Вы находитесь на странице: 1из 26

Primeiro momento modernista (1922 a 1930)

E vivemos uns oito anos, at perto de 1930 na maior orgia intelectual que a histria artstica do pas registra.
(Mrio de Andrade, a respeito dos anos que se seguiram Semana de Arte Moderna)

Momento histrico

Momento histrico

CARACTERSTICAS
Rompimento com todas as estruturas do passado; Carter anrquico; Sentido destruidor. (...) se alastrou pelo Brasil o prprio esprito destruidor do movimento modernista. Isto , o seu sentido verdadeiramente especfico. Porque, embora lanando inmeros processos e ideias novas, o movimento modernista foi essencialmente destruidor.(...) Mrio de Andrade

CARACTERSTICAS
Segundo Mrio de Andrade, o Modernismo imps a fuso de trs princpios: o direito permanente pesquisa esttica; a atualizao da inteligncia artstica brasileira; a estabilizao de uma conscincia nacional criadora.

CARACTERSTICAS
Ao mesmo tempo que se procura o moderno, o original e o polmico, o nacionalismo se manifesta em mltiplas facetas: uma volta s origens; a pesquisa de fontes quinhentistas; a procura de uma lngua brasileira (falada pelo povo nas ruas) as pardias (repensar a histrias e outras literaturas) valorizao do ndio verdadeiramente brasileiro

CARACTERSTICAS
No final da dcada de 20, o nacionalismo apresenta duas vertentes distintas: NACIONALISMO CRTICO: consciente, de denncia da realidade brasileira, politicamente identificado com as esquerdas; NACIONALISMO UFANISTA: utpico, exagerado, identificado com as correntes polticas de extrema direita.

PRINCIPAIS AUTORES DA 1 FASE


Mrio de Andrade Oswald de Andrade Manuel Bandeira Antnio de Alcntara Machado Menotti del Picchia Cassiano Ricardo Guilherme de Almeida Plnio Salgado

AS REVISTAS E OS MANIFESTOS
Klaxon Mensrio de Arte Moderna (circulao entre maio de 1922 e janeiro de 1923)
Klaxon sabe que a vida existe. E, aconselhado por Pascal, visa o presente. Klaxon
no se preocupar de ser novo, mas de ser atual. Essa a grande lei da novidade. (...) Klaxon sabe que o progresso existe. Por isso, sem renegar o passado, caminha para diante, sempre, sempre. (...) Klaxon no exclusivista. Apesar disso jamais publicar inditos maus de bons escritores j mortos. Klaxon no futurista. Klaxon klaxista. (...) Klaxon cogita principalmente de arte. Mas quer representar a poca de 1920 em diante. Por isso polimorfo, onipresente, inquieto, cmico, irritante, contraditrio, invejado, insultado, feliz.

AS REVISTAS E OS MANIFESTOS

Manifesto da Poesia Pau-Brasil

(escrito por Oswald de Andrade, publicado em maro de 1924)

A poesia existe nos fatos. Os casebres de aafro e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, so fatos estticos. (...) A Poesia para os poetas. Alegria dos que no sabem e descobrem. (...) A Poesia Pau-Brasil. gil e cndida. Como uma criana. (...) A lngua sem arcasmos, sem erudio. Natural e neolgica. A contribuio milionria de todos os erros. Como falamos. Como somos. (...) S no inventou uma mquina de fazer versos j havia o poeta parnasiano. (...) A Poesia Pau-Brasil uma sala de jantar domingueira, com passarinhos cantando na mata resumida das gaiolas, um sujeito magro compondo uma valsa para flauta e a Maricota lendo o jornal. No jornal anda todo o presente. Nenhuma frmula para a contempornea expresso do mundo. Ver com olhos livres.

AS REVISTAS E OS MANIFESTOS
A Revista (circularam apenas trs nmeros: julho e agosto de 1925 e janeiro de 1926) Responsvel pela divulgao do movimento modernista em Minas Gerais, tinha Carlos Drummond de Andrade como um de seus redatores.

