Вы находитесь на странице: 1из 43

Faculdade do Centro Leste - UCL

Motores de Combusto Interna


Mquinas Trmicas
Prof. Norberto

E Herkenhoff Junior

Roberto Carlos Santos Almeida

Leonzia Ozanio Santos do Nascimento

Histria Motores

O Ciclo de Otto um ciclo termodinmico, que idealiza o funcionamento de motores de combusto interna de ignio por centelha. Foi definido por Beau de Rochas e implementado com sucesso pelo engenheiro alemo Nikolaus Otto em 1876, e posteriormente por tienne Lenoir e Rudolf Diesel. Motores baseados neste ciclo equipam a maioria dos automveis de passeio atualmente. Para esta aplicao, possvel construir motores a quatro tempos mais eficientes e menos poluentes em comparao aos motores a dois tempos, apesar do maior nmero de partes mveis, maior complexidade, peso e volume, comparando motores de mesma potncia.

Histria Motor Diesel

A designao motor a diesel homenagem a Rudolf Diesel, engenheiro alemo. Diesel construiu seu primeiro motor em 1893. O motor explodiu e quase o matou, mas ele provou que o combustvel poderia ser inflamado sem uma centelha. Diesel colocou em funcionamento o primeiro motor bem - sucedido em 1897. Mais tarde, sir Dugald Clerk, cidado britnico, desenvolveu o diesel de dois tempos.

Definies e conceitos
Motor: uma mquina destinada a converter qualquer forma de energia em energia mecnica.

Combusto: Reao qumica entre um combustvel e um comburente com liberao de calor e luminosidade (normalmente) de forma exotrmica.
Motor de combusto interna (MCI) converte calor em energia mecnica. So mquinas dentro das quais os produtos da combusto geram os movimentos dos componentes. Ex: motor por centelha ou motor de ciclo Otto, motor por ignio a compresso ou motor de ciclo Diesel.

Classificao
Quanto propriedade do gs na admisso: - Mistura a ar (Diesel); - Mistura ar-combustvel (Otto). Quanto ignio: - Ignio por centelha Motores Otto, Wankel; - Ignio por compresso Motores Diesel. Quanto ao movimento do pisto: - Rotativo (Wankel, Quasiturbine). Quanto ao ciclo de trabalho:
- 2 tempos; - 4 tempos.

Quanto disposio dos cilindros:


- Em linha 4, 6 ou 8 cilindros; - Cilindros opostos Volks e Boxer; - Pistes opostos motores delta para lanchas; - Em estrela motores para aviao; - Em V 6, 8, 12, 16 ou mais cilindros.

Quanto utilizao: - Estacionrios - Destinados ao acionamento de mquinas estacionrias, tais como, geradores, mquinas de solda, bombas ou outras mquinas que operam em rotao constante;

Cmara de combusto

Uma cmara de combusto o local onde ocorre a combusto no motor.

Os Motores Alternativos

Ciclo do Otto

Ciclo do Otto - ciclo 2 tempos)

Motor a dois tempos um tipo de motor de combusto interna ou motor a exploso de tecnologia simples e robusta utilizado em aplicaes que requeiram potncias com baixo custo (motorizadas, pequenos automveis, motoserras, geradores eltricos portteis, modelos motorizados e equipamentos semelhantes).

Pisto do motor de 2 tempos

Motor a diesel ou Motor de ignio por compresso

O motor a Diesel ou motor de ignio por compresso um motor de combusto interna inventado pelo engenheiro alemo Rudolf Diesel (1858-1913), em que a inflamao do combustvel se faz pelo aumento na temperatura provocado pela compresso da mistura inflamvel. Na cmara de combusto cheia de ar comprimido injeta-se um leo no momento de mxima compresso, a alta temperatura faz que o leo se inflame. Ele desenvolveu esse mtodo quando aperfeioava motores para substituir as mquinas a vapor.

