Вы находитесь на странице: 1из 29

Biodiversidade Microbiana

o que diversidade?
Variabilidade entre microrganismos em nvel de espcie, dentro das espcies e nos ecossistemas Niveis 1. Organismos 2. Ecologia 3. Genetica

Biodiversidade Microbiana
Diversidade gentica
Manuteno dos ecossistemas Componentes de biogeoquimicos . cadeias alimentares e ciclos

Elementos de diversidade
Diversidade ecologica Biomas Bio-regioes Paisagem Ecossistema Habitat Nichos Diversidade genetica Populacao Individuos Cromossamas Genes Nucleotideos Diversidade Organismal Reino Filo Familia Genero Especie Individuo

Biodiversidade microbiana
90% microrganismos invertebrados (papel fundamental no funcionamento dos ecossistemas) + 80% plantas e +90% dos vertebrados na natureza so conhecidos <1%bacterias e virus <5% fungos so conhecidos

Bactrias

Estima-se que so conhecidas menos de 1%. das bactrias existentes na biosfera.


Importncia da BMolecular (analise da sequencia do DNA a partir do material genomico) Novas tcnicas evidenciam a diversidade gentica de bactrias presentes num grama de solo (20-40mil sp)

Importncia da biodiversidade

Produtividade dos ecossistemas Sustentabilidade dos ecossistemas (impacto na dinamica do ecossistema e conservaao do solo)

Biodiversidade bacteriana
FungosEstima-se que apenas 5% dos fungos existentes tenham sido descritos. Os fungos sao envolvidos em relaes de: mutualismos Comensalismo

Biodiversidade bacteriana

Protozorios- Estima-se que apenas 10% dos protozorios so conhecidos.


Nematoides (predadores de microrganismos dos ecossistemas terrestres

protozorios
Classificao preferncia alimentar (bactrias ou fungos) Habitat ( acidofilo ou neutrofilo)

Nematoides
Nemtides- so invertebrados microscpicos que vivem nas pelculas de gua formadas ao redor de partculas do solo. Estes animais so muito importantes para as cadeias trficas em solos. So conhecidas as espcies de nematides parasitas de plantas de interesse agrcola, uma vez que causam reduo da produtividade das culturas, afectam a translocao de gua e nutrientes pela planta, alem de diminuir a qualidade e o tamanho de frutos e tubrculos

Biodiversidade bacteriana
Vrus- so agentes infecciosos muito pequenos, sem estrutura celular, contendo um s tipo de cido nuclico.
Os vrus so parasitas intracelulares obrigatrios, que se encontram em processo constante e rpido de evoluo.

Quais so as propriedades especiais dos microorganismos, atravs das quais podem eles mostrar-se muito activos em ambientes naturais?

A grande relao rea/volume, que permite um estreito contacto entre os materiais existentes ao redor da superficie celular e as enzimas das clulas; O rpido ritmo de crescimento. A capacidade de degradao dos compostos naturais, existentes nos microorganismos

Benefcios do conhecimento da diversidade microbiana


Interaes das comunidades microbianas com o ambiente terrestre. Tem importancia econmica devido ao facto dos microorganismos potencialmente exploraveis serem uteis nos processos biotecnologicos para a produo de antibioticos e agentes terapeuticos, produtos quimicos , enzimas, aplicao industrial e tecnologica. etc

cont
So importantes no prognstico e preveno de doenas emergentes em seres humanos, animais e plantas . Optimizao da capacidade microbiana para a fertilizao dos solos e despoluio das guas.

Associaes microbianas

Os microorganismos que habitam no ecossistema exibem diferentes tipos de associaes ou interaes. Algumas associaes so neutras ou indiferentes ; outras so benficas ou positivas ; outras ainda so prejudiciais ou negativas.

Simbiose ou mutualismo
uma associao na qual ambos organismos tem benefcios. Por ex ; num meio quimicamente desprovido de cido flico e de fenilalanina, ambos crescem porque: -O lactobacillus arabinosus produz o cido flico exigido pelo Streptococcus faecalis e o Streptococcus faecalis produz a fenilalanina requerida pelo lactobacillus.

