Вы находитесь на странице: 1из 23

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO CENTRO DE ESTUDOS SUERIORES DE IMPERATRIZ DEPARTAMENTO DE QUMICA E BIOLOGIA CURSO: CICIAS BIOLGICAS V PERODO

AMANDA LEITO JCOME MIRELY CARVALHO DE ALCNTARA

O QUE RVS?
O Refgio de Vida Silvestre (RVS) uma Unidade de

Conservao (UC), que tem como objetivo proteger ambientes naturais onde se asseguram condies para a existncia ou reproduo de espcies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratria deve possuir ecossistemas sem alterao ou em recuperao, ter tipologia vegetal em estado original ou em desenvolvimento e possibilidade de ocorrncia de espcies raras e/ou ameaadas de extino

COMO FUNCIONA?
Existem 12 categorias de Unidades de Conservao,

sendo classificada em 2 grupos:

O RVS faz parte do grupo de Proteo Integral, que so voltadas para a utilizao do turismo, projetos de educao ambiental e pesquisa cientfica; A visitao pblica est sujeita s normas e restries estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, s normas estabelecidas pelo rgo responsvel por sua administrao, e quelas previstas em regulamento;

Podem ser

constitudo por reas particulares desde que os objetivos do proprietrio sejam compatveis com os objetivos da unidade, havendo a incompatibilidade e descumprimento das normas impostas pelo rgo responsvel pela administrao da unidade, a rea deve ser desapropriada, de acordo com o que dispe a lei.

LEGISLAO FEDERAL
Em 18 de julho de 2000 foi criada a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SNUC) ; A REVIS pertencem ao Grupo das Unidades de Proteo Integral e definida pelo artigo 13 da Lei N 9.985.

ONDE EXISTE?
De acordo com o Cadastro Nacional de Unidades de

Conservao existem atualmente dezessete 17 RVS no Brasil:

Banhado dos Pachecos (RS) Ilha dos Lobos (RS) Campos de Palmas (PR) Metrpole da Amaznia (PA) Ventania (RJ) Liblulas da Serra de So Jos (MG) Rio Pandeiros (MG) Mata dos Muriquis (MG) Quelnios do Araguaia (MT)

Corixo da Mata Azul (MT) Santa Cruz (ES) Mata do Junco (SE) Rio dos Frades (BA) Uma (BA) Serra dos Montes Altos (BA) Boa Nova (BA) Veredas do Oeste Baiano (BA)

ONDE EXISTE?

BANHADO DOS PACHECOS


Apresenta

um ecossistema de banhado com alta biodiversidade de flora e fauna, sendo inclusive constatada a presena de espcies ameaadas de extino como o cervo-do-pantanal.

Sua principal caracterstica servir de abrigo para

aves migratrias, abrigando 250 espcies de aves, 13 das quais ameaadas de extino.

Banhado dos Pachecos


Fauna: Destacam-se o tuco-tuco-lami - um roedor

restrito quela regio, jacar-do-papo-amarelo, capivara, tach, marrecas, curiango-do-banhado, noivinha-de-rabo-preto e maarico-real.

Flora: A flora apresenta espcies consideradas imunes

ao corte pelo Cdigo Florestal figueiras e corticeiras-do-banhado.

Estadual,

como

Banhado dos Pachecos


Criado: 24/04/2002
Administrao: Secretaria Estadual do Meio Ambiente

Do Rio Grande do Sul (SEMA)

rea: 2.543,46 ha. Localizao: O Refgio compreende uma rea prxima

Rodovia RS-040, na localidade de guas Claras Viamo/RS. com aprovao da SEMA.

No est aberto para visitao. Somente para pesquisa

Localizao:

Jacar-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) Foto de 11/2010. no Banhado dos Pachecos, Viamo, RS - Brasil

Sabi-do-Banhado (Embernagra platensis)

Foto de 11/2010 no Banhado dos Pachecos, Viamo, RS - Brasil

Foto de 11/2010. no Banhado dos Pachecos, Viamo, RS - Brasil

Cervo-do-Pantanal (Blastocerus dichotomus)

Campos de Palmas
O REVIS dos Campos de Palmas uma Unidade de

Conservao (UC) de proteo integral, situado nos municpios de Palmas e General Carneiro (PR),foi criado atravs de Decreto Federal, em 03 de abril de 2006, abrangendo uma rea de 16.582 hectares

Aspecto do Rio Chopim dentro do REVIS dos Campos de Palmas.

Campos de Palmas

O objetivo da RVS de campos de Palmas, a proteo

dos ambientes naturais necessrios para a persistncia da flora e fauna residente ou migratria, especialmente os remanescentes de campos naturais, as reas de campos midos e vrzeas, bem como realizar pesquisas cientficas e o desenvolvimento monitorado de atividades de educao ambiental e turismo ecolgico.

Campos de Palmas
A vegetao da rea composta pelos campos naturais,

associados com capes de Floresta Estacional Decidual e Semi-Decidual, ou capes de Floresta Ombrfila Mista, que atuam em importantes servios ambientais e auxiliam na conservao dos recursos hdricos da regio, por abrigar as nascentes do rio Chopim e Iratim, alm de diversos cursos dgua e banhados. Para a fauna, podem ser encontrados mamferos como o morcego (Chrotopterus auritus), o bugio (Alouatta guariba clamitans), o lobo-guar (Chrysocyon brachyurus) e a aves como a noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicanus), entre outros grupos animais.

morcego (Chrotopterus auritus)

bugio (Alouatta guariba clamitans),

Campos de Palmas
As principais atividades econmicas desenvolvidas na

unidade so o pastoreio extensivo, explorao da ervamate, cultivo de gros e silvicultura. O RVS ainda guarda um importante registro sociocultural de antigas construes do incio da ocupao e da passagem dos tropeiros pela regio, alm de manter o modelo de pecuria tradicional

Referncias Bibliogrficas
BECKER, M. e DALPONTE, J.C., 1991. Rastros de

mamferos silvestres brasileiros: um guia de campo. Braslia: Editora Universidades de Braslia. GOVERNO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO, 2005. Decreto n 1499-R (13 de junho de 2005). Declara as espcies da fauna e flora silvestres ameaadas de extino no Estado do Esprito Santo. Dirio Oficial do Estado do Esprito Santo. Disponvel em http://www.ipema-es.org.br.

OBRIGADA!

Вам также может понравиться