Вы находитесь на странице: 1из 14

A sociologia alem: Max Weber

Cenrio: desenvolvimento industrial francs e ingls; expanso do capitalismo; o contato com outras culturas a partir do sculo XV e XVI;

influncia da fsica e da biologia no pensamento ocidental;


aplicao de mtodos cientficos para os estudos das cincias sociais;

Fatores que contriburam para o pensamento de Weber: Na Alemanha a burguesia se organiza tardiamente, no sculo XIX, sob influncia de outras correntes filosficas e da sistematizao de outras cincias humanas, como a histria e a antropologia. a economia alem estava inserida dentro de um contexto do capitalismo concorrencial ( lembrar do capitalismo monopolista financeiro e do imperialismo ) Em 1871, a Alemanha se unifica ( nacionalismo ) Obs.: o pensamento alemo surgiu com a proposta de estudo da diversidade, enquanto francs e ingls estudavam a universalidade.

A sociedade sob uma perspectiva histrica: Idealismo ( importncia da Histria ) Para Max Weber, a pesquisa histrica essencial para a compreenso das sociedades. Essa pesquisa histrica essencial para a compreenso das sociedades. Essa pesquisa, baseada na coleta de documentos e no esforo interpretativo das fontes, permite o entendimento das diferenas sociais, que seriam, para Weber, de gnese e formao, e no de estgios de evoluo. Positivismo Para o positivismo a histria o processo universal de evoluo da humanidade, cujos estgios o cientista pode perceber pelo mtodo comparativo, capaz de aproximar sociedades humanas de todos os tempos e lugares. A histria particular de cada sociedade desaparece, diluda nessa lei geral que os pensadores positivistas tentaram reconstruir. Essa forma de pensar torna insignificantes as particularidades histricas, e as individualidades so dissolvidas em meio a fora sociais impositivas.

Obs.: Para Weber, o carter particular e especfico de cada formao social e Obs.: anula os processos histricos histrica deve ser respeitado. Combinao particulares, valorizando a lei da evoluo, a da histria (particularidades de cada generalizao e a comparao... sociedade ) e sociolgica (elementos mais gerais de cada fase do processo histrico)

A ao social: uma ao com sentido:

Ponto de partida da sociologia de Weber a ao social, a conduta humana dotada de sentido, isto , de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim, o homem passou a ter, como indivduo, significado e especificidade. o agente social de que d sentido sua ao: estabelece entre o motivo da ao, a ao propriamente dita e seus efeitos.
Sociologia positivista A ordem social submete os indivduos como fora exterior a eles. Sociologia weberiana
No existe oposio entre indivduos e sociedade: as normas sociais s se tornam concretas quando se manifestam em cada indivduo sob a forma de motivao. Cada sujeito age levado por um motivo que dado pela tradio, por interesses racionais ou pela emotividade. O motivo que transparece na ao social permite desvendar o seu sentido que social na medida em que cada indivduo age levando em conta a resposta ou a reao dos outros indivduos.

Para Weber, a tarefa do cientista descobrir os possveis sentidos das aes humanas presentes na realidade social que lhe interesse estudar. O sentido, por um lado, expresso da motivao individual, formulado expressamente pelo agente ou implcito em sua conduta. O carter social da ao individual decorre, segundo Weber, da interdependncia dos indivduos. Um ator age sempre em funo de sua motivao e da conscincia de agir em relao a outros atores. Por outro lado, a ao social gera efeitos sobre a realidade em que ocorre. Tais efeitos escapam, muitas vezes , ao controle e a previso do agente.

Segundo Weber, aos cientistas cabe captar o sentido produzido pelos diversos agentes em todas as suas consequencias. As conexes que se estabelecem entre os motivos e aes sociais revelam as diversas instncias da ao social polticas , econmicas ou religiosas.

O simples ato de enviar uma carta composto de uma srie de aes sociais com sentido escrever, selar, enviar e receber, que termina por realizar um objetivo.

A interdependncia entre os sentidos das diversas aes humanas, mesmo com motivos diversos, que d a esse conjunto de aes seu carter social. o indivduo que, por meio dos valores sociais e de sua motivao, produz o sentido da ao social. Isso no significa que cada sujeito possa prever com certeza todas as consequencias de determinada ao.

Obs.: por mais individual que seja o sentido de minha ao, o fato de agir levando em conta o outro d um carter social a toda ao humana. Assim, o social s se manifesta em indivduos, expressando-se sob a forma de motivao interna e pessoal.

Tarefa do cientista:

rejeita a maioria das proposies do positivismo ( o evolucionismo, a exterioridade do cientista social em relao ao objeto de estudo e a importncia dos indivduos histricos na anlise da sociedade ) Para Weber, todo cientista age guiado por seus motivos, sua cultura e suas tradies...
Existe a parcialidade na anlise sociolgicas ( como toda a forma de conhecimento); Os fatos sociais, para Weber, no so coisas, mas acontecimentos que o cientista percebe e cujas causas procura desvendar.

Para a sociologia weberiana, os acontecimentos que integram o social tem origem nos indivduos. O cientista parte de uma preocupao com significado subjetivo, tanto para ele como para os demais indivduos que compem a sociedade.

O tipo ideal: Para Max Weber, corresponde ao que Florestan Fernandes definiu como conceitos sociolgicos construdos interpretativamente enquanto instrumentos de ordenao da realidade. O conceito, ou tipo ideal, previamente construdo e testado, depois aplicado a diferentes situaes em que dado fenmeno possa ter ocorrido. medida que o fenmeno se aproxima ou se afasta de sua manifestao tpica, o socilogo pode identificar e selecionar aspectos que tenham interesse explicao, como por exemplo, os fenmenos tpicos capitalismo e feudalismo

A tica protestante e o esprito do capitalismo

Procurou entender como a doutrina protestante produziu efeitos no desenvolvimento do capitalismo e no comportamento das pessoas.
exps as relaes entre religio e sociedade e desvendou as particularidades do capitalismo

Aspectos da analise:
1) A relao entre a religio e a sociedade no se d por meios institucionais, mas por intermdio de valores introjetados nos indivduos e transformados em motivos da ao social. A motivao do protestante o trabalho, enquanto dever e vocao. 2) O motivo que mobiliza internamente consciente. ( o puritano acumula capital e reinveste) 3) Weber analisa os valores do catolicismo e do protestantismo ( racionalismo protestante ) 4) Construiu o tipo ideal de capitalismo. Analisando vrias pocas e lugares busca historicamente compreender o desenvolvimento do capitalismo. Ex.: o capitalismo uma organizao econmica racional assentada no trabalho livre e orientada para um mercado real...

E ,POR HOJE S PESSOAL... SEJA FELIZ , SE PUDER !!!! HEHEHEHEHEHEHE

Вам также может понравиться