Motor Diesel - Admisso


Comea quando, no PMS e com a vlvula de admisso aberta (fig. 1), o embolo inicia o curso em direo ao PMI, provocando uma depresso que auxilia a precipitao do ar dentro do cilindro ate ench-lo. Quando o embolo alcana o PMI a vlvula de admisso se fecha. A rvore de manivelas descreveu meia volta (180 graus) com um curso do embolo. Na maioria dos motores Diesel modernos, uma ventoinha empurra a carga para o cilindro (turbocompresso).

Motor Diesel - Compresso


As vlvulas de admisso e escape encontram-se fechadas; o embolo desloca-se em direo do PMS, comprimindo o ar no interior do cilindro e aumentando a presso e a temperatura at comprimir o ar totalmente na cmara de combusto. a) Motores de quatro tempos - os que efetuam o ciclo de trabalho em duas voltas da arvore de manivelas (corresponde a, quatro cursos do embolo); b) Motores de dois tempos - os que efetuam o ciclo de trabalho em uma volta da arvore de manivelas (corresponde a dois cursos do embolo). Pouco antes de o pisto completar o curso, ocorre a autoignio. A rvore de manivelas descreveu uma volta (360 graus) com dois cursos do embolo.

Motor Diesel - Expanso


Durante o percurso de compresso, o ar ficou comprimido na cmara de combusto. Alcanada a presso e a temperatura ideal por causa da alta compresso, e estando o mbolo prximo ao PMS, injetado o combustvel no cilindro por meio do injetor. Nesse momento produzida a combusto, que forma os gases que vo atuar sobre o mbolo. Estes gases, na sua expanso, empurram o embolo em direo ao PMI. A arvore de manivelas j descreveu uma volta e meia (540 graus) em trs cursos do mbolo. Este percurso o nico tempo til, pois nele a fora produzida.

Motor Diesel- Escape


O mbolo se desloca em direo ao PMS e a vlvula de escape se abre permitindo a sada dos gases para o exterior, por ele empurrados. Tendo atingido o PMS, fecha-se a vlvula de escape. A rvore de manivelas descreveu duas voltas (720 graus) com quatro cursos do embolo, completando um ciclo de trabalho.

Na maioria dos motores Diesel modernos, uma ventoinha empurra a carga para o cilindro (turbocompresso).

Turbo Compressor
um equipamento destinado a aumentar a potncia de um motor de combusto interna. O ganho de potncia se deve ao aumento de densidade do ar admitido devido a um aumento na presso de admisso, causado por um compressor que acionado por uma turbina, movida pelos gases de escapamento.

Anlise do Ciclo
Durante os quatro tempos ou duas rotaes transmitiu-se trabalho ao pisto s uma vez. Para fazer com que as vlvulas de admisso e escapamento funcionem corretamente, abrindo e fechando as passagens nos momentos exatos, a rvore de comando de vlvulas (ou eixo de cames) gira a meia rotao do motor, completando uma volta a cada ciclo de quatro tempos.

Motor de Otto
O modelo ideal Diagrama Presso X Volume O ciclo ideal se constitui dos seguintes processos: 1. Admisso isobrica 0-1. 2. Compresso adiabtica 1-2. 3. Combusto isocrica 2-3, expanso adiabtica 3-4. 4. Abertura de vlvula 4-5, exausto isobrica 5-0.

Ciclo de Ar-Padro Otto


1-2: Compresso adiabtica reversvel (isoentrpico); 2-3: Fornecimento de calor a volume constante; 3-4: Expanso adiabtica reversvel (isoentrpico); 4-1: Perda de calor a volume constante.

