Вы находитесь на странице: 1из 116

SADE DO IDOSO

INTRODUO:
REDUO DA MORTALIDADE; MELHORIA DAS CONDIES DE VIDA; CONTROLE PARCIAL DAS DOENS EVITVEIS, SOBRETUDO PELAS VACINAS; DIMINUIO DA NATALIDADE.

Com os avanos tecnolgicos na medicina, Melhoria nutricional e; A nfase na preveno de doena e promoo de sade, uma alta crescente na qualidade da sade e uma ampliao no ciclo vital podem ser atingidas.

Diz a constituio, no artigo 229:


os pais tm o dever de assistir, criar e educar os seus filhos menores, e os

filhos maiores tm o dever de ajudar a


famlia e amparar os pais na velhice, carncia ou enfermidade.

E o artigo 230 determina que: a famlia, a sociedade e o estado tm o

dever de amparar as pessoas idosas,


assegurando sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade e

bem-estar garantindo-lhes o direito vida.

Expectativa de Vida Com os avanos tecnolgicos na medicina, melhoria nutricional e a nfase na preveno de doena e promoo da sade,
Uma alta crescente na qualidade da sade e uma ampliao no ciclo vital podem ser atingidas.

O Envelhecimento da Mulher: Viuvez; Viver sozinha; Enfrentamento com as perdas do companheiro; Dificuldade em encontrar outra companhia na vida;

Falta de um cuidador;

Problemas financeiros.

As mulheres idosas que ficam vivas tm mais probabilidade que os homens de viver abaixo do nvel da pobreza

O Envelhecimento do Homem:
Os homens tm um ciclo de vida mais curto, as vivas superam os vivos em nmero de 5 para 1.

Os homens que ficam vivos enfrentam problemas similares aos das mulheres que perdem seus maridos.

Perfil dos Idosos Responsveis Pelo Domiclio Em 1996, eram 16 idosos para cada 100 crianas; em 2000, eram quase 30 idosos para 100 crianas. As mulheres brasileiras vivem, em mdia, oito anos a mais que os homens. Por isto muitas idosas responsveis pelos domiclios (93%) vivem sem o cnjuge, mesmo que ainda morem com filhos ou outros parentes.

Aspectos Psicossociais do envelhecimento: Psicologicamente, o envelhecimento bem sucedido reflete-se na capacidade da pessoa idosa em adaptar-se s perdas fsicas, sociais e emocionais e de conseguir contentamento, serenidade e satisfao na vida.

Uma auto-imagem positiva estimula a aceitao do risco e participao em novas e desconhecidas funes. O medo do envelhecimento e a incapacidade de muitos de se confrontarem com seu prprio processo de envelhecimento podem deflagrar as crenas idosistas.

.
Se os idosos forem tratados com . dignidade e encorajamento a manter a autonomia, a qualidade de suas vidas ir melhorar.

Aspectos Cognitivos do Envelhecimento:

Comprometimento sensorial, a sade psicolgica, o ambiente e as influncias psicossociais.


Os idosos podem experimentar alteraes temporrias na funo cognitiva quando hospitalizado ou admitidos em instituies asilares especializados.

COMO LIDAR COM A DOR DO IDOSO


O envelhecimento, por si s, no tem como conseqncia processos dolorosos. As queixas de dor, entre os idosos, so decorrentes das doenas. A dor no normal na terceira idade, ela pode e deve ser aliviada.

A dor acarreta ao individuo sofrimento considervel


Se for muito intensa e freqente, aumenta a dependncia do idoso.

O QUE DOR: A dor sensao desagradvel que possui aspectos fsicos e emocionais e envolve o organismo todo. A sensao dolorosa deve-se a estimulao das terminaes nervosas, por substncias que provocam dor. Ao ocorrer um corte, uma inflamao ou pancada, as clulas lesadas liberam essas substncias.

