 5 Sensos

Analisando a nossa empresa


Nosso ambiente de trabalho poderia ser melhor ? Existem coisas desnecessrias em nossa rea ? Se existem, voc concorda que elas s atrapalham ? Estamos usando corretamente nossas mquinas e ferramentas ? Ser que no podemos facilitar o nosso trabalho ? O nosso banheiro, podemos mostrar a um visitante ? E a limpeza, nosso local de trabalho limpo ? Quantas vezes fazemos a mesma tarefa at acertar ? Estamos desperdiando alguma coisa (tempo, dinheiro, material, peas, espao, etc.) ?

CONHECENDO O
Os 5 Sensos

SENSO DE UTILIZAO
Refere-se a identificao, classificao e remanejamento dos recursos que no so teis ao fim desejado; eliminao de tarefas desnecessrias, excesso de burocracia e desperdcio de recursos em geral.

ter somente o necessrio no local de trabalho.

SENSO DE UTILIZAO
Deixar no local de trabalho apenas o que for utilizar.
ADEQUAR APENAS O QUE VAI UTILIZAR.

ERRADO

Certo

SENSO DE UTILIZAO
Vocs j observaram que com o tempo a gente vai acumulando coisas, materiais, ferramentas desnecessrias em nosso local de trabalho ? papel velho, caixas, ferramentas, ferro velho e muitas outras coisas desnecessrias tomando o nosso espao. Virou baguna. Quando precisamos procurar alguma coisa, nunca encontramos. Perdemos tempo... E a pacincia.

PRATICANDO O 1 SENSO

Devemos analisar TUDO o que est no local de trabalho e separar o que necessrio do que no necessrio.

PRATICANDO O 1 SENSO
Usados constantemente Colocar o mais prximo possvel do local de trabalho Colocar um pouco afastado do local de trabalho

Objetos e dados necessrios

Usados ocasionalmente

Usados raramente, mas necessrios

Colocar separados num local determinado

Classificao
Sem uso potencial dispor imediatamente

Objetos e dados desnecessrios

Potencialmente teis ou valiosos

Transferir para onde forem teis

Que requerem outro lugar especial

Determinar outro local

SENSO DE ORDENAO
Refere-se a disposio sistemtica dos objetos e dados, bem como uma excelente identificao visual que facilite o acesso rpido aos mesmos, alm de facilitar o fluxo de pessoas.

ter um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar.

SENSO DE ORDENAO
Vocs concordam que muito chato procurar alguma coisa e no encontrar O Nome ordenao j indica tudo, ou seja, temos que ter um local para guardar as coisas de modo que todos saibam onde encontrar. O segredo est em localizar rapidamente aquilo que necessitamos.

BLOCOS E METALON DIFICULTANDO PASSAGEM


BLOCOS E METALON ENTRE OS BLOCO DIFICULTANDO A PASSAGEM
ERRADO

ALMOXARIFADO ORDENADO

Perguntas???
Existem objetos desnecessrios na rea de trabalho? Os objetos que so utilizados com frequncia esto prximo aos usurios? Existe objeto ou material bom, perto de objeto intil? As ferramentas esto prximas ao local de trabalho? Os equipamentos esto prximos ao local de trabalho? As ferramentas so de fcil identificao? Existe material sem uso h muito tempo na seo? Existe algum mini almoxarifado que pode ser eliminado? Existem materiais que podem ser aproveitados
em outras reas?

Existem plantas, papis, formulrios, desnecessrios? Existe quantidade excessiva de material de expediente (canetas, lpis, grampeadores, etc) no local de trabalho? Existem sucatas, materiais sem uso na rea? Existem ferramentas sem utilizao? Existem equipamentos sem utilizao? Existe rea reservada para o descarte? Existe rea reservada para o lixo? H lixeiras espalhadas pela obra / escritrio?

PRATICANDO O 2 SENSO

Devemos identificar TUDO o que necessrio no local de trabalho e determinar o seu lugar exato !

PRATICANDO O 2 SENSO
Freqncia de uso
Toda hora

Onde guardar
No local de trabalho

Todo dia
Toda semana Sem uso possvel

Prximo ao local de trabalho


almoxarifado Colocar disposio

SENSO DE LIMPEZA
Refere-se a criao e manuteno de um ambiente agradvel e seguro, agindo sistematicamente para buscar conservar e no sujar.

muito mais que limpar, no sujar !

PRATICANDO O 3 SENSO

Limpar, lavar, pintar... Pisos, tetos, paredes, banheiros, mquinas, ferramentas, etc. No deixar nenhum cantinho passar despercebido.

