Вы находитесь на странице: 1из 23

Premissas do Marketing Pessoal

O que Marketing Pessoal?


Marketing Pessoal pode ser definido como uma estratgia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, bem como para dar visibilidade a caractersticas, habilidades e competncias relevantes na perspectiva da aceitao e do reconhecimento por parte de outros.

Foi-se o tempo em que marketing pessoal era um instrumento poltico, falso, visando apenas uma conquista especfica. Hoje, para avanar em meio verdadeira selva social em que se transformou o capitalismo, ele vem se tornando uma ferramenta cada vez mais necessria para todos, do mais simples ao mais sofisticado.

DINAMICA DO PRODUTO

Os trs pilares do Marketing Pessoal: imagem, visibilidade, credibilidade


Imagem: Trabalhar a imagem no apenas lapidar os aspectos externos, mas os internos tambm, ou seja: a forma e o contedo. Quem trabalha s a forma, esquecendo-se do contedo, est esculpindo uma mscara que cedo ou tarde cair. Uma pessoa que possua talento e competncia suficiente para exercer a sua atividade, desde que pratique e aperfeioe constantemente o seu Marketing Pessoal, pode chegar ao topo, elevando o seu nvel de notoriedade e imagem e ser recompensado por isso. Essa tarefa exige pacincia, disciplina, perseverana, auto-estima, determinao, crenas e valores que norteiam as atitudes comportamentais para que faa o uso correto das habilidades criadas e aperfeioadas.

A leitura frequente de revistas, jornais, bons livros, reportagens e outros tambm de suma importncia no aperfeioamento do marketing pessoal, ser autodidata, claro que cursos de reciclagem e especializaes so essenciais na busca de conhecimento e informaes dirias. O talento e determinao podem fazer a diferena e melhorar a marca. Nossa imagem construda por vrios aspectos, e todos eles merecem ateno:

Nossa imagem construda por vrios aspectos, e todos eles merecem ateno:
Credibilidade Conhecimento de si mesma Auto-estima Comunicao eficiente tica Postura profissional Preocupao com a apresentao pessoal Saber manter bons relacionamentos Regras de comportamento (etiqueta)

Visibilidade e Credibilidade
A construo de uma boa imagem pessoal e profissional est inerentemente relacionada com dois conceitos bsicos: a visibilidade e a credibilidade. A visibilidade significa que as pessoas tm ou no uma boa imagem. construda num processo, no pode ser imposta, sendo obtida como resultado cumulativo de interaes. composta por comportamentos, hbitos, posturas, tica, conhecimentos, habilidades e competncia. A credibilidade significa que uma boa imagem pessoal passa por transmitir confiana ao cliente, a qual se vai mantendo ao longo do tempo, e que vem da consistncia dos resultados com a satisfao do cliente. Esta imagem pessoal e profissional tanto mais importante, quanto maior for o contacto direto com clientes, por exemplo em atividades de atendimento ao pblico.

A nossa imagem pessoal construda normalmente em trs momentos distintos:


A Primeira Impresso que formada nos trs primeiros segundos; A Imagem Inicial que formada nos primeiros contactos; A Imagem propriamente dita, que aquela imagem j formada que temos que manter e melhorar.

A Primeira Impresso
Normalmente sabe-se que ningum tem uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impresso. Estudos atestam que so necessrios somente 3 segundos, para a formao da Primeira Impresso e nesses escassos segundos, os principais fatores que influenciam na formao da imagem so: A Viso (conjunto da imagem) do primeiro impacto com 45%; O Tom da Voz com 25%; A Adequao das palavras utilizadas com 20%; A Linguagem Corporal com 10%.

O interlocutor influenciado principalmente pela aparncia e pelo vesturio. Assim, no que diz respeito aparncia, o que mais chama a ateno alm dos tradicionais traos de higiene pessoal, a expresso facial. Esperase desta expresso nos trs segundos iniciais que seja de um sorriso que demonstre sinceridade. No conjunto que compe a expresso facial, devemos ter uma ateno especial no gnero feminino com os cabelos, que devem estar bem cuidados e penteados e no gnero masculino, para alm destes, com a face, que deve estar limpa e barbeada.

Competncias Fundamentais do Marketing Pessoal


Fazer marketing pessoal nobre, muito bem-vindo e uma obrigao humana nos dias de hoje. Temos a obrigao de dizermos quem somos e do que somos capazes. Temos que disponibilizar nossos conhecimentos e habilidades para a sociedade em geral. Se no nos mostrarmos, como podero solicitar nossos servios? Para realizarmos um marketing pessoal eficiente, devemos atentar a alguns pontos:
Empatia coloque-se no lugar do outro. Simpatia Uso das palavras mgicas Comunicao ferramenta essencial no relacionamento Ter contedo consistncia de ideias e posicionamentos Apresentao Pessoal Etiqueta

Os 4 Ps do Marketing Pessoal

MARKETING PESSOAL
PRODUTO
Embalagem Contedo
Formao Currculo Atitude

CONTEDO
Cursos Idiomas Busque certificaes Leitura Aes x atitudes Comunicao Seja bem humorado

EMBALAGEM
Cuide da sua sade Cuide da sua alimentao Roupas e sapatos Ateno aos detalhes unhas, cabelos, dentes

Marketing pessoal
Praa Tenha foco
Pense global e aja no local Se queres ser global pensa na sua aldeia

Marketing pessoal
Preo Valor
Qual o valor que o mercado d para voc como profissional.? Trabalhe o seu valor e no o seu preo.

Marketing pessoal
Promoo/Divulgue-se Brilho sem contedo
Divulgue sua imagem diante das oportunidades para que outros possam integr-lo em seus planos. Mas no s isso. Esse seria o mesmo erro de definir marketing como propaganda. Pouco vale a competncia sem "divulgao, mas vale ainda menos a divulgao sem competncia.

Marketing pessoal
Desafio do marketing Criar marcas
Uma marca a criao de um conjunto organizado de percepes (plano cognitivo) e sentimentos (plano emocional) que faz com que um determinado produto ou servio seja mais do que apenas diferente de seus competidores. Seja nico e indispensvel.

Marketing pessoal
Voc SA
O que as pessoas pensam de mim quando se fala em meu nome? Sou reconhecido, notado em meio multido? Que tipo de sentimento aflorado nas pessoas ao ouvirem falar do meu nome ou ao me encontrarem em um ambiente qualquer?

Marketing pessoal
Planeje-se Conhea-se
Eu estou preparado? O que o produto eu tenho que os outros ainda no tem? Eu sei o que preciso aprender para aproveitar ao Maximo as minhas aptides? Ser que eu trabalho bem com as pessoas ou sou um solitrio? Quais so os meus valores? Qual o meu objetivo? Qual o meu lugar? Qual a minha contribuio?

Вам также может понравиться