Вы находитесь на странице: 1из 19

MASSOTERAPIA

Aula 9

Massagem modeladora Massagem turbinada MTC


Prof Esp. Ketheleen Medeiros

TERMINOLOGIAS

Massagem Redutora Massagem Modeladora Lipoescultura Manual Dreno-modeladora Massagem Esttica Lipomodelagem

MASSAGEM MODELADORA

A massagem modeladora tem como objetivo trabalhar de forma localizada as regies do corpo onde se deseja uma reduo de medidas e melhora do quadro da FEG (celulite). Basicamente os movimentos da massagem modeladora so os mesmos da massagem relaxante, porm efetuados com mais vigor e com presso um pouco maior.

Trabalha modelando o corpo Diminui os espaos intracelulares, colocando cada clula no seu lugar, o que faz com que ocupem menos volume contribuindo assim para a reduo considervel das medidas.

EFEITOS

Efeitos fisiolgicos: vasodilatao, melhora da oxigenao e nutrio tecidual, melhora do sistema linftico, estimulao da eliminao dos metablitos.

INDICAES E CONTRA INDICAES

Indicaes: modelagem corporal, reduo de medidas, gordura localizada, FEG. Contra indicaes: processos inflamatrios, processos infecciosos, hipertenso/hipotenso descompensada, diabetes descompensado, gestantes, leses cutneas (no local), ps-operatrio imediato, neoplasia, alteraes vasculares.

MASSAGEM TURBINADA

Massagem Turbinada a associao da tcnica e benefcios da Massagem Redutora Manual e baseada em princpios da terapia chinesa e em pontos que auxiliam a modelagem corporal. feita em todo o corpo, utilizando movimentos intensos, rpidos, repetitivos e utilizando rolos de suco e amassamento, alm de cremes e gis que ativam a circulao, trabalham a gordura localizada e eliminam as toxinas.

ROLO

Massageador Roll Star ou Rolo de Massagem Turbinada Os dedos pressionadores em borracha sinttica, comprimem o tecido celular promovendo efeitos tonificantes e relaxantes da musculatura, promovendo uma melhor circulao sangunea e linftica. As ventosas sugadoras desobstruem os poros, ativam a circulao e tornam a pele macia. Os dedos e ventosas deslizam facilmente pelo eixo central. Cada coluna move-se independentemente, fazendo com que o massageador seja mais eficiente.

PRINCIPAIS EFEITOS

Ajuda no tratamento dos micro ndulos de celulite e da gordura localizada. Ativa a circulao perifrica e profunda levando alimento s clulas. Ajuda a eliminar toxinas e resduos corporais.

MASSAGEM DO TECIDO CONJUNTIVO - MTC

Bindegewebsmassage Origem: Europa no final da dcada de 20 e incio dos anos 30. Desenvolvida originalmente por uma fisioterapeuta Alem, Elizabeth Dicke.

Sistema completo de tratamento que utiliza a massagem como meio de induo de atividade reflexa em diversos tecidos. A patologia visceral acarreta alteraes nos tecidos conjuntivos da pele em zonas bem definidas, o tratamento destes, pode gerar efeitos em outras estruturas que so derivadas do mesmo segmento mesodrmico.

ZONAS REFLEXAS (ZONAS DE HEAD )

As alteraes dos tecidos conjuntivos nas reas da superfcie corporal correspondem s patologias de rgos internos. A nvel embrionrio, o corpo humano derivado de uma serie de 33 discos. Estes segmentos do origem aos nossos conceitos de dermtomos (reas de pele) mitomos (tecido muscular) e esclertomos (tecido sseo). Vrios rgos e sees dos tecidos conjuntivos tambm so inervados por pares de nervos segmentares. Isso d origem noo de reas de representao na parte posterior do tronco.

Diagnstico: avaliar a resistncia por parte dos tecidos, sensao dolorosa, imobilidade das diferentes camadas umas contra as outras.

Aspecto visual: reas achatadas ou faixas deprimidas, podendo ou no estar circundadas por reas mais elevadas.

Inspeo: comparar semicrticas.

as

zonas

conjuntivas

PALPAO

Deslizamento da camada profunda, derme contra a fscia, em diferentes segmentos.

MANOBRAS BSICAS

Rolinho: elevao do tecido subcutneo, com o polegar e o dedo mdio, movendo todo o tecido contra a fscia.
Trao: com a polpa dos dedos, move-se a pele sobre as estruturas subjacentes, criando uma trao com manobras curtas e firmes no tecido conjuntivo e nas inseres musculares.

EFEITOS

Efeitos: sensao de corte ou arranhadura ou presso indefinida; gerando respostas locais e gerais.

INDICAES

Distrbios circulatrios; Doenas reumticas; Disfunes de rgos internos; Distrbios do sistema nervoso autnomo e central; Distrbios respiratrios; Distrbios do tecido conjuntivo.

CONTRA-INDICAES

Distrbios cardacos; Doenas de pele; Neoplasias; Tuberculose; Pele cheia de pelos nas costas; Feridas abertas.
Fim

Вам также может понравиться