TIPOS DE DOR:
A DOR AGUDA:

Que parece como resposta de defesa do organismo a uma agresso (pancada, corte), varia sua intensidade e costuma ser mais bem tolerada, pois existe uma expectativa de que com a resoluo do problema ela acabe, podendo ser constante ou intermitente.

AS DORES CRONICAS, so aquelas com mais de seis meses de durao, de controle difcil, e acarreta grandes desgastes fsicos, psicolgicos e alteraes sociais ao individuo.

FISIOLOGIA DA DOR

Resposta reflexiva. O SNC possui clulas nervosas especializadas nociceptores so receptores sensoriais localizados na pele, msculos e tecido conjuntivo. Elas respondem ao estmulo provocado pela leses trmica, mecnica ou qumica.

FISIOLOGIA DA DOR

A resposta consiste na liberao de mediadores qumicos, como a prostaglandinas que estimula os nociceptores , transportanto o impulso doloroso at a medula espinhal, deslocando-os o longo das fibras nervosas aferentes.

TIPOS DA DOR

Superficial Viceral Somtica Nerouptica Fantasma

AVALIAO DA DOR Para que o cuidador possa avaliar a dor no idoso deve partir do principio de que o relato de dor verdadeiro, s quem a sente pode descrev-la. Para o acompanhamento de como a dor est evoluindo, o cuidador elabora uma escala, para que o idoso possa assinalar como est a sua dor naquele momento.

A informao de dor caminha pelos nervos


perifricos at chegar a medula e desta ao crebro A dor decorrente de um mesmo tipo de leso

pode ser expresso e tolerada de maneira muito diferente por duas pessoas.
Por isso a dor uma experincia individual e subjetiva, s a pessoa que a sente pode avali-la.

Pessoas muito ansiosas e com tendncia a depresso toleram menos a dor e est trazlhes maior sofrimento. A dor, a ansiedade, a depresso e tenso

muscular andam junta e formam um circulo vicioso.


O cuidador deve saber quebrar esta cadeia ajuda a aliviar a dor

O isolamento social e a falta de atividades produtivas podem fazer com que o quadro doloroso se agrave. O individuo que fica s, tende a ter a

ateno na dor
O envolvimento do individuo em tarefas produtivas contribuem para afastar do pensamento a ateno na dor.

INTERFERNCIA DA DOR NA VIDA DO IDOSO


A dor, principalmente a crnica, interfere na vida do individuo. A dor tira-lhes o prazer ou impossibilita suas atividades sociais, dificultando ou impedindo o caminhar. A dor provoca distrbios no sono, acarreta depresso e ansiedade.

Provocam constipao intestinal, alteraes no apetite, na memria e incontinncia.


A imobilidade fsica e os longos perodos de repouso no leito podem favorecer o aparecimento de problemas pulmonares e propiciar a formao de trombos, alm de escaras. Lembrando que, executar tarefas, ocupar-se, distrair-se, sentir-se til so muito importantes para aumentar a tolerncia dor.

importante anotar dia, o horrio e se o idoso estava ou no sob afeito de algum medicamento.
Uma outra escala bastante utilizada a numrica.

Construda com uma graduao que varia de 0 a 10, onde 0 ausncia de dor e 10 a dor mxima suportvel.
Conhecer a localizao, a regio do corpo que di, importante freqente a presena de dor em mais de um local.

Muitas dores podem ser agravadas na presena de fatores como determinada posio, exerccio, nervosismo etc. Tambm podem ser aliviadas na presena de fatores como um ambiente tranqilo, repouso, distrao. Perguntas como o que piora? ou o que melhora? suas dores podem ajudar a prevenilas e alivi-las.

Continuando a AVALIAR A DOR Para que o cuidador possa avaliar a dor no idoso deve partir do principio de que o relato de dor verdadeiro, s quem a sente pode descrev-la.

