Вы находитесь на странице: 1из 19

BEHAVIORISMO EM PAVLOV E SKINNER

Profa. Dra. Maisa Helena Altarugio (UFABC)

(1849-1936) foi premiado com o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1904, por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. Ivan Pavlov veio no entanto a entrar para a histria por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado). Na dcada de 1920, ao estudar a produo de saliva em ces expostos a diversos tipos de estmulos palatares, Pavlov percebeu que com o tempo a salivao passava a ocorrer diante de situaes e estmulos que anteriormente no causavam tal comportamento (como por exemplo o som dos passos de seu assistente ou a apresentao da tigela de alimento). Curioso, realizou experimentos em situaes controladas de laboratrio e, com base nessas observaes, teorizou e enunciou o mecanismo do condicionamento clssico.

http://www.youtube.com/watch?v=YhYZJL-Ni7U

PAVLOV E O REFLEXO CONDICIONADO


RESPOSTA/REFLEXO INCONDICIONADO (INATO)
CONDICIONAMENTO

RESPOSTA/REFLEXO CONDICIONADO (APRENDIDO)

CARNE (ESTMULO INCONDICIONADO)

CARNE (ESTMULO INCONDICIONADO) + SOM (ESTMULO NEUTRO) SALIVAO (RESPOSTA/REFLEXO INCONDICIONADO)

SOM (ESTMULO CONDICIONADO)

SALIVAO (RESPOSTA/REFLEXO INCONDICIONADO)

SALIVAO (RESPOSTA/REFLEXO CONDICIONADO)

Ex: dilatao e contrao da pupila dos olhos em contato com a mudana da iluminao. Arrepios por causa de ar frio. Salivao diante da comida. controlado por um .

Estabeleceu conexes entre

O ser humano demonstra ser capaz de assimilar estmulos que no apresentam relao com seu comportamento e responder a eles, como se tal relao existisse.

Isso explicaria, por exemplo, num contexto escolar:


a dor (de cabea, de estmago, de barriga) da criana diante da presena de um determinado professor, ou diretor, ou s vsperas de uma prova, ou diante da sineta da escola.

Psiclogo norte-americano, expresso mxima do behaviorismo.

Condicionamento operante: voluntrio


controlado por suas conseqncias : os estmulos se seguem resposta. um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivduo at ele ficar condicionado a associar a necessidade ao. Ex: rato faminto que, numa experincia, percebe que o acionar de uma alavanca levar ao recebimento de comida. Ele tender a repetir o movimento cada vez que quiser saciar sua fome. O condicionamento operante um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento um processo que Skinner chamou de modelagem.

http://www.youtube.com/watch?v=--VoFnc7z-Y&hl=pt-BR

O instrumento fundamental de modelagem o a conseqncia de uma ao quando ela percebida por aquele que a pratica. Para o behaviorismo em geral

(comportamento)

(consequncia) (estmulo)

Criana arruma os brinquedos Aumenta as chances

Elogio da me

(comportamento)

(consequncia) (estmulo)

Criana quebra vidraa ao jogar bola

diminui as chances

Obrigada a pagar pelo estrago

(comportamento)

(consequncia) (estmulo)

Aluno sobe na carteira para chamar a ateno da professora

Diminui/elimina as chances

A professora ignora a ao

A aprendizagem um processo gradual.


Ocorre quando a pessoa, em virtude de interrelaes com contexto, produz novas respostas, modifica as existentes, aplica em novos contextos, estabelece relaes entre sua atividade e o ambiente. Supemse que a maior parte do comportamento aprendida devido a sua interao com o meio. A aprendizagem ocorre por modificaes sucessivas das respostas iniciais, sob efeitos de processos de reforo, extino, e outros.

Na perspectiva skinneriana, o ensino se d apenas quando o que precisa ser ensinado pode ser colocado sob controle de certas contingncias de reforo. Estudantes no aprendem simplesmente quando alguma coisa lhes mostrada ou contada. Em suas vidas cotidianas, eles se comportam e aprendem por causa das conseqncias de seus atos. As crianas lembram, porque foram reforadas para lembrar o que viram ou ouviram.

