Вы находитесь на странице: 1из 20

Cartografia Aplicada a SIG

Prof. Luiz Fernando

Outubro/2004

Cartografia aplicada a SIG


Conceitos Geodsia Sistemas de Coordenadas Projees

Cartografia Aplicada a SIG

O termo Geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza tcnicas matemticas e computacionais para o tratamento da informao geogrfica.

SIG (GIS Geographic Information system) o sistema computacional que materializa os conceitos do geoprocessamento Cartografia apresenta um modelo de representao de dados para os processos que ocorrem no espao geogrfico

Cartografia - Conceitos

Embora o mapa e a carta tenham quase tudo em comum, sendo inclusive considerados sinnimos, no Brasil costuma-se diferenci-los. Emprega-se entre ns a expresso mapa para as representaes mais simples, generalizadas ou de escala muito pequena. Exemplos: mapa do Brasil (escala 1:5.000.000 ou menos), mapa da Amrica do Sul e mapa-mndi. J a expresso carta utilizada para as representaes mais detalhadas, mais precisas ou de grande escala. Exemplos: cartas topogrficas, cartas cadastrais ou urbanas (escalas de 1:500 a 1:10.000) e cartas de navegao martima e area (cartas nuticas e cartas aeronuticas).

Geodsia

A definio de posies sobre a superfcie terrestre requer que a Terra possa ser tratada matematicamente. A melhor aproximao dessa Terra matematicamente tratvel o geide, que pode ser definido como a superfcie equipotencial do campo da gravidade terrestre que mais se aproxima do nvel mdio dos mares (NMM).

Geodsia
Forma da Terra

SUPERFCIE FSICA REAL

Difcil representao No serve como referncia

Geodsia
Forma da Terra

MODELO FSICO (Geide)

Geide NMM Sujeita a alteraes

Geodsia
Forma da Terra

MODELO MATEMTICO (Elipside de Revoluo)

b a

Fcil representao Modelo rgido

Geodsia Datum Planimtrico

Desvio da vertical Montanha Elipside Oceano Oceano

Normal

Vertical

Sistemas de Coordenadas

Um objeto geogrfico qualquer, como uma cidade, a foz de um rio, ou o pico de uma montanha, somente poder ser localizado se for possvel descrev-lo em relao a outros objetos com posies conhecidas. Quando se dispe de um sistemas de coordenadas como referncia, pode-se definir a localizao de qualquer ponto na superfcie terrestre.

Sistemas de Coordenadas

Coordenadas Geogrficas
Latitude/Longitude (grau, minuto e segundo )

Sistemas de Coordenadas

Coordenadas Planas
X,Y (lineares )

Projees Cartogrfica

Todos os mapas so representaes aproximadas da superfcie terrestre. Isto ocorre porque no se pode passar de uma superfcie curva para uma superfcie plana sem que haja deformaes.

Classificao das Projees

Projees Planas (Azimutal)

Classificao das Projees

Projeo Cnicas

Classificao das Projees

Projeo Cilndrica

Classificao das Projees

Projees Cartogrficas
Projeo Albers Classificao Cnica Equivalente Cilndrica Equidistante Cilndrica Equidistante Aplicaes Mapeamentos temticos. Serve para mapear reas com extenso predominante lesteoeste. Mapas Mundi. Mapas em escalas pequenas. Trabalhos computacionais. Caractersticas Preserva reas. Substitui com vantagens todas as outras cnicas equivalentes. Altera reas. Altera ngulos.

Gauss

Cilndrica Conforme

Lambert

Cnica Conforme Cilndrica Conforme Cilndrica

Mercator

Miller

Latlong

UTM

Cilndrica Conforme

Altera reas (mas as distores no ultrapassam 0,5%). Cartas topogrficas antigas. Preserva ngulos. Mapeamento bsico em escala Similar UTM com mdia e grande. defasagem de 3 de longitude entre os meridianos centrais. Cartas gerais e geogrficas. Cartas militares. Preserva ngulos. Cartas aeronuticas do mundo. Cartas nuticas. Cartas geolgicas e Preserva ngulos. magnticas. Mapas Mundi. Mapas Mundi. Altera ngulos. Mapas em escalas pequenas. Altera reas. Aramazenamento de dados Geometria idntica a da matriciais com resoluo projeo cilndrica espacial definida em graus equidistante. decimais. Preserva ngulos. Mapeamento bsico em escalas Altera reas (mas as mdias e grandes. distores no ultrapassam Cartas topogrficas. 0,5%).

PROJEO UTM
Anti-Meridiano Greenwich

180oW 6o 0o Meridiano Greenwich

Utilizando Projees e Datuns no SIG

UTM
Latitude de Origem ou Zona

Estado So Paulo :
zona 22 (Interior) L.O.: 51o (-48o a -54o) Zona 23 (Capital) L.O.: 45o (-42o a -48o)

Datum

Brasil (SAD69, Crrego Alegre) WGS84

Вам также может понравиться