Para o acompanhamento de como a


dor est evoluindo, o cuidador elabora uma escala, para que o idoso possa

assinalar como est a sua dor naquele momento ; importante anotar dia, o horrio e se
o idoso estava ou no sob afeito de algum medicamento.

Uma outra escala bastante utilizada a numrica. Construda com uma graduao que varia de 0 a 10, onde 0 ausncia de dor e 10 a dor mxima suportvel.

Conhecer a localizao, a regio do corpo que di, importante freqente a

presena de dor em mais de um local.


Muitas dores podem ser agravadas na presena de fatores como determinada

posio, exerccio, nervosismo

Tambm podem ser aliviadas na presena de fatores como um ambiente tranqilo, repouso, distrao. Perguntas como o que piora? ou o que melhora? suas dores podem ajudar a preveni-las e alivi-las.

ALIVIO DA DOR COM MEDICAMENTOS


Muitas dores so adequadas controladas com analgsicos. No entanto, podem apresentar efeitos colaterais, e conhec-los pode ajudar a

prevenir complicaes e auxiliar no tratamento.

Analgsico que atuam sobre o sistema nervoso: - narcticos: que so derivados da morfina (Tulex, Dimorf, Tenegesic). - no narcticos: tais como Aspirina, Tylenol, AAS

Impedem a produo de substncias que ocasionam dor. Estes analgsicos possuem efeito
antiflamatrio, e no tratamento da dor tambm so utilizados medicamentos antidepressivos e tranqilizantes.

Nos analgsicos no-narcticos os efeitos colaterais mais freqentes so a irritao gstrica, e alterao na capacidade de coagulao sanguinea,

Os efeitos de irritao gstrica podem ser diminudos tomando-se o remdio junto com as refeies
Os analgsicos derivados da morfina apresentam efeitos colaterais como obstipao intestinal, nuseas e vmitos, sonolncia e depresso respiratria.

Uma dieta rica em fibras, ajuda a controlar esse efeito.

Manter-se atento a sinais de sonolncia excessiva e alteraes da respirao podem prevenir complicaes.

A dependncia fsica e psicolgica possvel


de ocorrer na utilizao dos mesmos. Outro conceito importante o de respeitar a dosagem prescrita.

Nas pessoas idosas, a diversidades de doenas e sintomas apresentados faz com que se tornem grandes consumidores de medicamentos. Existe uma dificuldade de memorizar ou organizar corretamente os horrios em que os remdios devem ser ingeridos. Uma lista por horrio, dos remdios, com letra grande e legvel uma medida bastante simples, mas que prestam grande ajuda.

ALIVIO DA DOR SEM A UTILIZAO DE MEDICAMENTOS. A utilizao de tcnicas de relaxamento pode favorecer a diminuio de estresse fsico e mental, da contrao muscular e proporcionar alvio da dor.

Praticar respirao rtmica, ouvir msica suave, entre outras, tambm podem ajudar na

tolerncia dor.
As tcnicas de distrao como ler um livro, rezar, assistir a um filme, contar uma histria, executar uma tarefa etc, por manterem a mente ocupada, contribuem para diminuio da dor.

O uso de medidas fsicas, incluindo calor, frio e massagens, muito til para o tratamento da dor.

Estas medidas promovem relaxamento


muscular, melhoram a circulao sangunea na regio e aliviam a dor.

O USO DOS MEDICAMENTOS CAUTELAS COM IDOSOS Medicamentos toda substncia que, introduzida no organismo, ter como finalidade preveno e a cura de doenas, e o alivio de alguns sintomas.

Os idosos freqentemente apresentam estados variados de doena crnica, que exigem tratamento com medicamentos em longo prazo.

No so raros os erros que podem ocorrer na auto-administrao, podendo resultar em

quantidades erradas ou excesso de dosagem.