(...) Somos, finalmente, um rgo pblico. Esse qualificativo foi corrompido pela interpretao viciosa a que nos obrigou o exerccio desenfreado da politicagem. Entretanto, no sabemos de palavra mais nobre que esta: poltica. Ser preciso dizer que temos um ideal? Ele se apoia no mais franco e decidido nacionalismo. A confisso desse nacionalismo constitui o maior orgulho da nossa gerao, que no pratica a xenofobia nem o chauvinismo, e que, longe repudiar as correntes civilizadoras da Europa, intenta submeter o Brasil cada vez mais ao seu influxo, sem quebra de nossa originalidade nacional.

AS REVISTAS E OS MANIFESTOS
Verde-amarelismo (surge em resposta ao nacionalismo do Pau-Brasil) Formado por Plnio Salgado, Menotti del Picchia, Guilherme de Almeida e Cassiano Ricardo. Criticava o nacionalismo afrancesado de Oswald de Andrade e apresentava como proposta um nacionalismo primitivista, ufanista e identificado com o fascismo, que evoluiria, no incio da dcada de 30, para o Integralismo de Plnio Salgado. Parte-se para a idolatria do tupi e elege-se a anta como smbolo nacional.

Anta

AS REVISTAS E OS MANIFESTOS
Verde-amarelo Manifesto do Verde-amarelismo ou da Escola da Anta O grupo verdamarelo, cuja regra a liberdade plena de cada um ser brasileiro como quiser e puder; cuja condio cada um interpretar o seu pas e o seu povo atravs de si mesmo, da prpria determinao instintiva; _ o grupo verdamarelo, tirania das sistematizaes ideolgicas, responde com sua alforria e a amplitude sem obstculo de sua ao brasileira (...) Aceitamos todas as instituies conservadoras, pois dentro delas mesmo que faremos a inevitvel renovao do Brasil, como o fez, atravs de quatro sculos, a alma da nossa gente, atravs de todas as expresses histricas. Nosso nacionalismo verdamarelo e tupi. (...)

AS REVISTAS E OS MANIFESTOS
Manifesto Regionalista de 1926 (lanado pelo Centro Regionalista do Nordeste, que promove conferncias, exposies de arte, congressos) Procura desenvolver o sentimento de unidade do Nordeste; Prope trabalhar em prol dos interesses da regio nos seus aspectos diversos: sociais, econmicos e culturais. Vale lembrar: dcada de 30 o regionalismo nordestino resultou em brilhantes obras que vo de Graciliano Ramos, Jos Lins do Rego, Jos Amrico de Almeida, Rachel de Queiroz e Jorge Amado, no romance, a Joo Cabral de Melo Neto, na poesia.

AS REVISTAS E OS MANIFESTOS
Revista de Antropofagia

Teve duas fases ou denties: 1 DENTIO: maio de 1928 a fevereiro de 1929 (10 nmeros) Direo de Alcntara Machado e gerncia de Raul Bopp. Iniciada com o Manifesto Antropfago, assinado por Oswald Andrade, foi um espelho da miscelnea ideolgica em que o movimento modernista se transformara.

AS REVISTAS E OS MANIFESTOS
Revista de Antropofagia 2 DENTIO: maro a agosto de 1929 (16 nmeros) Teve como aougueiro (secretrio) Geraldo Ferraz Apresenta-se mais definida ideologicamente, houve uma ruptura entre Oswald de Andrade e Mrio de Andrade. O movimento antropofgico surgiu como nova etapa do nacionalismo Pau-Brasil e como resposta ao grupo verde-amarelista.

Abaporu (1928) aquele que come

AS REVISTAS E OS MANIFESTOS
Trechos do Manifesto Antropfago:

S a antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. nica lei do mundo. Expresso mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religies. De todos os tratados de paz. Tupy or not tupy, that is the question. (...) Foi porque nunca tivemos gramticas, nem colees de velhos vegetais. E nunca soubemos o que era urbano, suburbano, fronteirio e continental. Preguiosos no mapa-mndi do Brasil.(...) Antes dos portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade. Contra o ndio de tocheiro. O ndio filho de Maria, afilhado de Catarina de Mdicis e genro de D. Antnio de Mariz. A alegria a prova dos nove. Oswald de Andadre Em Piratininga. Ano 374 da Deglutinao do Bispo Sardinha

Assistir Desenredo (G.R.E.S. Unidos do Pau Brasil) msica de Lus Gonzaga Jr. & Ivan Lins) Esta msica apresenta pontos de contato com a primeira fase do Modernismo.

Вам также может понравиться