Cont.

Ex: a interao de certas algas com fungos, formando liquenes com aparncia de serem uma nica planta. O fungo obtm produtos metablicos, tais como a glicose e alcoois polidricos, das algas, enquanto estas se beneficiam pelas propriedades da parede celular do fungo associado capazes de reter gua.

Comensalismo

uma relao entre microorganismos na qual um dos componentes recebe benefcio, permanecendo o outro sem ser afectado. O organismo comensal recebe vantagem porque o organismo hospedeiro, em seu crescimento modifica o ambiente fsico ou fisiolgico de tal modo que a espcie comensal passa a ser favorecida

cont

exemplo : o crescimento de leveduras em solues de acar altamente concentradas. A reduo na concentrao do acar permite o desenvolvimento de bactrias, as quais de outro modo no poderiam crescer nas condies osmticas da soluo original.da mesma maneira muitos microorganismos alteram o pH de um meio, criando condies apropriadas ao desenvolvimento de outras espcies.

Antagonismo

Quando um organismo afecta de modo adverso o ambiente de um outro. Os organismos antagonistas podem apresentar grande importncia prtica,porque produzem com frequncia antibiticos ou outras substncias inibitrias que afectam os processos normais de crescimento ou de sobrivivncia de outros organismos.

cont

Por ex; Tanto o Staphylococcus aureus como a Pseudomona aeruginosa so antagonistas frente ao Aspergillus terreus.Certos pigmentos produzidos por espcies do gnero Pseudomona inibem a germinao de esporos do Aspergillus pelo seu turno o Staphylococcus aureus elabora uma substncia antifngica difusvel que causa distoro e intmescimento das hifas do Aspergillus terreus.

cont
Os organismos produtores de antibiticos representam o exemplo clssico de antagonismo, a antibiose pode resultar de vrias outras condies actuantes em populaes mistas.

Por ex; os lactobacilos produzem e toleram condies nitidamente cidas, outros germes do mesmo ambiente podem no ser capazes de crescer no pH determinado pelos lactobacilos. Certos fungos produzem cianeto em concentraes inibitrias e algumas algas elaboram cidos graxos que demonstram ntida actividade antibacteriana.

Competio
Os organismos que- se estabelecem no mesmo ninho ecolgico, requerem os mesmos nutrientes e as mesmas condies ambientais. Os organismos mais adaptados predominaro sobre ou eliminaro completamente os outros germes.
Num meio de cultura, as colnias prximas (competindo em termos de espao e de nutrientes) so pequenas, enquanto as colnias mais isoladas so muito maiores .

Parasitismo

uma relao entre organismos na qual um vive sobre outro ou dentro de outro (de uma espcie diferente) e s custas desse outro organismo. O parasita se alimenta nas clulas , nos tecidos ou nos liquidos de um outro ser vivo, o hospedeiro, comumente prejudicado no processo.

cont
Ex de parasitismo ; o germe gram negativo Bdellovibrio bacteriovirus encontrado no solo e em esgotos une-se a uma clula hospedeira numa regio especial e induz eventualmente a lise dessa clula. Como consequncia, aparecem placas de lise, quando os parasitas so inoculados junto com as bacterias hospedeiras.

Predao

Refere-se ao processo de morte e ingesto de microorganismos de uma espcie por outros. dificil distinguir entre parasitismo e predao, sendo a diferenciao usualmente baseada no facto de o predador ingerir um outro organismo, enquanto o parasita apenas rouba de um outro indivduo o hospedeiro de uma forma prejudicial.

cont

A predao uma relao extremamente importante na cadeia alimentar dos mares por ex o zooplacton se nutre de fungos menores, algas e bactrias. Os protozorios do gnero Didinium exercem ao predatria sobre os protozorios do gnero paramecium.

Obrigada pela atenao!!!

Вам также может понравиться