Вы находитесь на странице: 1из 37

Sumrio

Introduo Anlise da armao metlica no modelo Anlise da armao metlica na boca Seleo da forma, tamanho e cor dos dentes e gengiva Montagem de dentes e caracterizao na ceroplastia Instalao Incluso em mufla
2

Sumrio
Confeco da muralha de silicona ou gesso

Introduo
Do exame inicial do paciente at a PPR concluda, vrias etapas clnicas e laboratoriais so realizadas. Este trabalho, visa descrever o processo de confeco de uma PPR, a partir da prova da armao at a sua concluso e entrega ao paciente.
4

Introduo
Idealmente, as PPRs no devem ser entregues nos modelos de trabalho, deste modo obtem-se maior controle durante a sua execuo laboratorial.

Uma armao metlica imperfeita pose ser adaptada ao modelo pelo tcnico. Como o envio do modelo e armao em separado no so uma prtica comum, a primeira anlise deve ser realizada logo aps a sua entrega pelo laboratrio.
5

Anlise da Armao Metlica no Modelo


1. Porosidades e falhas na fundio devem ser cuidadosamente examinadas 2. Remoo de ndulos e rugosidades

3. Polimeto
4. Brao de reteno com afilamento progressivo 5. Brao de oposio uniforme em toda sua extenso 6. Trama metlica das selas metalo-plsticas ligeiramente afastada da fibromucosa
6

7. Movimentos de rotao em PPRs Classe I e II

8. Ausncia de rotao em PPRs dento-suportadas Classe III

Anlise da Armao Metlica na Boca


Na presena de alguma resistncia devemos avaliar o que impede o assentamento final. 1. Paciente sentado, com leve inclinao para trs.
Com os dedos polegar e indicador, deve-se segurar a mandbula do paciente, proporcionando relaxamento da musculatura mastigatria com pequenos movimentos de abertua e fechamento da boca, at que se sinta o relacionamento intermaxilar em posio de relao centrica.
8

2. Plastificao dos roletes de cera da PPR


Lamparina de lcool ou plastificadores de godiva

3. Repetir o relacionamento intermaxilar em RC


Pasta zinco-enloca sobre as edentaes do rolete de cera

4. Montagem dos modelos no articulador semi-ajustvel, em relao cntrica


Arco facial para o modelo superior Guia de mordida em cera para o modelo inferior

Seleo da forma
Dependente da forma dos dentes remanescentes.
Dentes que harmonizem com o tipo fsico do paciente.

Teoria Dentognica (SPI): preconiza a esttica relacionada com:


Sexo: homens possuem dentes predominantemente quadrados e mulheres dentes menores e curvos; Personalidade: delicada dentes curvos robusta dentes quadrados Idade: Jovens dentes com bordos ntidos, sem abraso Idosos dentes com bordos planos, desgastados
11

Seleo do tamanho
Dependente do tamanho dos dentes remanescentes.
o

Na presena de incisivos remanescentes, podemos utiliza-los como referncia:


Largura do ICS = largura do ICI + 1/3 do ILI

A largura entre a distal de um canino a outro semelhante distncia intepupilar

Quando o paciente no possui os seis dentes anteriores, tomamos a largura dos dentes antagonistas, observando na escala do fabricante o tamanho dos dentes necessrios para uma montagem correcta
12

Seleo da Cor
Devem ser tomados em conta os fatores:
Cor dos dentes remanescetes Cor dos dentes de prteses antigas Idade do paciente Sexo cor da pele

A seleo da cor dos dentes artificiais feita com escalas especficas de uso universal, tais como a escala VITA. Para a cor gengival, analisa-se a regio prxima ao vermelho do lbio e, seleciona-se uma cor na escala que mais se aproxime do real. 13

Objectivo:
Esttica como a funo, estando em harmonia com lbios, lngua e bochechas, independentemente da posio ocupada pela mandbula.