Idosos que so independentes necessitam apenas de orientaes nas dosagens e horrios

Idosos parcialmente dependentes necessitam de interveno para lembr-los e/ou ajud-los no momento em que devam tomar o remdio. Idosos dependentes necessitam de um

cuidador para que administre o remdio e


verifique possveis reaes.

ALGUMAS RECOMENDAES TEIS A FIM DE FACILITAR O TRATAMENTO MEDICAMENTOSO E EVITAR COMPLICAES. O idoso deve ser estimulado a assumir e responsabilizar-se pelo tratamento, tomando os medicamento sozinho ou sob orientao;

Caso haja mais de um cuidador, ser conveniente marc-los em um papel diariamente e risc-los, conforme forem sendo ministrados;

Os medicamentos destinados a mais de uma


pessoa no lar devem ser separados; Caso o medicamento se apresente na forma slida, dissolv-los, antes de administr-los. Deve-se observar o prazo de validade dos remdios; Caso haja dificuldade econmica para adquiri os remdios, avisar no sentido de se encontrarem alternativas;

Devem-se colocar rtulos com letras legveis para visualizao do nome dos remdios; O idoso deve manter consultas mdicas peridicas, informando o tratamento utilizado; Devem-se utilizar somente remdios recomendados por mdicos; As doses recomendadas devem ser seguidas rigorosamente;

importante procurar saber e informar o idoso sobre o que e para o que serve cada remdio utilizado;

Devem-se observar possveis alteraes ou


efeitos colaterais, e comunicar o mdico; No se pode deixar o idoso esquecer de tomar os remdios.

Programe o horrio dos remdios com atividade do dia (caf da manh, almoo e jantar).

Coloque-os em local visvel.


Telefone para o idoso para lembr-lo dos remdios se necessrio. Ofereo o medicamento com lquidos facilitando a deglutio do mesmo. Respeite a dosagem.

CUIDADOS COM A PELE E AS MUCOSAS Introduo A pele o rgo mais externo, recobre o corpo e auto-renova.

Funes: Receptor sensorial; Regulador da temperatura corporal; Barreira defensiva

Trs camadas: EPIDERME, DERME E HIPODERME. HIGIENE CORPORAL


Cuidados da pele, limpeza e hidratao em idosos doentes so realizados na cama.

CUIDADES COM A BOCA Lavar a boca aps cada refeio. Se estiver incapacitado, o profissional realiza a limpeza, do seguinte modo: Misturar em um copo o anti-sptico oral e gua, em partes iguais; Montar uma esptula com gaze, que ser embebida na soluo;

Limpar a lngua movendo a esptula de um lado para o outro para no provocar nuseas.

Depois, limpar o palato, a parte inferior e as laterais da boca e, finalmente, as gengivas;


Se o paciente tem prtese dentria, esta dever ser lavada com gua, anti-sptico e escova;

Hidratar os lbios com vaselina ou manteiga de cacau.

CUIDADOS COM OS OLHOS Limpam-se com gazes esterilizadas embebidas em soro fisiolgico, do ngulo externo do olho para o ngulo lacrimal (uma gaze para cada olho).

Pacientes comatosos permanecer com os olhos fechados.


Colocar, sobre as plpebras, uma gaze embebida em soro fisiolgico

CUIDADOS COM OS PS Podem apresentar problemas devido a alteraes circulatrias, deformidades sseas e diabetes:

Lev-los com gua e sabo; Secar cuidadosamente, sobretudo entre os dedos;

Hidratar com cremes ou leos. Aplicar leo de girassol nos calcanhares e em locais de calosidade; Tratar as unhas; Vigiar a sua colorao e o aparecimento de leses cutneas.

HIGIENE DO CABELO Deve ser lavado, pelo menos, uma vez por semana: Decbito dorsal, manter a cabea livre, colocar o travesseiro em baixo dos ombros; Cobrir a cama para que no se molhe e colocar uma bacia debaixo da cabea;

Introduzir tampes de algodo nos ouvidos;

Molhar o cabelo. Ensaboar o cabelo, enxaguando-o com gua abundante; Enxugar com uma toalha e, se possvel, utilizar um secador de cabelo (pentear ou escovar o cabelo).

