Вы находитесь на странице: 1из 12

CONTROLE DE ESTOQUE

Prof. Wesley Vieira Borges

ADMINISTRAO DE MATERIAIS E LOGSTICA


CONTROLE DE ESTOQUE

Estatstica aplicada ao planejamento das necessidades


Mtodos de previso de demandas
Mdia aritmtica Mdia mvel Mdia mvel ponderada exponencial Mnimos quadrados

ADMINISTRAO DE MATERIAIS E LOGSTICA


CONTROLE DE ESTOQUE
MDIA ARITMTICA A mdia aritmtica uma medida de tendncia central obtida de uma certa massa de dados dispersos. O grau de confiabilidade da mdia aritmtica relativamente baixo, justamente por no considerar nveis de disperso.(Renaud B. da Silva, 1986). MDIA MVEL A mdia mvel uma mdia aritmtica calculada perodo a perodo, de uma srie de dados, substituindo-se, a cada perodo,o dado mais antigo da srie pelo mais recente, mantendo-se constante o nmero de dados da srie.(Renaud B. da Silva, 1986).

ADMINISTRAO DE MATERIAIS E LOGSTICA


CONTROLE DE ESTOQUE
MDIA MVEL PONDERADA EXPONENCIAL baseada no ajustamento de perodo a perodo da ultima mdia prevista por adio ou subtrao de uma frao da diferena entre a demanda atual no perodo presente e a ltima mdia prevista. O resultado vai representar a nova mdia prevista no perodo atual, que vlida como previso para o prximo perodo (Renaud B. da Silva, 1986). MNIMOS QUADRADOS Este mtodo voltado para as projees a longo e mdio prazos, onde se pode admitir um nvel maior de erro. Alm disso, h necessidade de um mnimo de correlao entre os dados da srie histrica para que este mtodo apresente resultados razoveis. Nas demandas afetadas por variveis aleatrias ou por sazonalidade seu emprego pouco eficaz (Renaud B. da Silva, 1986).

ADMINISTRAO DE MATERIAIS E LOGSTICA


CONTROLE DE ESTOQUE
Algumas definies:
DEMANDA ou CONSUMO (D ou C) a quantidade de material requerido para o atendimento das necessidades de produo, de comercializao, etc, relacionada a uma determinada unidade de tempo. QUANTIDADE DE RESSUPRIMENTO (Q) a quantidade de material que deve ser adquirida para completar o nvel de estoque operacional. Tratado tambm como quantidade de compra. INTERVALO DE RESSUPRIMENTO (IR) o perodo estabelecido entre duas reposies sucessivas. Tambm denominado como ciclo de ressuprimento.

ADMINISTRAO DE MATERIAIS E LOGSTICA


CONTROLE DE ESTOQUE
Algumas definies:
PONTO DE RESSUPRIMENTO (PR) a quantidade de material predeterminada que, ao ser atingida pela ao do consumo, d origem a uma solicitao de ressuprimento. Tambm tratado como nvel de reposio e ponto de reposio. TEMPO DE RESSUPRIMENTO (TR) Intervalo de tempo decorrido entre a solicitao e a incluso do material no estoque. O tempo de ressuprimento composto por tempos internos da empresa como tambm por externos. ESTOQUE DE SEGURANA (ES) a quantidade predeterminada de material destinada a evitar ou minimizar os efeitos causados pela variao da demanda ou do tempo de ressuprimento (Renauld B. da Silva)

ADMINISTRAO DE MATERIAIS E LOGSTICA


CONTROLE DE ESTOQUE
Algumas definies:
RUPTURA DE ESTOQUE Situao em que o material existente chega a zero, aps consumido todo o estoque de segurana. A partir desse ponto de ruptura, a ao continuada da demanda ir provocar a falta de material e seu conseqente custo. ESTOQUE REAL a quantidade (saldo) de material existente em estoque no almoxarifado da empresa.Tratado tambm como Nvel de Operao (NO). ESTOQUE VIRTUAL ou NVEL DE RESSUPRIMENTO o estoque potencial, isto , corresponde soma do material existente com aquele a ser recebido. O NR atinge o seu valor mximo no ponto de ressuprimento.

