Вы находитесь на странице: 1из 36

Dos crimes contra a Adm.

Pblica
Espcies Progresso de regime Conceito de funcionrio pblico

Peculato Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio: Pena - recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

Espcies Ncleo do tipo de que tem a posse Origem do bem Sujeitos

Concurso de pessoas Art. 30 CP- No se comunicam as circunstncias e as


condies de carter pessoal, salvo quando elementares do crime.

1 - Aplica-se a mesma pena, se o funcionrio pblico, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio.

Ncleos do tipo Valendo-se de facilidade Peculato culposo


2 - Se o funcionrio concorre culposamente para o crime de outrem: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano.

Extino de punibilidade Reduo da pena imposta

1. Agente da Polcia Federal regional 2004 Os crimes contra a administrao pblica so classificados como crimes prprios, tendo em vista que elementar do delito o sujeito ativo ser funcionrio pblico. ( ) 2. (TCNICO JUDICIRIO - TJRR - 2006 CESPE/UNB) Para a configurao do peculato irrelevante serem particulares os bens apropriados ou desviados, pois basta a posse da coisa em razo do cargo, ainda que sua propriedade seja de particular. ( )

3. Analista Judicirio TRF3 - 2007 Joo, tesoreiro de rgo pblico, agindo em concurso com Jos e em proveito deste, que no funcionrio pblico mas que sabe que Joo o , desvia certa quantia em dinheiro, de que tem a posse em razo do cargo. Por essa conduta Joo e Jos respondem pelo crime de peculato. ( )

4. Agente da Polcia Federal 2002. Pedro e Ricardo, previamente ajustados e com unidade de desgnios, subtraram do almoxarifado de uma agncia da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos (ECT), em um final de semana, vrios computadores e impressoras de propriedade da empresa. Pedro era funcionrio pblico e aproveitou essa circunstncia para ter acesso garagem interna do rgo e transportar o produto do crime, assim como para ter a posse de cpia da chave da porta do almoxarifado, unidade onde estava lotado como atendente. Ricardo desconhecia o fato de seu comparsa ser funcionrio pblico. Descoberta a subtrao, instaurou-se um processo administrativo disciplinar em desfavor de Pedro. Aps concluso, o processo administrativo foi encaminhado ao MP. A propsito dessa situao hipottica, julgue os itens seguintes. Pedro e Ricardo respondero pelo crime de peculato-furto. ( )

5. (TJRN 1998) O particular que, agindo em concurso com funcionado pblico, ciente da condio deste, vende, para terceiro, em proveito de ambos, bem pertencente ao Estado, do qual o funcionrio tinha a guarda em razo de seu cargo, pratica o crime de: a) furto b) apropriao indbita. c) peculato apropriao d) peculato furto

6. Analista Judicirio TRE PB 2007 No peculato culposo, a reparao do dano (A) se precede sentena irrecorrvel, reduz de um tero at a metade a pena imposta. (B) se precede ao recebimento da denuncia, extingue a punibilidade e se lhe posterior, reduz de um tero a pena imposta. (C) se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade e se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta. (D) no extinguir, em nenhuma hiptese, a punibilidade, uma vez que para a caracterizao do tipo penal do peculato irrelevante a efetiva obteno da vantagem ilcita. (E) se precede ao recebimento da denuncia, reduz de um tero at a metade a pena imposta.

7. (JUIZ FEDERAL TRT 2R III CONCURSO) Funcionrio pblico A deixa, propositadamente, a porta do prdio da repartio aberta, sabendo que seu amigo, no funcionrio B, ir nele penetrar e subtrair objetos valiosos da Administrao. Neste caso, a) A responder por peculato-furto e B, por peculatoapropriao. b) ambos respondero por peculato-furto. c) A responder por peculato culposo e B, por peculato-furto. d) A responder por peculato-apropriao e B, por furto simples.

8. (AGENTE POLCIA CIVIL- RR- 2003 CESPE/UNB) Considere a seguinte situao hipottica. Patrcia,

funcionria de uma empresa pblica, apropriou-se da


quantia de R$ 5.000,00, de que tinha posse em razo da funo que exercia. Nessa situao, correto afirmar que Patrcia praticou o crime de peculato. ( )

09. (ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS - TJDF - 2003 CESPE/UNB) Considere a seguinte situao hipottica. Um funcionrio pblico, noite, entrou na repartio vizinha sua e arrombou o cofre para que terceiro subtrasse valores ali existentes. Nessa situao, o funcionrio pblico e o terceiro respondero por coautoria do peculato-furto. ( )

Peculato Mediante Erro de Outrem Art. 313 - Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exerccio do cargo, recebeu por erro de outrem: Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

