Вы находитесь на странице: 1из 38

A ruptura em si caracterizada pela formao de uma superfcie de cisalhamento contnua na massa de solo.

. Inicialmente h a formao da zona cisalhada e, em seguida, desenvolve-se a superfcie de cisalhamento. Este processo bem caracterizado, tanto em ensaios de cisalhamento direto, como nos escorregamentos de taludes.

TALUDES EM ROCHA

TALUDES EM ROCHA

TALUDES EM SOLO SOLO GRAMPEADO: menos dispendioso que a cortina atirantada e passivo. Atua quando o terreno movimenta-se. aplicvel apenas em solos firmes.

TALUDES EM SOLO TERRA ARMADA: Pode vencer alturas de at 20 m e conta com trs componentes principais: o solo, as armaduras e a pele. O primeiro envolve as armaduras e deve ser compactado conforme avana o aterro.

TALUDES EM SOLO MUROS DE ARRIMO: a soluo estrutural mais antiga. Por ser relativamente barata e no exigir mo-de-obra especializada, a mais comum. Embora possa ser executada com pedras, atualmente utilizam-se pedras argamassadas ou solo-cimento ensacado. indicada para alturas de at 5 ou 6m. Pode ser aplicada em aterros, sendo construda previamente, ou em casos em que a encosta j existe.

TALUDES EM SOLO GABIES: O muro funciona da mesma maneira que o muro de arrimo. As gaiolas so preenchidas com pedra britada. Isso garante que a estrutura seja drenada e deformvel. Durante a execuo importante a disposio das pedras, de modo que o arranjo fique denso. A proteo da estrutura metlica pode ser feita com PVC ou pelo argamassamento da superfcie externa.

TALUDES EM SOLO RETALUDAMENTO: Trata-se de uma soluo no-estrutural e, portanto, simples e de baixo custo. Aplicvel para qualquer tipo de solo ou rocha e adaptvel a todas as situaes de esforos. Para o retaludamento so feitos cortes no terreno de modo que a inclinao seja abrandada. invivel quando o espao escasso ou a vegetao no pode ser retirada. Devem ser previstas canaletas de coleta e escadas hidrulicas para descarte da gua. O recobrimento vegetal evita a eroso.

TALUDES EM SOLO CORTINA ATIRANTADA: um dos mtodos mais modernos de conteno. Com as cortinas atirantadas possvel vencer qualquer altura e situao. As desvantagens so o alto custo, seguido da demora para a execuo. Mtodo mais seguro e tem maior vida til, por isso mais oneroso. A cortina atirantada e o solo grampeado so considerados mtodos de ancoragem. Isso porque se apoiam no interior do solo que estabilizam.

TALUDES EM SOLO GEOTXTIL OU GEOGRELHA: O prprio solo, reforado com geotxtil ou geogrelha, a base para essa estrutura. Apresenta proporo entre altura e base de 0,4 a 0,7. O geotxtil deve resistir aos esforos de trao desenvolvidos no macio. indispensvel proteo na face externa da manta, que deteriorada pela radiao solar.

Os movimentos de massa se diferenciam em funo de: Velocidade de movimentao Forma de ruptura A partir da identificao destes fatores, os movimentos de massa podem ser agrupados em 3 categorias: escoamentos; subsidncias escorregamentos. Por outro lado, as eroses, que tambm so movimentos de massa, muitas vezes no podem ser classificadas em um nico grupo. Os mecanismos deflagradores dos processos erosivos podem ser constitudos de vrios agentes, fazendo com que as eroses sejam tratadas separadamente.

Rastejo ou Fluncia Caracterstica: Escorregamentos lentos e contnuos, sem superfcie de ruptura bem definida, podendo englobar grandes reas. Causa: ao da gravidade associada a efeitos causados pela varia o de temperatura e umidade. O deslocamento se da quando se atinge a tenso de fluncia, a qual inferior a resistncia ao cisalhamento

Corridas Caracterstica: Movimentos rpidos ( vel 10km/h). Em planta a corrida de terra se assemelha a uma lngua. Causa: Perda de resistncia em virtude de presena de gua em exces so (fluidificao).

O processo de fluidificao pode ser originado por: i) adio de gua (areias); ii) esforos dinmicos (terremoto, cravao de estacas, etc);

Subsidncia o resultado do deslocamento da superfcie gerado por adensamento ou afundamento de camadas, como resultado da remoo de uma fase slida, liquida ou gasosa. Em geral envolve grandes reas e as causas mais comuns so: Ao erosiva das guas subterrneas; Atividades de minerao; Efeito de vibrao em sedimentos no consolidados; Explorao de petrleo; Bombeamento de guas subterrneas. : Recalque So movimentos verticais de uma estrutura, causados pelo peso prprio ou pela deformao do solo gerada por outro agente. As causas mais comuns so: Ao do peso prprio; Remoo do confinamento lateral devido a escavaes; Rebaixamento do lenl dgua.

Desabamentos ou quedas So subsidncias bruscas envolvendo o colapso da superfcie.

Do ponto de vista terico, um talude se apresenta como uma massa de solo submetida a trs campos de foras: as devidas ao peso; as devidas ao escoamento da gua; as devidas resistncia ao cisalhamento.
Basicamente tem-se os seguintes mtodos de equilbrio-limite para de anlise da estabilidade de taludes: Mtodo geral: as condies de equilbrio so aplicadas a toda a massa de solo potencialmente instvel, admitida como se comportando como um corpo rgido; Mtodo das fatias: a massa de solo potencialmente instvel subdividida em fatias (comumente verticais) e as condies de equilbrio so aplicadas a cada fatia isoladamente; Mtodo das cunhas: a massa de solo potencialmente instvel subdividida em zonas ou cunhas de solo e as condies de equilbrio so aplicadas a cada zona de solo isoladamente.

Вам также может понравиться