Вы находитесь на странице: 1из 14

Tudo comeou com o desembarque dos aliados na Normandia (noroeste da Frana) com cerca de 100 mil homens, soube

o comando do general Eisenhower no dia 6 de junho de 1944. O assalto foi realizado em duas fases: 1 - Uma invaso area com paraquedistas americanos, britnicos e canadianos; 2 - E outra na costa francesa, na Normandia, uma invaso anfbia da infantaria aliada e da diviso de blindados.

O plano do ataque foi elaborado por generais dos E.U entre eles o general Dwight Eisenhower e ingleses como o 1 Ministro Winston Churchill. Olhando o mapa, os comandantes aliados chegaram concluso de que

alm de desembarcar soldados e equipamentos na costa da Normandia,


paraquedistas deveriam ser lanados em lugares estratgicos, tomando pontes, vilas, etc. e executando misses de sabotagem.

A resistncia francesa atuou sabotando as linhas de caminho de ferro, as estradas, as centrais telefnicas e eltricas contribuindo para que toda

a estratgia montada desse certo.

A invaso foi precedida do transporte de soldados e materiais desde a Inglaterra, uma armada de navios e aeronaves, para fornecer apoio ao desembarque por terra, suporte areo, interdio em navegar no canal da Mancha e bombardeio naval da costa francesa.

Como manobra de diverso, foram lanados bonecos paraquedistas nas outras zonas da Frana. A operao foi a maior e mais ambiciosa invaso feita num nico dia. Depois disso o desembarque ocorreu ao longo do estreito da costa da Normandia que foi dividida em 5 setores: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword.

Na praia de Sword, a infantaria britnica ocupou a praia e conseguiu avanar 8 km no final do primeiro dia. Em Juno, os canadianos encontraram forte resistncia, mas dominaram a praia e avanaram no territrio. Em Gold, a 50 diviso do exrcito americano aproximou-se muito do objetivo. Em Omaha, aconteceu o desembarque mais sangrento. O abandono da operao chegou a ser considerado, mas conseguiram tomar a praia e entrar para o interior das terras. J em Utah ocorreram as menores baixas da operao, 197 soldados morreram, a progresso das tropas foi ento mais fcil.

Os alemes estavam em desvantagem por no saberem com exatido a data nem o local do desembarque. Mesmo assim, o experiente general alemo Rommel preparou uma defesa chamada Muro do Atlntico. Este muro dificultou muito a vida dos Aliados no desembarque na Normandia. Alm disso, enquanto os alemes estavam preocupados especialmente com os ataques na Normandia, operao que durou quase dois meses, a defesa alem contra a Unio Sovitica ficou enfraquecida. Por fim, Berlim acabou pressionada pelo Ocidente e pelo Oriente, resultando na derrota do nazismo e no fim da Segunda Guerra Mundial.

O primeiro motivo foi a topografia das praias da regio, amplas e planas o bastante para permitir a manobra de grandes quantidades de tropas e veculos. Outra questo importante era sua posio geogrfica. Essas praias ficavam a menos de 200 Km do sul da Inglaterra. Essa proximidade fez com que as linhas de abastecimento ao longo do Canal da Mancha pudessem manter um incrvel volume de trocas. A regio no era a mais prxima das ilhas britnicas, mas tinha uma vantagem estratgica decisiva. Por ltimo, a Normandia no era to defendida pelos soldados nazis.

Setenta anos mais tarde, a invaso na Normandia continua a ser a maior invaso martima da histria, com quase trs milhes de soldados a terem cruzado o Canal da Mancha, com destino Normandia, na Frana ocupada.
O dia D foi o comeo da libertao da Frana do jugo alemo.

http://www.infoescola.com/segunda-guerra/batalha-da-normandia http://educaterra.terra.com.pt/voltaire/seculo/2004/06/07/001.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Desembarques_da_Normandia http://www.mvexperience.com/info/index

Beatriz Santos Pereira n4 9C

Вам также может понравиться