Ncleo do tipo erro de outrem Sujeitos Elemento subjetivo: dolo superveniente Consumao

VUNESP - 2010 - TJ-SP - Escrevente Tcnico Judicirio


Imagine que, por erro, um cidado entrega a um funcionrio pblico determinada quantia em dinheiro. O funcionrio, ciente de tal circunstncia, no devolve o dinheiro ao cidado, no informa o ocorrido aos seus superiores e, finalmente, apropria-se do dinheiro. Diante disso, correto afirmar que o funcionrio
a) no comete crime, mas apenas uma infrao funcional. b) comete crime de peculato mediante erro de outrem. c) comete crime de corrupo passiva. d) comete crime de excesso de exao. e) comete crime de prevaricao.

Insero de dados falsos em sistema de informaes Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionrio autorizado, a insero de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administrao Pblica com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano: Pena recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. Modificao ou alterao no autorizada de sistema de informaes Art. 313-B. Modificar ou alterar, o funcionrio, sistema de informaes ou programa de informtica sem autorizao ou solicitao de autoridade competente: Pena deteno, de 3 (trs) meses a 2 (dois) anos, e multa. Pargrafo nico. As penas so aumentadas de um tero at a metade se da modificao ou alterao resulta dano para a Administrao Pblica ou para o administrado

OAB Exame de Ordem Unificado 2010.2-FGV Fundao Pblica Federal contrata o tcnico de informtica Abelardo Fonseca para que opere o sistema informatizado destinado elaborao da folha de pagamento de seus funcionrios. Abelardo, ao elaborar a referida folha de pagamento, altera as informaes sobre a remunerao dos funcionrios da Fundao no sistema, descontando a quanti a de cinco reais de cada um deles. A seguir, insere o seu prprio nome e sua prpria conta bancria no sistema, atribuindo-se a condio de funcionrio da Fundao e destina sua conta o total dos valores desviados dos demais. Terminada a elaborao da folha, Abelardo remete as informaes seo de pagamentos, a qual efetua os pagamentos de acordo com as informaes lanadas no sistema por ele. Considerando tal narrativa, correto afirmar que Abelardo praticou crime de: (A) estelionato. (B) peculato. (C) concusso. (D) insero de dados falsos em sistema de informaes.

Procurador do Estado PGE PR 2006. A insero de dados em sistema de informaes por parte de funcionrio autorizado visando obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano (art. 313 do Cdigo Penal), prev a figura de: a) Apropriao indbita de bem pblico b) Apropriao indbita de bem pblico infungvel c) Peculato simples d) Peculato eletrnico e) Falso ideolgico agravado pelo resultado

Emprego Irregular de Verbas ou Rendas Pblicas Art. 315 - Dar s verbas ou rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei: Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) meses, ou multa.

Bem jurdico
estabelecida em lei

Consumao Finalidade da aplicao Aprovao das contas por rgos fiscalizadores Competncia

Concusso Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assum-la, mas em razo dela, vantagem indevida: Pena - recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa.

Espcies Ncleo do tipo Em razo da funo


Extorso (art. 158)

vantagem indevida Consumao

(DELEGATRIO DE SERVIOS NOTARIAIS TJDF - 2003 CESPE/UNB) O sujeito ativo do crime de concusso o funcionrio pblico, mesmo que ainda no tenha assumido o cargo, mas desde que aja em virtude dele, nada impedindo, no entanto, que um particular seja co-autor ou partcipe da infrao penal. ( )

Excesso de Exao 1 Se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza:

Conceito de exao Sujeitos *** Elemento subjetivo Lei penal em branco Finalidade da cobrana Desvio 2 Se o funcionrio desvia, em proveito prprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres pblicos: Ncleos do tipo

(ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS - TJDF - 2003 CESPE/UNB) Aquele que, fingindo ser funcionrio pblico exercente do cargo de fiscal de tributos, exige uma propina no valor de R$ 20.000,00 para no cobrar impostos devidos, incide nas sanes do delito de concusso. ( )

Art. 3 Constitui crime funcional contra a ordem tributria, alm dos previstos no Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal (Ttulo XI, Captulo I): I - extraviar livro oficial, processo fiscal ou qualquer documento, de que tenha a guarda em razo da funo; soneg-lo, ou inutiliz-lo, total ou parcialmente, acarretando pagamento indevido ou inexato de tributo ou contribuio social; II - exigir, solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de iniciar seu exerccio, mas em razo dela, vantagem indevida; ou aceitar promessa de tal vantagem, para deixar de lanar ou cobrar tributo ou contribuio social, ou cobr-los parcialmente. Pena - recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos, e multa. III - patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico. Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

Corrupo Passiva Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena - recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

Ncleos do tipo Sujeitos Recebimento de valores por testemunhas e peritos Bilateralidade (?) Finalidade de agir

Falso testemunho ou falsa percia Art. 342. Fazer afirmao falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete em processo judicial, ou administrativo, inqurito policial, ou em juzo arbitral: 1o As penas aumentam-se de um sexto a um tero, se o crime praticado mediante suborno ou se cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal, ou em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta

1 - A pena aumentada de um tero, se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional.