PRATICANDO O 3 SENSO
Praticar o senso de Limpeza dizer no a todo tipo de poluio: Sonora Visual Ambiental

PRATICANDO O 3 SENSO
ROTINA DE LIMPEZA SEMANAL
Criar uma rotina de limpeza semanal ajuda a manter um ambiente agradvel e no cansa.
Segunda
Todos os dias 2 vezes por semana 1 vez por semana
- Esvaziar as lixeiras - Limpar a Mesa

Tera
- Esvaziar as lixeiras - Limpar a Mesa

Quarta
- Esvaziar as lixeiras - Limpar a Mesa

Quinta
- Esvaziar as lixeiras - Limpar a Mesa

Sexta
- Esvaziar as lixeiras - Limpar a Mesa

Sbado
- Esvaziar as lixeiras - Limpar a Mesa

- Limpar o Computador - Limpar quadros

- Limpar o Comutador - Limpar quadros - Limpar ar-condic. - Limpar vidraas - Limpar Gavetas

Mas lembre-se: Deve ser uma atividade obrigatria e com horrio determinado at virar rotina mesmo.

OS 3 PRIMEIROS SENSO
J vimos trs S e com eles bem praticados conseguiremos:
Mais espao para trabalhar Acabar com o desperdcio de tempo e material. Trabalhar com mais conforto Reduzir riscos de acidentes Mostrar nossos banheiros para visitantes sem qualquer constrangimento Economizar energia... Inclusive a nossa.

SENSO DE SADE E HIGIENE


Tambm considerado como senso de colaborao, permite criar comprometimento entre os funcionrios para que os mesmos criem e mantenham os padres de limpeza. Preocupa-se com a sade em nvel fsico, mental e emocional e os aspectos relacionados com a poluio ambiental.

PRATICAR O 4 SENSO ...


Implementar os 3 S iniciais Elaborar plano de manuteno dos 3 S iniciais Incentivar cada rea e elaborar projeto de melhoria Estabelecer condies para implantao e controle visual Cuidar da sade Padronizar o estilo de limpeza dos equipamentos e mquinas

Mude seus comportamentos....


Antes das refeies ... Lave as mos Consertos provisrios ... Evite No sabe como funciona ... No mexa prejudicial ... No faa No est de acordo ... Esclarea

SENSO DE AUTODICIPLINA
Refere-se a capacidade de se seguir os padres tcnicos, ticos e morais da organizao onde se trabalha sem a necessidade de um estrito controle externo; utilizando plenamente todo o seu potencial mental.
criar e manter condies para se seguir as determinaes e normas da empresa sem a necessidade de ser controlado por um superior. ter sempre em ao o seu senso moral e criativo.

SENSO DE TICA
saber das suas responsabilidades e estar comprometido com elas: no precisa o lder mandar se sentir responsvel pela qualidade de seu trabalho e de sua vida cumprir padres ticos, morais e tcnicos fazer e praticar o que se aprende no permitir que o local de trabalho volte a ser como era antes. permitir que sua vida seja melhor do que antes.

O QUE EST ERRADO ?


A capacidade de apreciar e de praticar o que certo est dentro do ser humano. Porm quando NINGUM faz o que QUALQUER UM poderia ter feito, TODO MUNDO sofre as conseqncias.

Usar o senso de TICA uma simples questo de percepo, comprometimento e respeito consigo mesmo e com o prximo.

IMPLANTAO
Os primeiros passos
06/05/2013

1 PASSO
FAXINA GERAL
Faa uma faxina radical no seu local de trabalho. Use a cabea para decidir Jogue o lixo na lixeira Separe tudo que voc precisa Separe tudo que precisa ser consertado Limpe o ambiente e todos os objetos Faa uma primeira arrumao de forma a facilitar sua vida

2 PASSO (UTILIZAO)
Continue atento limpeza
H algo que deveria ser guardado em outro local ? Existe algo que voc no usa e que serve para outras pessoas ? Resista a tentao de guard-los Existem equipamentos que devem ser consertados ?

(Ordenao e Limpeza)
Continue atento limpeza
Escolha um local para cada coisa. Identifique esses locais de forma visvel Mantenha cada coisa no seu lugar Ordene os documentos, as informaes e sua maneira de trabalhar

3 PASSO

(Senso de Coletividade)
Mantenha as conquistas alcanadas com a prtica dos trs primeiros sensos. Esteja atendo as condies de segurana e higiene Busque informaes sobre como manter a sua sade e mental em boas condies

4 PASSO

(Senso de tica)
Continue sempre aperfeioando o seu local de trabalho com criatividade. Coloque-se no lugar de seu cliente Aprenda, pratique, melhore e compartilhe o seu conhecimento. Esteja atendo as condies de segurana e higiene

5 PASSO

PRINCIPAIS OBJETIVOS DO PROGRAMA 5S


1. Melhoria da Qualidade de Vida 2. Preveno de Acidentes 3. Melhoria da Produtividade 4. Reduo de Custos 5. Conservao de Energia 6. Preveno quanto a Paradas por Quebras 7. Melhoria dos Ambientes Freqentados 8. Melhoria do Moral das Pessoas 9. Incentivo a Criatividade 10. Administrao Participativa

PRINCIPAIS AES PARA A IMPLANTAO


1. Comprometimento da Alta Administrao
2. Treinamento para Todos

3. Definio do Plano para Implantao


4. Identificao e Soluo de No-conformidades com envolvimento de Todos 5. Motivao

Вам также может понравиться