Вы находитесь на странице: 1из 13

Sistema Arterial

composto de Artrias so vasos sanguneos que carregam sangue a partir dos ventrculos do corao para todas as partes do nosso corpo.

Sistema Arterial

O sistema arterial a poro de alta presso do sistema circulatrio. A presso arterial varia entre a mxima presso durante a contrao cardaca, chamada de presso sistlica, e a mnima, ou presso diastlica, entre as contraes, quando o corao descansa entre os ciclos. Essa variao de presso nas artrias produz uma pulsao que observvel em qualquer artria, e um indicador da atividade cardaca.

Sistema Arterial

Anatomia da parede arterial

Sistema Arterial

Artrias mais importantes:


1. Artrias pulmonares: As artrias pulmonares carregam sangue pobre em oxignio (que recm retornou do corpo) para os pulmes, onde o dixido de carbono trocado por oxignio. 2. Artria aorta: A aorta artria raiz do sistema arterial. Ela recebe sangue diretamente do ventrculo esquerdo do corao atravs da valva mitral.

Sistema Arterial
J que a aorta, que a mais calibrosa do corpo, se ramifica em outras artrias, e essas artrias por sua vez tambm se ramificam, elas vo reduzindo sucessivamente o seu dimetro, at virar arterola. As arterolas suprem os capilares que por sua vez se transformam em vnulas. 3. Artria subclvia: Saem do arco da aorta, so o tronco principal de numerosas derivaes que irrigam as extremidades superiores.

Sistema Arterial
5. Artrias cartidas: situam - se uma de cada lado do pescoo, irrigam o crebro. 6. Tronco celaco: mediano, dela derivam todas as artrias que irrigam fgado, estomago, bao e pncreas. 7. Artrias mesentricas: mesentricas superior e inferior, saem da aorta e irrigam os intestinos. 8. Artria renal: saem da aorta, irrigam os rins. 9. Artrias ilacas: continuao da aorta quando se bifurca, irrigam as extremidades inferiores.

Sistema Venoso

composto por veias, no sistema circulatrio, uma veia um vaso sanguneo que leva sangue em direo ao corao. As veias, que carregam sangue em direo aos trios do corao.
O estudo das veias e doenas das veias conhecido como flebologia.

Sistema Venoso

A maioria das veias possuem vlvulas unidirecionais chamadas de vlvulas venosas para prevenir o contrafluxo causado pela gravidade. As vlvulas venosas impedem o fluxo inverso de sangue. As veias so usadas medicamente como pontos de acesso para a circulao sangunea, permitindo a retirada de sangue para exames, e permitindo a infuso de fluidos, eletrlitos, nutrio e medicamentos. Isso pode ser feito com uma injeo usando uma seringa, ou inserindo um cateter (tubo flexvel).

Sistema Venoso

Sistema Venoso

1.
2. 3. 4. 5.

Veias mais importantes: Veias Pulmonares; Veia Porta; Veia Cava Superior e Inferior; Veia Femoral; Veia Safena Magna.

Sistema Venoso

Sistemas Venosos mais importantes: Sistema Venoso Portal; Sistema Pulmonar Venoso; Sistema Venoso Sistmico.

1. 2. 3.

Cor das Veias: Altas taxas de oxignio refletem a cor vermelha e altas taxas de CO2 refletem a cor azul, que misturada com a cor amarelada da gordura e/ou pele acaba aparecendo verde.

Вам также может понравиться