Вы находитесь на странице: 1из 11

MENSURAO PSICOLGICA

CONCEITO DE AVALIAO PSICOLGICA

Refere-se coleta e interpretao de informaes psicolgicas, resultantes de um conjunto de procedimentos confiveis que permitam ao Psiclogo avaliar o comportamento. Aplica-se ao estudo de casos individuais ou de grupos ou situaes.

INSTRUMENTOS DE AVALIAO PSICOLGICA


O elenco de instrumentos psicolgicos bastante variado, incluindo testes psicolgicos, questionrios, entrevistas, observaes situacionais, tcnicas de dinmica de grupo, dentre outros. Os instrumentos de avaliao mais conhecidos so os testes psicolgicos e as entrevistas.

Testes Psicolgicos Pode ser conceituado como sendo uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento do sujeito, tendo a funo fundamental de mensurar diferenas entre indivduos, ou entre as reaes do mesmo indivduo em diferentes momentos. Entrevista Psicolgica uma conversao dirigida a um propsito definido de avaliao. Sua funo bsica prover o avaliador de subsdios tcnicos acerca da conduta do cliente ou paciente, completando os dados obtidos pelos demais instrumentos utilizados. Apesar de suas vantagens, a entrevista est sujeita a interpretaes subjetivas do examinador (valores, esteretipos, preconceitos, etc.). Deve-se, portanto, planejar e sistematizar indicadores objetivos de avaliao correspondentes ao perfil de cada pessoa.

A entrevista psicolgica, realizada com pacientes ou clientes, obrigatria e deve considerar os indicadores abaixo, como informao bsica: Entrevista com adulto e adolescente Procedncia e atendimento anterior Encaminhamento Contratos de trabalho Dados de identificao pessoal Dados profissionais Histrico do cliente ou paciente Incio dos sintomas, evoluo, grau de sofrimento, relao com sua vida e motivao, motivao da procura, expectativa a respeito do tratamento. Impresses sobre o cliente ou paciente Impresses sobre (a) ou o informante Observao complementares.

Entrevista com o (a) responsvel da criana Procedncia e atendimento anterior Encaminhamento Contratos de trabalho Dados de identificao pessoal Motivo principal da consulta Histria bio/mdica/queixas somticas/condies pr-peri-psnatais Evoluo psicomotora Alimentao Sono Atividades de vida diria Linguagem Escolaridade Socializao Sexualidade Dinmica Familiar Impresses sobre o cliente ou paciente Impresses sobre (a) ou o informante Observaes complementares

A MENSURAO E AVALIAO PSICOLGICA


1. Ao corrigir e avaliar um teste, o profissional deve seguir

rigorosamente as normatizaes apresentadas pelo manual. Alguns testes possuem padronizao desatualizadas. Procure manter-se atualizado com relao s publicaes cientficas e novas pesquisas, pois sero atravs delas que novas padronizaes estaro disponibilizadas. 2. Ao proceder a correo e a avaliao de instrumentos psicolgicos, seguir criteriosamente os indicadores e escalas apresentadas nos seus respectivos manuais.

3. Os instrumentos psicomtricos esto, basicamente, fundamentados em valores estatsticos que indicam sua sensibilidade (ou adaptabilidade do teste ao grupo examinado), sua preciso (fidedignidade nos valores quanto confiabilidade e estabilidade dos resultados) e validade (segurana de que o teste mede o que se deseja medir). 4. O profissional de psicologia aplicada, deve estar tambm atento para que a mensurao das respostas de um teste e a sua interpretao (avaliao) estejam rigorosamente de acordo com as pesquisas iniciais que permitiram a sua construo e padronizao.

5. A forma da mensurao e da avaliao de um instrumento de avaliao psicolgica, quando da sua construo, devem fazer parte do conjunto de exigncias para sua validao e padronizao, concedendo ao teste o seu nvel de preciso, fidedignidade e validade. 6. Para proceder mensurao e avaliao de um teste, o profissional deve seguir rigorosamente as determinaes do seu manual, determinaes estas padronizadas quando da validao do instrumento. Assim, qualquer variao que ocorra, pode comprometer os resultados;

7. Por outro lado, na medida que alguns testes esto com sua padronizao desatualizada, essencial que o profissional mantenha-se atualizado quanto s publicaes cientficas e s novas pesquisas, atravs das quais as atualizaes so disponibilizadas; 8. Ao proceder a mensurao e a avaliao de testes psicolgicos, devem ser seguidos os indicadores e escalas apresentadas nos seus manuais;

9. Verificar, ainda, as normas relativas ao grupo de referncia qual pertencem os sujeitos avaliados. Qualquer norma restrita populao da qual foi derivada. Elas no so absolutas, universais ou permanentes. Elas podem variar de acordo com a poca, os costumes e a evoluo da cultura. Da a necessidade peridica de pesquisas de atualizao. Por outro lado, dependendo da populao para o qual as normas foram estabelecidas, elas podem ser nacionais, regionais, locais ou especficas; 10. Os resultados dos testes psicolgicos so interpretados atravs de normas, ou seja, pelo conjunto de resultados obtidos a partir de amostras de padronizao. A amostra de padronizao ou normativa constitui-se um grupo representativo de pessoas nas quais o teste foi aplicado.

Вам также может понравиться