Вы находитесь на странице: 1из 18

Neurose e Psicose

(F. Perls, Cap. 2 Mecanismos Neurticos


A abordagem gestltica...)
Carolina Brum UNIP 20/04/11 AHP

Introduo
Importncia

do cuidado, Indivduo funo do campo organismo/meio Comportamento: reflexo de sua ligao dentre desse campo (mutvel) Homem: indivduo e ser social.

Neurose
Quando

o indivduo torna-se incapaz de alterar suas tcnicas de manipulao e interao que surge a neurose. Dificuldade de ver o bvio! o resultado de processos repetitivos e obsoletos de interrupo do contato, gerando uma distoro na percepo da realidade, dificultando a recuperao do equilbrio no campo organismo/meio e impedindo o crescimento do self.

Neurose
Perda

de fluidez entre contato e retraimento, estabelecendo-se uma fixao da fronteira em uma dessas polaridades. Indivduo cristalizado num modo de funcionar obsoleto. Organismo e meio esto doentes! Adoecem juntos. Homem saudvel: auto-suficiente reconhece os limites do contato entre ele e a sociedade: O que meu? O que do outro? O que nosso?

Neurose
Ele

no pode ver claramente suas prprias necessidades e, portanto, no pode satisfaz-las. A Gestalt Terapia acredita, portanto, que qualquer comportamento sempre uma funo do campo organismo/meio. Nesta perspectiva, vai ser uma relao de conflito existente entre o organismo e seu meio que inicialmente vai determinar a neurose. A neurose , ento, o resultado da tentativa desesperada do indivduo para evitar o conflito e recuperar o equilbrio na sua relao com o meio. V a sociedade maior que a vida e que ele mesmo!

Neurose
O neurtico o homem sobre quem a sociedade influi demasiadamente. Sua neurose uma manobra defensiva para proteg-lo contra a ameaa de ser barrado por um mundo esmagador. Trata-se de sua tcnica mais efetiva para manter o equilbrio e o sentido de auto-regulao numa situao em que sente que as probabilidades esto todas contra ele (Perls, 1981, p. 45). Essa estratgia de sobrevivncia e de autoregulao, no entanto, tem como subproduto a alienao daquelas partes da personalidade que produzem o desequilbrio do campo organismo/meio, resultando na criao de conflitos internos, que a base do processo de formao das neuroses.

Neurose
Perls,

Hefferline e Goodman (1997) definem a neurose como o resultado de interrupes do ciclo de contato, uma vez que na interrupo do contato o que deveria ser rejeitado ou transformado aceito passivamente, tendo como conseqncia a diviso do self. Diante de situaes intolerveis, as quais no podem ser evitadas nem transformadas, priorizamos a necessidade de sobrevivncia em detrimento do prazer e do nosso crescimento harmonioso, produzindo as neuroses.

Neurose
MECANISMOS
Introjeo Projeo Confluncia Retroflexo

Psicose
A

esquizofrenia um distrbio psiquitrico que afeta sete em cada 1.000 pessoas no mundo, com sintomas como alucinaes, desvios de percepo, discursos confusos, isolamento voluntrio, angstia intensa e opresso. vivncia psictica singular e peculiar.

Cada

ao do homem no seu ser-no-mundo desdobrada pela possibilidade originria de sercom-os-outros, no jamais individual.

Psicose
Certa

"perda de contato com a realidade". Eu dominador, eu dominado: perseguidor e persecutrio Resignificao da crise pelo prprio sujeito compreender um sintoma como um estilo de ser-no-mundo, no modo que este ser se d existencialmente.

Sade-doena (Ribeiro, 2007)


Contato

sade. Sade contato em ao.Qualquer interrupo do contato implica uma perda na sade. Contato processo de auto-regulao organsmica. Doena significa interrupo do contato em um dos quatro campos que se compem o espao vital da pessoa: campos geobiolgico, psicoemocional, socioambiental e sacrotranscendental.

Sade-doena (Ribeiro, 2007)


Doena:

perda da totalidade organsmica, uma necessidade no satisfeita. relacional, no existe em si mesma, mas sempre em relao pessoa e ao campo total no qual esta existe. negao, subtrao de energia em um campo total, subcampo ou subsistema em particular. So gestalten inacabadas, empobrecendo o contato.

Sade:

fechar gestalten, que significa encontrar o prprio sentido, a prpria fisionomia,

Portanto, na GT sade-doena

um binmio processual e dialtico; Ocorre no contato eu/mundo; Sade o exerccio da liberdade nesta relao, levando-se em considerao as identificaes e alienaes do self e as contingncias ambientais; Doena o bloqueio do contato; uma fixao num comportamento desordenado na relao com o outro.

Ciclo do contato
Contato

a forma pela qual a vida acontece e se expressa. (...) o fenmeno pelo qual o encontro ocorre e no qual toda ao humana e psicoteraputica se baseia (Ribeiro, 1997, p. 15). Ciclo do contato um modelo didtico para explicar como a pessoa produz, vive, expressa e bloqueia o contato com o meio/outro.

Ciclo do contato
Perls

e, principalmente, vrios de seus colaboradores, como Goodman, Zinker, os Polster analisam em detalhes o desenvolvimento normal, ideal, do ciclo de satisfao das necessidades, que ainda pode ser chamado, conforme o autor, de ciclo de auto-regulao organsmica, ciclo de experincia, ciclo de contato-retrao,

ciclo da Gestalt

Ciclo do contato Conceitos


Bloqueios

do contato ou resistncias so mecanismos de evitao do contato e podem ser saudveis ou patolgicos, conforme sua intensidade, sua maleabilidade, o momento em que intervm e, de uma maneira mais geral, sua oportunidade. A GT no visa atacar ou superar as resistncias, mas torn-las conscientes, mias adaptadas situao do momento.

Ciclo do contato Conceitos


Fronteira de contato a fronteira entre o eu mesmo e o mundo (pele). O estudo da maneira como uma pessoa funciona em seu meio o estudo do que acontece na fronteira de contato entre o indivduo e seu meio. nessa fronteira que nossos pensamentos, aes e emoes acontecem na relao com o outro. A psicopatologia o estudo da interrupo, da inibio ou outros acidentes no processo do ajustamento criador.

Ciclo do contato de Jorge Ponciano Ribeiro (2007)

Вам также может понравиться