Вы находитесь на странице: 1из 17

Organizao do Estado Brasileiro

ESTADO
SOCIEDADE POLTICA QUE POSSUI ALGUNS ELEMENTOS PRPRIOS , QUAIS SEJAM POVO, TERRITRIO, SOBERANIA , FINALIDADE E CONSTITUIO .

SEGUNDO CLVIS BEVILQUA, O ESTADO UM AGRUPAMENTO HUMANO, ESTABELECIDO EM DETERMINADO TERRITRIO E SUBMETIDO A UM PODER SOBERANO QUE LHE D UNIDADE ORGNICA ,

Elementos do Estado
Territrio- Delimitado por fronteiras naturais ou no. Povo- Nmero determinado ou no de indivduos que habitam o territrio unidos por uma mesma lngua, objetivos e cultura. Soberania-Poder de um pas de dizer e aplicar o Direito dentro de seu territrio com efeito erga omnes e perante os demais Estados, no plano internacional

CARACTERSTICAS DA FEDERAO
DESCENTRALIZAO POLTICA CONSTITUIO RGIDA COM BASE JURDICA INEXISTNCIA DE DIREITO DE SECESSO SOBERANIA DO ESTADO FEDERAL AUTO-ORGANIZAO DOS ESTADOS MEMBROS EXISTNCIA DO RGO REPRESENTATIVO DOS ESTADOS- MEMBROS GUARDIO DA CONSTITUIO

Repblica
ELETIVIDADE TEMPORALIDADE REPRESENTATIVIDADE POPULAR RESPONSABILIDADE( DEVER DE PRESTAR CONTAS)

Presidencialismo
O CHEFE DE ESTADO E O CHEFE DE GOVERNO SO A MESMA PESSOA: O PRESIDENTE DA REPBLICA O PRESIDENTE DA REPBLICA ELEITO PELO POVO DIRETA OU INDIRETAMENTE O MANDATO TEM PRAZO DE DURAO, NO SE COGITANDO A POSSIBILIDADE DE SUA DESTITUIO POR RAZES MERAMENTE POLTICAS PARTICIPAO DO PODER EXECUTIVO NO PROCESSO LEGISLATIVO SEPARAO ENTRE OS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO

Entidades Federativas
Unio- Entidade Federativa Autnoma, cabe-lhe exercer as atribuies da soberania do Estado brasileiro.

No se confunde com Estado Federal , pois este pessoa jurdica de direito internacional . A Unio age em nome de toda a federao quando representa o pas no plano internacional ou quando intervm em um estado membro no plano interno.

Estados Membros
Auto organizam-se por meio do exerccio de seu poder constituinte derivado decorrente e, posteriormente , por meio de sua prpria legislao. O artigo 25 da Constituio da Repblica em consonncia com o artigo 11 dos Atos e Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT), permite aos Estados Membros a auto organizao, por meio das Constituies Estaduais, desde que observados os princpios estabelecidos por nossa Lei Maior.

MUNICPIOS
Consagrados como entidades federativas indispensveis a nosso sistema federativo , integram-se na organizao poltico administrativa cercados de plena autonomia. A criao, incorporao, fuso e desdobramento do Municpio depende de lei estadual, dentro do perodo determinado por por lei complementar federal, assim como de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes interessadas, aps a divulgao dos Estudos de viabilidade municipal apresentados e publicados na forma da lei

DISTRITO FEDERAL
A Constituio garante ao Distrito Federal a natureza de ente federativo autnomo, vedando-lhe a possibilidade de subdividir-se em Municpios . Dessa forma, no Estado Membro nem Municpio, tendo em regra, todas as competncias legislativas e tributrias reservadas aos Estados e Municpios.

Os Alicerces da Federao
A forma federativa de Estado possui dois alicerces imutveis e a sua estabilidade e funcionamento. So eles: A) Autonomia dos Entes Polticos: Um ente poltico autnomo quando possui as seguintes caractersticas: 1) Arrecadao tributos prprios; 2) Administrao Pblica-servidores concursados estveis; 3) Representante do Poder Executivo eleito diretamente

Repartio de Competncias
Cada ente poltico recebe da Constituio competncias especficas para suas atividades administrativas, legislativas e tributrias, designadas desta maneira: Competncia Privativa da Unio- delegvel aos Estados Membros (art.22); Competncia Comum entre os entes Polticos (art.23) Competncia Concorrente- Unio Estados e Distrito Federal (art.24)

Separao dos Poderes


Poder Legislativo- O Poder Legislativo Federal, bicameral exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. fundamental que se diferenciem os Legislativos Estadual, Distrital e Municipal, nos quais se consagra o sistema unicameral.

O bicameralismo do Legislativo Federal est intimamente ligado escolha pelo legislador constituinte da forma federativa de Estado. No Senado Federal, encontram-se representantes de todos os estados membros e do Distrito Federal, consagrando o equilbrio entre as partes da Federao.

Poder Executivo
O Poder Executivo constitui rgo cuja funo tpica o exerccio da chefia do Estado, da chefia do governo e da administrao geral do Estado. Entre as suas funes atpicas esto o ato de legislar e o de julgar seu contencioso administrativo. Da mesma forma que os congressistas, o chefe do Executivo eleito pelo povo e possui vrias prerrogativas e imunidades, as quais so garantias para o independente e imparcial exerccio de suas funes.

Poder Judicirio
Completando a tripartio dos Poderes , em sua viso clssica, est o Poder Judicirio. Sua presena garante o verdadeiro Estado Democrtico de Direito. Exatamente por esse motivo, justifica-se a aplicao de certas garantias a seus membros julgadores, tais como vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de vencimentos. Dessa maneira, pode-se contar com um rgo independente e autnomo para guardar as leis e garantir a ordem governamental.

Sistema de Freios e Contrapesos


Cada um dos trs Poderes exerce parcialmente um controle sobre as atividades do outro. Esse procedimento tem como objetivo estabelecer limites no exerccio das funes tpicas e atpicas e nas distribudas pela constituio. A emenda constitucional 45 estabeleceu o nico procedimento que ainda faltava ao Estado brasileiro : o controle externo do Poder Judicirio. Tal funo exercida por meio do Conselho Nacional de Justia . Sua composio multifacetada est prevista no artigo 103-B do Texto Maior. Estrutura e finalidade semelhantes apresenta o Conselho Nacional do Ministrio Pblico, responsvel pelo controle externo deste rgo, conforme disposto no artigo 103-A da Constituio.

Вам также может понравиться