Вы находитесь на странице: 1из 21

GLP nas Edificaes

SENAI - Dendezeiros Tcnico em Edificaes Docente: Sergio Batista

Discentes: Eric Conceio Herbert W. Schleu Lucas Santos Priscylla Jordan

O GLP, popularmente conhecido como gs de cozinha ou Gs LP, uma mistura de hidrocarbonetos lquidos: o propano e o butano comercial.

O petrleo j era conhecido desde a Idade Antiga, mas no era to utilizado pois o homem ainda no sabia como extra-lo da terra, e por muitos anos era retirado apenas na superfcie. A primeira minerao aconteceu em 1742, na Alscia (limite da Frana com a Alemanha). Mesmo com os mtodos primitivos, percebeu-se que era possvel extrair derivados deste petrleo, como o Gs. Em 1810 em Londres, surge a ideia de engarrafar esse gs em recipientes transportveis, onde foram vendidos alguns cilindros de gs comprimido. Em 1907, outro processo de engarrafar o gs foi desenvolvido pelo alemo Herman Blau. Ele utiliza o gs resultante do craqueamento de leo. (E nessa poca o petrleo j era utilizado em grande escala) O primeiro gs liquefeito de petrleo - GLP - foi produzido na refinaria da Riverside Oil Co nos Estados Unidos e, em 24 de dezembro de 1910, foram produzidos 200 gales de GLP, porm, esse gs era usado somente em maaricos. A primeira instalao domstica de GLP foi feita na Pensilvnia, em 1912. O GLP chegou ao Brasil ao final da Primeira Guerra Mundial, foi quando se instalou por aqui a primeira empresa brasileira importadora de foges e aquecedores que usavam o GLP como combustvel.

Pelo refino do petrleo


Pelo processamento do gs natural nas UPGNs (Unidades de Processamento de Gs Natural).

Como os gases Propano e Butano so inodoros, acrescentase uma substncia para produzir o odor caracterstico do gs de cozinha, como medida de segurana para detectar algum vazamento. Na atmosfera, o Gs LP se encontra em estado gasoso. Ao ser resfriado ou submetido a altas presses seu estado passa para lquido. Nos botijes de armazenagem, est em estado lquido. No momento da combusto, entra em contato com o ar e se torna gasoso novamente. No Brasil, sua maior utilizao no cozimento de alimentos e tem maior presena do que a energia eltrica, a gua encanada e a rede de esgoto.

A instalao predial do GLP pode ser individual, onde cada domiclio possui seus recipientes ou por distribuio central, com um medidor de consumo para cada domiclio. Em residncias, at as mais simples, o recipiente de GLP (botijo ou cilindro de gs) deve ficar localizado em reas externas, reservadas para este fim, sendo o gs levado aos pontos de consumo atravs de canalizaes prprias, s quais denominamos instalaes prediais de gs.

Esta norma estabelece os requisitos mnimos exigveis para o projeto e execuo de redes de distribuio interna para gases combustveis em instalaes residenciais e comerciais que no excedam a presso de operao de 150kpa (1,53 kgf/cm) e possam ser abastecidos tanto por canalizao de rua, como por uma central de gs, sendo o gs conduzido at os pontos de utilizao atravs de um sistema de tubulaes Esta norma cancela e substitui as NBRs 13932/1197, 13933/1997 e 14570/2000

De acordo com as caractersticas arquitetnicas da edificao e os usos pretendidos, o projeto deve estabelecer a tipologia construtiva mais adequada para a rede de distribuio interna de GLP, as presses da rede e os materiais das tubulaes. A escolha da tipologia construtiva deve ser feita em funo da finalidade do imvel (edifcios, casas e comrcios) e das caractersticas locais.

As instalaes de gases combustveis tratadas nessa norma podem ser utilizadas em residncias, comrcios, industrias, ou outras localidades que possuam em suas atividades aparelhos de gs, como fornos e foges, churrasqueiras, etc.

Para a rede de distribuio interna, recomenda-se que sejam providenciadas pelo seu responsvel os seguintes documentos:

Projeto e Memorial de Clculo, incluindo isomtrico completo da rede, identificao dos materiais, dimetro e comprimento da tubulao, tipo e localizao das vlvulas e acessrios, tipo de gs e a que se destina. Anotao de Responsabilidade Tcnica de elaborao de projeto e execuo da instalao. Atualizao do projeto conforme construdo Laudo de ensaio de estanqueidade. Liberao da rede para utilizao em carga.

Aparente (imobilizada com elementos de fixao adequados);


Embutida em paredes ou muros; Enterrada.

1.

Central de armazenagem Espao onde se localizam os recipientes (cilindros ou tanques) que estocam o combustvel.
Rede interna coletiva em primeiro estgio (atualmente denominada rede primria) Rede interna individual em 2 estgio (atualmente denominada rede secundria) Este terceiro componente da instalao, independente para cada economia, sem dvida o mais crtico em seu dimensionamento requerendo uma ateno especial sob pena de conduzir a instalao a um uso permanentemente precrio e que alm de trazer significativos riscos quanto a segurana.

2.

3.

Recipientes Transportveis

As empresas que fazem a distribuio do gs liquefeito de petrleo utilizam recipientes de ao, que podem ser transportveis (botijes ou cilindros) ou fixos, dependendo de suas capacidades. Existe um grande nmero de normas da ABNT que regulamentam as dimenses, os testes para o controle de qualidade dos recipientes para GLP, bem como as mangueiras flexveis utilizadas e as vlvulas para os recipientes.

Os recipientes transportveis de ao para GLP tm as seguintes capacidades, regulamentadas pelas normas:

2 kg -NBR 8470/84 Lampies para iluminao, laboratrios e etc. 5kg - NBR 8471/84 Lampies para iluminao, laboratrios e etc. 13 kg - NBR 8462/84 Casas e prdios residenciais 45 kg - NBR 8463/84 Casas e prdios residenciais 90 kg - NBR 8472/84 Instalaes de maior consumo

Recipientes Estacionrios As empresas que comercializam o GLP possuem reservatrios estacionrios para grandes consumidores. Possuem reservatrios que vo de 180 kg at 400 kg, abastecidos por veculos especficos para esse fim.

Medidores de consumo individuais. Vlvula de Alivio Vlvula de bloqueio automtico Regulador de Presso

Recomenda-se que as instalaes no passem por forros falsos, compartimentos destinados exclusivamente a equipamentos e aparelhos eltricos, compartimentos inadequadamente ventilados e poos de ventilao. Nos casos em que alguma dessas condies seja inevitvel, as tubulaes devero ser envolvidas por dutos ou tubos-luva.

No caso de vazamento, o Liquido vaporiza formando uma nuvem de gs com densidade maior que a do ar, cerca de 1,8, atingindo portanto partes mais baixas. Alem dos riscos de incndio e exploso, existe ainda o risco de queimaduras por frio se liquido entrar em contato com o corpo Aps a montagem da vlvula no botijo, fazer o teste de vazamento com uma soluo de sabo, Em caso de vazamento se formar bolhas de gs da espuma

http://www.fabricadoprojeto.com.br/2010/04/instalacao-predial-degas-projeto-e-dimensionamento/ http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAY8cAF/instalacoesprediais-gas

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe3QcAA/instalacao-prediala-gas
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/d5515a8043a7a2e2820d8fecc 2d0136c/GasES-instalacao-prediais.pdf?MOD=AJPERES

Вам также может понравиться