...dizer que uma pessoa age como quer agir no uma verdadeira explicao de seu comportamento. Pois ainda no sabemos por que ela quis agir desta e no daquela maneira. Isso nos leva diretamente a . ...acredito que a chamada luta pela liberdade tem sido, ao longo da nossa historia, a soma dos esforos do homem para escapar das condies adversas do meio ambiente. Isto , das condies de vida perigosas, punitivas, irritantes, ou, para usar um termo geral, das condies adversas que determinam nossa conduta e nossas decises. No gostamos, por exemplo, de estar sujeitos a castigos justos ou no e portanto fugimos deles, ou nos . E, quando conseguimos faz-lo, acreditamos ser livres e ter tomado a deciso de acordo com nossos desejos mais profundos. Mas o que temos descoberto em nossos estudos que, quando uma pessoa est fazendo supostamente o que deseja fazer, na realidade no est fazendo o que quer. E, sim,

Nas experincias de laboratrio feitas por mim, na dcada de 30, as concluses eram claras: quando um determinado tipo de comportamento castigado ...apenas se consegue, simplesmente, dar razes ao sujeito da experincia para tratar de evitar o castigo no repetindo seus atos. este o ponto de partida dos conceitos propostos no meu livro Alm da Liberdade e da Dignidade. Nele eu assinalo que, se continuarmos a castigar nosso semelhantes em nome do conceito de homem autnomo, simplesmente estaremos perpetuando o sistema de provocar tipos de comportamento desejveis atravs de tcnicas punitivas. O problema que temos medo de procurar solues diferentes solues que implicariam a aceitao de que o meio ambiente a raiz causal do comportamento e no a moral tradicional.

O melhor exemplo , sem duvida, o que podemos tirar do nosso sistema educativo. Normalmente, no esquema tradicional do processo educacional, da escola primaria at o ingresso na universidade, o estudante assiste s aulas s porque no ousa fazer o contrario, ou ento punido. Nossa educao obrigatria, no damos ao estudante razes positivas para estudar; o resultado que ele foge da aula sempre que pode. Seu objetivo sair da escola o mais rapidamente. Mas tambm parece possvel dar aos estudantes razes positivas, e no punitivas, para assistir s aulas. Organizar, por exemplo, um sistema de recompensas de maneira que o estudante deseje ir todos os dias escola e aproveite sua educao. Este objetivo pode ser obtido de diversas formas. E a primeira, naturalmente, encontrar os fatores que podem impulsion-lo a procurar tal satisfao no estudo. Por exemplo, comida especial na hora do lanche. Ou privilgios de outras espcies, capazes de assegurar que o estudante vira a obter todos os benefcios, desde que guarde um comportamento satisfatrio tanto do ponto de vista pessoal como da comunidade na qual ele vive e viver.

No livro Tecnologia do Ensino, de 1968, o cientista desenvolveu o que chamou de

, recebendo estmulos medida que avanava no conhecimento. Grande parte dos estmulos se baseava na satisfao de dar respostas corretas aos exerccios propostos. Para atingir os objetivos so usados reforadores, como notas, prmios, status, reconhecimento de professores e colegas e promessa de vantagens sociais futuras.

Uma das primeiras mquinas de ensinar aritmtica. Esta mquina foi demonstrada na Universidade de Pittsburgh, em maro de 1954.

http://www.youtube.com/watch?v=vmRmBgKQq20 http://www.ufrgs.br/faced/slomp/pead/behaviorismo/maquina-de-ensinar/index.htm

O material de ensino deve ser subdividido em pequenas etapas que favoream com mais freqncia o feedback e, portanto, o reforo ao estudante.

Respeito ao ritmo prprio dos aprendizes. A instruo programada leva o aluno a estudar sem a interveno direta do professor. O estudo individual, "mas auxiliado pelo professor. Os programas no precisam ser necessariamente mquinas; muitos so escritos em forma de livro.

usados

em

REFERNCIAS

B.F. Skinner, o cientista do comportamento e do aprendizado. Revista Nova Escola, 07/2008. Disponvel em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/praticapedagogica/skinner-428143.shtml#
O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER , Cibelle Celestino Silva, Instituto de Fsica de So Carlos USP. Disponvel em: http://stoa.usp.br/podo/files/672/3518/Aula%203%20%20O%20Comportamentalismo%20de%20Pavlov%20e%20Skinner.pdf Entrevista de B.F.Skinner, Revista Veja, no. 316, 25/09/74, pp. 3-6. Disponvel em: http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=251

Вам также может понравиться