15

O tcnico em prtese dentria ir realizar a ceroplastia reproduzindo o volume e a escultura, semelhante a escolhida na escala gengival. Para cada cor de pigmento na resina, existe a correspondente na cera, que so aplicadas na mesma disposio da escala. Desta forma, podemos conferir na boca, se a caracterizao gengival escolhida a ideal.
16

Intalao
Prova na boca da montagem dos dentes e Ceroplastia Caracterizada

Objectivo:
Colocar o aparto prottico na boca do paciente, realizando todos os ajustes necessrios que possibilitem a sua utilizao cmoda e imediata.
17

Instalao
Materiais, Instrumentos e Equipamentos

Cemento de fosfato Papel de articular Pedra montada Brocas para cortar acrlico Brocas esfricas fissuradas Pasta para polimento Pedra pmes Roda tela cepillo #27 e #12

Alicates Espelho bucal Espelho facial Motor de baixa rotao e seus acessrios.

18

Instalao

Descrio da Tcnica

1. Verificar se foram cumpridos todos os requisitos tcnicos e modificaes indicadas na prova clnica.

2. Observar:
a) Brdos polidos e arredondados. b) Superfcies acrlicas:
Polidas Sem ranhuras Sem restos de gesso nos espaos interproximais Com maior brilho possvel Sem variaes de posio, alinhamento e disposio Terminao do bordo porterior da placa convenientemente realizada.
19

c) Grampos retentores sem deformidades com os braos retentores convenientemente liberados

d) Grampos retentores e demais elementos metlicos devidamente polidos


c) As prteses devem assentar perfeitamente no modelo mestre, sem distores nem movimentos. d) Superfcie mucosa da prtese sem ndulos nem superfcies speras.
20

Incluso em Mufla
1. Fixar com cera a PPR no modelo de trabalho para que no haja perigo de movimentao da pea na incluso 2. Os dentes do modelo de gesso so recortados de forma que a regio fique expulsiva, facilitando a incluso e desincluso 3. Verificar se o volume da protese fixada ao modelo compativel com a rea interna da mufla 4. O gesso comum manipulado e vertido para a metade da rea interna da mufla
22

5. Centraliza-se o modelo 6. Retirar a contra-mufla e completar a base da mufla com gesso at a borda do modelo 7. Aps a reao de presa do gesso da base, devemos passar sobre a cera e os dentes uma quebra de tenso artificial (lcool) para a remoo de resduos orgnicos. A seguir, isolamos todo o gesso visvel com isolante a base de alginato (prprio para separar gesso de gesso ou gesso de resina).
23

Confeco da Muralha de Silicone ou Gesso


Objectivo:
Proteger os dentes de possveis deslocamentos durante a prensagem. A silicona ou o gesso pedra devem ser aplicados aos dentes de forma que estes sejam recobertos por vestibular e lingual, e parcialmente na ocluso, deixando apenas as pontas de cspides e bordos incisais nos casos anteriores, visveis.
24

Confeco da Muralha
Descrio da Tcnica

Com gesso pedra recobrimos a muralha aumentando sua resistncia, evitando assim alterao na posio dos dentes no momento da prensagem. Aps a confeco da muralha adaptamos a contra-mufla sobre a base, completando-a com uma mistura em partes iguais de gesso comum e gesso pedra, tampando-a a seguir. Nesta fase, devemos colocar um peso sobre a muralha ou usar prensa hidrulica, observando a adaptao das bordas metlicas e o extravasamento do gesso, indicando que o espao foi preenchido devidamente. Aguardamos no mnimo uma hora para a presa do gesso e remoo da cera. 25

Demuflagem para Remoo da Cera


A mufla deve permanecer por 5 minutos em gua fervente, sendo aberta para remoo da cera. Remoo de todo resduo com auxlio de algodo embebido em Removedor. Isolamento da pea e execuo de retenes com broca esfrica nmero 3 para melhorar a fixao dos dentes ao acrlico da base da prtese.
26

Sistema de Caracterizao
1. Para conseguirmos os efeitos na caracterizao da gengiva, devero
Ser aplicadas trs camadas de resina na vestibular da prtese

2. Terminada a terceira camada, devemos:

Humidecer e pulverizar com polmero correspondente, evitando assim o ressecamento da resina. Colocar um papel celofane ou um plstico seco sobre a camada pulverizada fechando a mufla Verificamos se houve ou no o toque do modelo na camada da resina.
Caso tenha havido, est ir se movimentar.