ADMINISTRAO DE MATERIAIS E LOGSTICA


CONTROLE DE ESTOQUE
Algumas definies:

NDICE DE ROTATIVIDADE DE ESTOQUE Indica quantas vezes o estoque foi renovado no ano, calculado pelo quociente entre o somatrio dos consumos e o estoque mdio no perodo considerado.
ESTOQUE MDIO (EM) Quantidade de natureza terica, equivalente a uma quantidade no movimentada em determinado intervalo de tempo. Aps vrios ciclos de suprimento, corresponder ao valor mdio de Q acrescido do estoque de segurana.

ADMINISTRAO DE MATERIAIS E LOGSTICA


CONTROLE DE ESTOQUE
As relaes entre os parmetros:
Demanda (D) Quantidade (Q) Intervalo de Ressuprimento (IR) Ponto de Ressuprimento (PR) Tempo de Ressuprimento (TR) Estoque de Segurana (ES) Estoque Real (NO) Nvel de Ressuprimento (NR) Estoque Mdio (EM)

D= Q/IR Q= D.IR

IR= Q/D
PR= Q.TR/IR + ES PR= D.TR +ES NO= D.IR + ES NO= Q+ ES

NR= PR +Q
NR= D.(TR + IR + ES) EM= Q/2 + ES

ADMINISTRAO DE MATERIAIS E LOGSTICA


CONTROLE DE ESTOQUE

EXERCCIO 1 O consumo mdio anual do item AC.020.0010 de 1.800 un por ano e so feitos normalmente 6 ressuprimentos por ano. O estoque de segurana corresponde metade da demanda durante o tempo de ressuprimento, que , em mdia, de 1 ms. Calcule: a.O ponto de ressuprimento;

b.A quantidade de ressuprimento;


c.O nvel de ressuprimento.

Exerccios

Uma determinada empresa consome 300 unidades mensais, com um perodo bimestral de reposio e estoque de reserva que representa a metade do consumo. Qual o ponto do pedido? O consumo de uma pea de 2600 unidades por ms, sendo o tempo de reposio de 60 dias e o intervalo entre pedidos de 150 dias e sabendo-se que o estoque mnimo de 680 peas. Calcule o ponto de pedido. A pea X-02 consumida em uma razo de 360 unidades / ms. A empresa exige um estoque mnimo de 45 unidades. Sabendo-se que o Tempo de reposio de 09 dias, pergunta-se : Qual deve ser o ponto de pedido?

Exerccios
Ruptura do estoque caracterizada quando o estoque chega a zero e no se pode atender uma necessidade de consumo na linha de produo, gerando elevao de custo at a parada da linha de produo e conseqentes prejuzos operacionais. Diante desse conceito, avalie a situao abaixo descrita: Uma empresa esperava receber sua matria prima no primeiro dia do ms. Entretanto o fornecedor informou que atrasaria a entrega por 01 ms. Sabendo-se que o consumo mdio mensal da referida matria prima de 270 unidades e havia nessa data 81 unidades no estoque de segurana e mais, devido a feriados a empresa trabalharia nesse ms somente 20 dias. Pergunta-se: Qual seria a quantidade adicional para no ocorrer ruptura do estoque?

O consumo mensal de uma pea de 13.420 unidades, o tempo de reposio de 18 dias do consumo. Sabendo-se que o estoque de segurana de 11,52% do consumo e a quantidade do pedido para 1,2 meses de consumo. Pede-se: Calcule o Ponto de Pedido. O ponto de pedido de um determinado item de estoque de 10.160 unidades, seu tempo de reposio de 12 dias do consumo. O estoque de segurana de 470 unidades. Calcule o consumo mensal deste produto.

Вам также может понравиться