Grficos p-v e T-s

Trabalho Lquido Obtido

Calor Lquido Absorvido

Trabalho fornecido realizado Trabalho pelo para osistema sistema

Calor fornecido Calor rejeitado

Anlise Energtica do Ciclo Otto


Processo 1-2:

Processo 3-4:
Q34 0 W34 m(u3 u4 )

Q12 0 W12 m(u2 u1 )

Processo 2-3:
W23 0 Q23 m(u3 u2 )

Processo 4-1:
W41 0 Q41 m(u4 u1 )

Ciclo de Ar-Padro Diesel


1-2: Compresso adiabtica reversvel (isoentrpico); 2-3: Fornecimento de calor a presso constante; 3-4: Expanso adiabtica reversvel (isoentrpico); 4-1: Perda de calor a volume constante.

Grficos P-v e T-s

Calor Lquido Absorvido Trabalho Lquido Obtido

Anlise Energtica do Ciclo Diesel


Processo 1-2:

Processo 3-4:
Q34 0 W34 m(u3 u4 )

Q12 0 W12 m(u2 u1 )

Processo 2-3:
W23 p2 (v3 v2 ) Q23 m(h3 h2 )

Processo 4-1:
W41 0 Q41 m(u4 u1 )

Os Motores Rotativos

O Motor Wankel

Caractersticas

Motor rotativo de 4 tempos; Rotao gerada diretamente sobre o eixo; Movimento mais suave; Em 1 volta do rotor realizam-se os 4 tempos (em cada uma das cmaras); Sem sistemas de distribuio; Menor nmero de peas.

Componentes

Bloco ou carcaa; Rotor; rvore motriz; Segmentos ou paletas de vedao.

Bloco ou carcaa

Liga leve; Superfcie de cromo molibdnio coberta com grafite (resistncia ao desgaste e lubrificao natural); Abriga janelas de admisso e escape.

Rotor

Prisma triangular Lados convexos com cmaras de combusto

rvore Motriz

Similar motores alternativos Eixos excntricos Dutos internos para lubrificao

Segmentos ou Paletas de Vedao


Ponto crtico Paletas ou segmentos nas pontas Rgua pressionadas por molas nas laterais Dificuldade: Contato de linha e no de superfcie

Lubrificao

Similar em motores alternativos

Funcionamento

Rotor girando excentricamente Giro causa a variao do volume das cmaras Cada giro, uma cmara executa os 4 tempos (admisso, compresso, combusto, exausto). Cada giro ocorrem 3 exploses Cada volta do rotor faz o eixo girar 3 vezes (relao das engrenagens)

O ciclo

Aumento no volume da cmara gera a admisso Diminuio do volume gera a compresso Exploso seguido do aumento do volume Diminuio do volume expulsando os gases

Escape

Admisso

Compresso Ignio/Expanso

Vantagens

Menos peas mveis: maior confiabilidade Rotao direta sobre o eixo Menor vibrao:menos peas mveis (biela, volante) Transmisso de potncia mais suave Elevada rotao do eixo Peso menor em relao alternativos

Desvantagens

Emisso de poluentes alta Alto consumo de combustvel Problemas de estanqueidade Custo de manuteno elevado

Motor Quasiturbine
Motor rotativo com caractersticas inditas que est sendo desenvolvido no Canad. Criado por um grupo encabeado pelo fsico Gilles Saint-Hilaire, o Quasiturbine recebeu este estranho nome por funcionar de forma semelhante a uma turbina. As turbinas geram energia de forma contnua, sem interrupo. Em cada rotao, ou seja, 360 graus, o QT gera energia durante 328 graus. Para comparar, num motor normal, de quatro tempos, cada pisto gera energia apenas uma vez a cada duas rotaes e, assim mesmo, no mximo por 90 graus. Por ser um motor rotativo, inevitvel comparar o QT com o Wankel, o nico desse tipo que chegou a ser usado em escala comercial com relativo sucesso, principalmente pela Mazda.

Motor Quasiturbine

4 cmaras Patins mveis para variar o volume Combusto quase continua Sem virabrequim Torque quase constante no ciclo dispensando volantes Dispensa crter Sem vlvulas de admisso e escape

Faculdade do Centro Leste - UCL


Motores de Combusto Interna

Вам также может понравиться