Retirar o excesso e pulverizar novamente.

28

3. Observamos ento sem resina, a metade da cervical interna dos dentes. 4. Manipulamos a resina incolor que ao atingir a fase pegajosa transportada para a contra-mufla. 5. Fechamos a mufla e a colocamos entre placas de polimerizao GetomR (com quatro parafusos) aguardando a fase plstica que a adequada para a prensagem.

6. Todo o conjunto ento levado prensa hidrulica para a prensagem lenta e definitiva com presso constante de 1250 kgf para total escoamento da resina sem danificao da mufla.
29

Aps 12 horas, com uma chave sextavada, apertamos os quatro parafusos das placas metlicas e s depois afrouxamos a prensa hidrulica. Com isso, temos a certeza de que a mufla no sofrer a expanso na polimerizao. Quanto maior for a espessura da resina mais tempo devemos deix-la em baixa temperatura.
O processo de polimerizao deve ser lento para que o monmero da resina ativada termicamente tenham tempo para se combinar totalmente com o polmero.
30

Demuflagem da prtese polimerizada


1. Remoo da tampa da mufla 2. Remoo da contra-mufla 3. Remoo do gesso de preenhimento e da muralha
Tesoura para gesso e martelo com cabea plstica

Fase mais delicada da desincluso


Com auxlio de um martelo pneumtico, retira-se o gesso da mufla e em seguida do modelo. Se algum resduo permanecer aderido, a prtese dever ser mergulhada numa soluo de citrato de sdio a 15% por 2 horas.
31

Acabamento
Desgaste de todas as rebarbas nas bordas da prtese, respeitando a espessura da regio do sulco gengivo-geniano e labial. Com madril e tiras de lixa fina feito o alisamento e remoo de asperezas deixadas pelo gesso Isolamento dos grampos com fita crepe Polimento sequencial da prtese
Roda de flanela com pedra pomes Escova n 10 com pedra pomes Roda de camura com pasta universal e pedra Dual-LustreR
32

Controle ps-instalao
Objectivos:
Comprovar o grau de integrao funcional harmnica alcansado entre o paciente e a prtese; Realizar as modificaes necessrias determinadas pelo uso da prtese.

33

Controle
Papel de articular Pasta de polimento acrlico Pasta de polimento metal Pedra Pmes Lmina para cera acrlica #27 Goma abrasiva

Materiais, Instrumentos e Equipamentos

Pedra montada Broca metlica Brocas esfricas Escova profiltica Alicate Espelho bucal Motor de baixa rotao e acessios Motor de alta rotao e acessrios
34

Controle
a) b)

Descrio da Tcnica

1. Manter a integridade da nova situao criada no paciente com a instalao do aparto prottico
Anlisar todos os sintomas de insatisfao que possam surgir no paciente Examinar toda a rea paraprottica

2. Determinar as medidas a tomar para dar soluo ao problema 3. Comprovar a dimenso vertical de ocluso e relaes oclusais harmnicas 4. Polimento prvio da superfcies prottica 5. Reconsiderar as indicaes de uso e cuidados formuladas na instalao 6. Anotar cuidadosamente as evolues do caso.
35

Concluso
A instalao da PPR comumente representa para o paciente o ponto final de suas esperanas e expectativas.

O profissional deve mant-lo informado desde a primeira consulta das limitaes das prteses como substitutos artificiais das estruturas perdidas e que estas no so ou sero indefinidamente perfeitas.
36

Bibliografia
MOZAR, MARTINS DE SOUZA - Manual de Prtese Parcial Removvel Material sedido pelo docente
http://www.scielo.br/img/fbpe/rousp/v12n3.giif &imgrefurl

http://www.laboratoriojulio.com.br/fotos/services/p pr/ppr-enceramento.jpg&imgrefurl
37

Вам также может понравиться