HIGIENE GENITOANAL Depois de evacuar, depois de fazer um enema, antes de colocar uma sonda vesical, a cada vez que se muda uma fralda em pacientes incontinentes. Regio Genital Na mulher Colocar a paciente em decbito dorsal, com as pernas flexionadas;

Lavar com gua e sabo, e uma gaze, os grandes e os pequenos lbios, e o meato urinrio, da frente para trs; Enxaguar com gua e irrigar com um antisptico de mucosas; Secar cuidadosamente, insistindo nas pregas.

No

homem Colocar o paciente em decbito dorsal; Lavar com gua e sabo o pnis e os testculos; Lavar a glande com uma compressa;

Enxaguar com gua, com anti-sptico e secar suavemente;

Baixar o prepcio, para evitar que se produza edema da glande. Regio anal Colocar o paciente em decbito lateral;
Lavar a regio com esponja e gua com sabo da frente para trs; Enxaguar com gua e secar.

LCERAS DE DECBITOS Definio: Leses produzidas na pele e em partes moles, quando se mantm comprimidas durante tempo prolongado, entre uma proeminncia ssea e uma superfcie dura.

Importncia As lceras podem ser causa de dor, infeces e aumento da imobilidade. Podem prolongar as estadias hospitalares e, em muitos casos, contribuem para apresentar a morte.

Fatores de Risco
Imobilidade o principal fator de risco devido a tromboses, fraturas, demncias; Alterao da sensibilidade;

Deficincias do estado nutricional (emagrecimento, desidratao, anemia, hipoproteinemia, obesidade);

Alteraes circulatrias; Diminuio do nvel de conscincia; Incontinncia de esfncteres. Obs.: O aparecimento de lceras de decbito favorecido pela idade.

Causas
Presso a mais importante. Atua diretamente sobre as proeminncias sseas, produzindo ocluso dos vasos sanguneos e linfticos, provocando diminuio da irrigao sangnea (isquemia) e, finalmente, morte dos tecidos (necrose).

Presses Leves aplicadas durante longos


perodos so mais lesivas que presses fortes aplicadas em perodos curtos. Frico uma fora repetida sobre proeminncias sseas vulnerveis pode

produzir eroses, isquemias e laceraes.

Pinamento produzem-se quando duas superfcies adjacentes se tocam, provocando angulao dos vasos, favorecendo a isquemia. Umidade a umidade aumenta o grau de

frico, produz macerao da pele,


predispondo-se a lceras.

Classificao GRAU I Afeta, apenas, a derme, eritema, intumescimento e dor. A integridade cutnea se mantm.

GRAU II Perda parcial da epiderme ou da derme. Aparecem eroses ou flictenas.

GRAU III Perda de todas as camadas da pele, afetando o tecido subcutneo. Apresenta-se como uma escara.

GRAU IV A leso pode afetar o msculo, o osso e as articulaes.

Avaliao

A identificao dos pacientes com risco de desenvolver lceras de decbito, facilita as tarefas de preveno.
Preveno

Inicia-se plano de cuidados especficos, orientados para a preveno.

Reduzir a Presso nos Pontos de risco Mudanas Posturais A posio do paciente modificada a cada 2 ou 3 horas, seguindo uma rotatividade programada: Paciente acamado / Paciente sentado

Proteo de proeminncias sseas Existe grande variedade de produtos que ajudam a diminuir a presso nos pontos de apoio Almofadas e coxins (espuma, algodo, silicone) Pele artificial de ovelha: diminui a presso, a grico e a umidade. fcil de lavar;

Colches de gua: redistribuem o peso por toda a superfcie do corpo (so pesados, difceis de manejar, caro e deterioram-se com facilidade);