Corrupo exaurida Corrupo privilegiada


2 - Se o funcionrio pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofcio, com infrao de dever funcional, cedendo a pedido ou influncia de outrem: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, ou multa.

(JUIZ DE DIREITO MATO GROSSO 2004 CESPE/UNB) Considere a seguinte situao hipottica. Joana, diretora de escola pblica, exigiu de uma me, como condio para o deferimento do pedido de matrcula de seu filho, o pagamento de quantia em dinheiro. Nessa situao, Joana poder ser responsabilizada pelo crime de corrupo passiva.

Corrupo Ativa Art. 333 - Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionrio pblico, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio: Pena - recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

Sujeitos Momento da oferta ou promessa Consumao Causa de aumento de pena


Pargrafo nico - A pena aumentada de um tero, se, em razo da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou omite ato de ofcio, ou o pratica infringindo dever funcional.

Testemunhas, peritos, tradutor

Art. 343. Dar, oferecer ou prometer dinheiro ou qualquer outra vantagem a testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete, para fazer afirmao falsa, negar ou calar a verdade em depoimento, percia, clculos, traduo ou interpretao: Pena - recluso, de trs a quatro anos, e multa. Pargrafo nico. As penas aumentam-se de um sexto a um tero, se o crime cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal ou em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta

(ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS - TJDF - 2003 CESPE/UNB) Configura-se o delito de corrupo ativa o fato de algum oferecer dinheiro testemunha para que esta, nas suas declaraes em processo judicial, negue a verdade dos fatos.

Facilitao de Contrabando ou Descaminho Art. 318 - Facilitar, com infrao de dever funcional, a prtica de contrabando ou descaminho (Art. 334): Pena - recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos, e multa.
Conceito de contrabando e descaminho Ncleo do tipo Concurso de pessoas infrao de dever funcional Competncia

Smula 151 STJ A competncia para o processo e julgamento por crime de contrabando ou descaminho define-se pela preveno do Juzo Federal do lugar da apreenso dos bens.

Contrabando ou Descaminho Art. 334 - Importar ou exportar mercadoria proibida ou iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo de mercadoria: Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.

Prevaricao Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, e multa.

Bem jurdico: regular funcionamento da Adm. Pblica. Ncleos do tipo Elemento normativo Elemento subjetivo Consumao/ tentativa Concusso; corrupo; prevaricao

Lei 9034/95 Art. 2o Em qualquer fase de persecuo criminal so permitidos, sem prejuzo dos j previstos em lei, os seguintes procedimentos de investigao e formao de provas: II - a ao controlada, que consiste em retardar a interdio policial do que se supe ao praticada por organizaes criminosas ou a ela vinculado, desde que mantida sob observao e acompanhamento para que a medida legal se concretize no momento mais eficaz do ponto de vista da formao de provas e fornecimento de informaes;

(ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL 2004 REGIONAL-CESPE/UNB) Paulo, engenheiro civil, em razo do exerccio de atividade pblica, exigiu para si, para conceder o habite-se requerido por particular perante a prefeitura, o pagamento de certa quantia em dinheiro. Nessa situao, a conduta de Paulo caracteriza crime de corrupo passiva.( )
Ministrio Pblico -RS/2003 Durante o intervalo, em julgamento perante o Tribunal do Jri da Comarca de Muro Alto, Hrcio Viana, integrante do corpo de jurados, imps como obrigao, e recebeu do advogado de defesa, a quantia de R$1.000,00 (um mil reais), para acolher a tese defensiva. Hrcio Viana cometeu o crime de: a) Extorso. b) Prevaricao. c) Concusso. d) Corrupo passiva.

Ministrio Pblico PB/ 2004 Sadan, funcionrio pblico municipal, lotado no departamento de fiscalizao de obras, cedendo a pedido de terceira pessoa, deixou, com infrao de seu dever funcional, de aplicar multa a construtor que edificava de forma irregular em rea urbana. Nessa hiptese, Sadan cometeu o delito de: A) trfico de influncia; B) prevaricao; C) concusso; D) corrupo passiva

Вам также может понравиться