Colches de ar com presso alternada: so compostos de uma srie de cmeras

pneumticas, que se enchem e esvaziam


alternadamente, motor, modificando assim os pontos de presso contra a cama (o motor produz rudo e pequenos choques eltricos so freqentes);

Colches de espuma: aliviam a presso e proporcionam uma superfcie de repouso cmoda. Menos eficaz que as anteriores;

Rodas de espuma ou flutuadores: empregados


para evitar a presso no sacro e no squio. Em desuso pelo risco de isquemia na rea que apiam;

Protetores locais: espuma de borracha,

ataduras de algodo, teis na proteo de


calcanhares, cotovelos e joelhos. Movimento Precoce Inicia-se com movimentos passivos depois

coloc-lo sentado, a mant-lo em p finalmente faz-lo deambular.

Cuidados

com a Pele

A pele dos idosos extremamente frgil. Deve-se mant-la limpa seca e hidratada. A hora do banho um bom momento para

observar a sua integridade, cor, textura,


vascularizao e hidratao.

A massagem produz vasodilatao, que aumenta a afluncia de sangue na rea e melhora o aporte de nutrientes e oxignio.

Deve ser suave e realizada ao redor dos locais


de apoio, evitando as proeminncias sseas.

Nos pacientes incontinentes, utilizam-se os mtodos de controle. A cama e a poltrona devem estar limpas, secas

e livres de objetos ou rugas que possam lesar


a pele do paciente.

PROCESSO DE GRANULAO E EPITELIZAO Tenta-se proteger a ulcera da infeco mantendo-a quente e mida, para favorecer o processo de cicatrizao.
.

COMPLICAES

Infeco local da lcera


Mudana de aspecto do exsudato (cor, cheiro, quantidade); Ruborizao das bordas; Febre; Atraso na granulao

Infeco generalizada, osteomielite Perda de protenas, gua e sangue atravs das lceras.

TRATAMENTO: A avaliao da ferida deve incluir: a) Tamanho (largura e comprimento) em centmetros.

avaliao da ferida deve incluir: a) Tamanho (largura e comprimento) em centmetros.

Profundidade em centmetros.

Presena de tneis, fstulas medir em centmetros.

Presena de descolamentos, lojas medir a profundidade e extenso e documentar a localizao usando a posio dos ponteiros do relgio como referncia.

Localizao

Drenagem (exsudato) cor, odor, quantidade.

Presena de tecido necrtico.

A gaze pode ser usada seca, mida ou colocada

mida e removida quando seca porm esta


ltima forma no recomendada pois fornece um debridamento no seletivo, podendo lesar tambm o tecido de granulao. No deve ser usada para proteo de lceras no estgio I.

Desvantagens Pode deixar partculas ou fibras na ferida; difcil garantir uma aplicao

adequada; demanda mais tempo de


enfermagem no cuidado pois geralmente necessita de 2 a 3 trocas dirias;

Filme Transparente Consiste em uma


membrana de poliuretano com uma camada adesiva que permevel ao vapor. Pode ser utilizado em lceras nos estgios I e II e nas lceras em estgio III com pequena quantidade de exsudato.

Hidrocolides so coberturas oclusivas para

feridas compostas de gelatina, pectina e


carboximeticelulose sdica em sua face interna com uma base adesiva e com espuma de poliuretano ou filme em espessura, forma e desenho da borda. Podem ser utilizadas em

vrias regies corporais.

Carvo ativado com prata curativo consiste


em partculas de carvo impregnado com prata que favorece os prncipios fsicos de limpeza da ferida. Pode ser usado em todas as feridas crnicas com presena de exsudato e odor.

DEBRIDAMENTO a remoo do tecido desvitalizado presente na ferida. Atualmente os mtodos utilizados na prtica clnica so o autoltico, enzimtico, mecnico e cirrgico.

Вам также может понравиться